Livro vencedor do 40º Prêmio FNLIJ

Ziraldo e o livro para crianças e jovens no Brasil – Revelações poéticas sob o signo de Flicts
é um dos livros vencedores do 40º Prêmio FNLIJ Cecília Meireles – Produção 2013

A obra foi vencedora na categoria O Melhor Livro Teórico 2014, no prêmio criado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ. Registramos o nosso agradecimento ao reconhecimento e damos os parabéns à autora Vânia Maria Resende e a todos que participaram de sua produção.

Sobre o livro:

Trata-se de uma adaptação da tese de doutorado de Vânia Maria Resende, na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP.

O objeto de pesquisa para o desenvolvimento desse projeto foi as obras de Ziraldo, abrangendo Flicts, primeira obra do autor, publicada em 1969, e Os meninos morenos, publicada em 2004. O livro nos permite ampliar o ângulo interpretativo e os procedimentos críticos para a questão da evolução da literatura infantojuvenil e para o conjunto da obra infantil do autor, e interagir com os fenômenos da produção literária e comunicativa contemporânea, brasileira ou não.

São apresentadas incisivamente todas as vertentes do artista, desde a sua militância política, educativa e cultural até o seu viés artístico.

Sobre a premiação:

Teve a sua primeira versão em 1974. Hoje em dia, os livros são organizados e avaliados em 18 categorias: Imagem; Informativo; Criança; Jovem; Livro Brinquedo; Melhor Ilustração; Poesia; Projeto Editorial; Literatura em Língua Portuguesa; Reconto; Teatro, Teórico; Tradução/adaptação; Escritor Revelação e Ilustrador Revelação. Para a escolha dos vencedores, os livros são lidos e avaliados por especialistas de todas as regiões do Brasil, com base em critérios rigorosos e que prezam pela qualidade de conteúdo.

Compartilhe este conteúdo:




Veja Também

Histórias sopradas em vento
Histórias costuradas com a sensibilidade poética do autor, entrelaçando emoções diversas, o enamoramento, as descobertas e o aprendizado. Histórias narradas na palavra e no silêncio. Nas memórias. Uma história por vez, cada história, um novo desejo.

Patinho Feio
O patinho feio, a autora dá um novo dinamismo à história e propõe diversas releituras deste clássico. Ela faz uso lúdico de traços, formas geométricas e cores.

Donana e Titonho
Donana e Titonho é uma narrativa que emociona, na qual a linguagem é cuidadosamente trabalhada. Linda poesia, lapidada com o melhor requinte do trato da língua portuguesa, com sotaque de Brasil.

Amores em África
Amores em África presenteia o leitor com uma coletânea de contos inspirados em lendas e histórias da tradição oral vindas de diferentes países do continente africano. Histórias sobre reis, rainhas, príncipes e princesas, amores proibidos e também sobre es

O gatinho fofoqueiro
Com um texto criativo e bem-humorado Eliane de Prá confere características humanas aos animais da história. O leitor é levado a refletir sobre a importância da verdade e o que uma fofoca pode causar de dano aos outros.

1 2 3 4 5 6 Próximo Final
Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados