Amor Alegre

Data de publicação: 21/06/2017

Por And´re Luís Kawahala e Rita Massarico Kawahala

Depois do amor que nos une a Deus, o amor conjugal é a ‘amizade maior’


Nesses dias de alegria pela publicação da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia, após termos feito sua leitura, percebemos quanto esse belíssimo texto poderá ajudar na vida cotidiana dos casais, se lido e refletido. Não é um documento teórico e com linguagem complicada, aliás, é bem simples e direto. Queremos neste espaço despejar algumas gotinhas do documento, para que você veja como o papa Francisco fala diretamente à mente e ao coração das pessoas.

Resgatar a ternura: “No horizonte do amor (...) destaca-se ainda outra virtude, um pouco ignorada nestes tempos de relações frenéticas e superficiais: a ternura” (nº 28).

Maturidade com afeto: "No mundo atual, aprecia-se também o testemunho dos cônjuges que não se limitam a perdurar no tempo, mas continuam a sustentar um projeto comum e conservam o afeto" (nº 38).
Perfeição de imperfeitos: "Dou graças a Deus porque muitas famílias, que estão bem longe de se considerarem perfeitas, vivem no amor, realizam sua vocação e continuam para adiante, embora caiam muitas vezes ao longo do caminho" (nº 57).

A força do amor: "O amor vivido nas famílias é uma força permanente para a vida da Igreja. (...) Na sua união de amor, os esposos experimentam a beleza da paternidade e da maternidade; partilham projetos e fadigas, anseios e preocupações; aprendem a cuidar um do outro e a perdoar-se mutuamente. Neste amor, celebram os seus momentos felizes e apoiam-se nos episódios difíceis da história da sua vida" (nº 88).

Amor cotidiano: "Diariamente ‘entrar na vida do outro, mesmo quando faz parte da nossa existência, exige a delicadeza duma atitude não invasiva, que renova a confiança e o respeito. (...) E quanto mais íntimo e profundo for o amor, tanto mais exigirá o respeito pela liberdade e a capacidade de esperar que o outro abra a porta do seu coração’” (nº 99).

Esposos-amigos: "Depois do amor que nos une a Deus, o amor conjugal é a ‘amizade maior’. É uma união que tem todas as características duma boa amizade: busca do bem do outro, reciprocidade, intimidade, ternura, estabilidade e uma semelhança entre os amigos que se vai construindo com a vida partilhada. O matrimônio, porém, acrescenta a tudo isso uma exclusividade indissolúvel, que se expressa no projeto estável de partilhar e construir juntos toda a existência" (nº 123).
No dia 8 deste mês, quando foi lançada a exortação pós-sinodal, Padre Antonio Spadaro, sacerdote jesuíta, diretor da revista La Civiltà Cattolica e assessor especial do papa, assim se referiu à Alegria do amor: “Esta é uma exortação que qualquer pessoa pode ler, não é reservada aos entendidos no tema. Portanto, eu diria que o respiro é absolutamente amplo e permeado de experiência. Sobretudo é importante a insistência do papa para se evitar toda a forma de inútil abstração idealística, que muitas vezes permeou a linguagem teológica. Amoris Laetitia pretende reiterar com força não o ideal abstrato da família, mas a sua realidade rica e complexa”. 
Há muito mais a nos ser dito pelo papa Francisco, e, por isso, indicamos altamente a leitura da Amoris Laetitia – Sobre o Amor. Para compreendermos que ser um não é apenas unir duas pessoas, mas, sim, unir três – esposa, esposo e Deus – em uma só vida.




Fonte: FC edição 965 - Maio 2016
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Um gigante no sertão
Estátua dedicada a padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE), completa meio
Um olhar que viu
Tatiana Belinky, nome importante no mundo da literatura no Brasil, celebra centenário de nascimento.
Marco Frisina no Brasil
O Brasil recebeu a visita do Monsenhor Marco Frisina, compositor e Maestro de música Sacra
Os doze profetas que encantam
As esculturas de Aleijadinho, em Congonhas do Campo (MG), fazem parte do maior museu a céu aberto
Arte e natureza
Visitantes têm experiências múltiplas em um dos maiores centros de arte contemporânea a céu aberto do mundo
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados