Para enxergar com clareza

Data de publicação: 20/07/2017

Por Padre Reginaldo Carreira

Precisamos ter coragem de admitir que junto com alguém chegamos mais longe,
 pois podemos contar com um prisma diferente a nos ajudar a enxergar o melhor caminho


Temos a tendência de enxergar com muito mais clareza o que está a certa distância de nós, do que o que está diante dos nossos olhos! Faz sentido! Coloque um texto que vá ler, bem diante de seu rosto. A leitura é impossível! A visão fica desfocada, pois é necessária uma distância adequada para que o nosso campo de visão seja eficaz! Mas cabe aqui uma reflexão cuidadosa, no aspecto espiritual e relacional, pois realmente aquela velha história da trave no olho acontece com muita frequência. Vemos o irmão com olhar crítico e sem caridade, enxergando seus defeitos sob nosso ponto de vista, e para nós mesmos, deixamos um olhar menos cuidadoso, menos detalhista e, mais misericordioso e bondoso.
 Por outro lado, às vezes podemos ajudar e muito um irmão, ao sermos capazes de indicar-lhe alguns caminhos e apontar certas direções. Afinal, temos mais clareza quando vemos de certa distância. E, não raro, a mesma direção que damos ao irmão pode ser impossível compreendê-la, escutá-la ou vivê-la nós mesmos.
De qualquer forma, precisamos ter coragem para admitir que junto com alguém chegamos mais longe, pois podemos contar com um prisma diferente a nos ajudar a enxergar o melhor caminho. Jesus ensina tanto sobre o amor ao próximo e sobre a vida entre irmãos, pois sabe que não se pode viver bem sem esse caminho comunitário, de abertura ao outro, de escuta e de relacionamento fundamentado e orientado pela fé!
        
 Conviver com o diferente –   Quando nos isolamos de nossa família, ou de nossas comunidades de origem, quer sejam os grupos de pastorais, grupos de jovens ou movimentos, naturalmente tendemos a perder o campo de visão espiritual da vida! Poderemos continuar o caminho, mas ele será, com certeza, menos produtivo ou mais difícil.
Num tempo em que se vive a polarização das ideias, a política do tudo ou nada, do oito ou oitenta, em que a globalização leva à amplitude de conhecimento, com o risco de não se aprofundar em nenhum conhecimento de fato, uma vida comunitária mais verdadeira e coerente pode ser o diferencial para a felicidade ou para o desastre interior. Só uma abertura ao outro, uma vida comunitária que se fundamenta na Igreja, mas não se fecha na Igreja, leva o ajudar a não cair no erro do olhar superficial e do julgamento precipitado, que geralmente se baseiam no extremismo e no orgulho. É esse olhar, aparentemente claro, que vem escondido na rotulação e na condenação do outro. Será mesmo que o erro do outro o faz totalmente errado, enquanto meu erro me faz apenas humano? Será mesmo que a opinião do outro, se manifestada com respeito, precisa ser atacada com agressividade em defesa do bem (que eu creio ser “bem”) ou até mesmo da fé; enquanto minha opinião deve ser aceita sem reservas em qualquer situação, pois eu (e somente eu) sei o que é melhor?
É só na abertura ao outro, ao diferente, que aprendemos a conviver bem com nossas próprias diferenças. É só na abertura à opinião do outro que podemos enxergar o que está “diante dos nossos olhos” e não conseguimos ver. Isso se chama convivência humana sadia, isso se traduz em convivência cristã, isso, na sua acepção mais completa, é realmente fé cristã!








Fonte: FC edição 976 - Abril 2017
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

ENTRE JOVENS
Grande parte dos jovens entre 15 e 29 anos, em algum momento experimentou dupla jornada.
Sonho desperto
Jovens de diferentes estados do Brasil, focados no coletivo, buscam uma carreira e uma profissão
Uma geração de transição
O que é ter sucesso na vida? Ter um emprego estável, casa própria e um carro, mesmo que simples
Arte de estudar e trabalhar
Organizar o tempo é um dos segredos básicos para conciliar a rotina diária. É fundamental
Gosto por ler
Mesmo as novas gerações lendo mais que seus pais, ainda estamos muito distantes do ideal
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados