Oportunidade no campo
Data de publicação: 26/07/2017
Programa em cidade do Rio Grande do Sul mostra aos jovens as oportunidades de empreendedorismo na região rural

Depois dos 18 anos – Esse é o curso de Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural, que faz parte do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal. São cinco turmas, cada uma em uma cidade próxima de Santa Maria (RS), sede do instituto, e cada turma com 20 alunos, aproximadamente. Tudo começou em 1998 com um projeto de combate ao trabalho infantil nas fazendas de tabaco da região. “Todo esse local é predominantemente de origem europeia: alemã e italiana, sobretudo; de pessoas que sempre cultuaram muito o trabalho”, explica Iro Schünke, 66 anos, presidente do Instituto Crescer Legal. “Antigamente as famílias tinham muitos filhos e todos trabalhavam com os pais na lavoura, era uma questão cultural. Então, quando começamos em 1998, entramos fortes, conscientizando os pais para que não usassem o trabalho infantil e encaminhassem as crianças para terminarem ao menos o Fundamental. Explicávamos que a criança pode aprender trabalhando sem trabalhar. Como ela pode aprender? Pelo exemplo dos pais e ajudando em certas atividades em casa. Praticamente todos os produtores de tabaco são de agricultura familiar e, numa propriedade assim, há várias atividades em que os filhos ajudam os pais e que podem ajudar.

Com as crianças nas escolas, o próximo passo foi atingir o adolescente que, por lei federal, só pode trabalhar nesse tipo de cultura, depois dos 18 anos. “Vimos que os pais estavam conscientizados quanto a certos trabalhos que as crianças não poderiam fazer e de que deveriam estar na escola”, analisa Iro. “Mas quando chegavam ao fim do Fundamental, depois dos 15 ou 16 anos, eles terminavam a escola e ficavam em casa, sem ter o que fazer.” Eram poucas as famílias que tinham condições de enviar os filhos para a cidade a fim de continuar os estudos. “Buscando alternativas para esses adolescentes do meio rural foi que criamos o Instituto Crescer Legal, fundado por pessoas físicas de diversos setores da sociedade, e o Programa de Aprendizagem Profissional Rural.” Voltado aos jovens entre 15 e 17 anos, o programa tem mais de 900 horas e é validado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O curso de empreendedorismo tem por objetivo despertar no jovem as possibilidades que ele pode desenvolver em seu próprio meio.

“Encomendamos uma pesquisa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul que mostrou que o produtor de tabaco vive melhor do que as pessoas que vivem nas cidades. Então essa redescoberta é importante, é um caminho que mostra para os jovens que eles têm a opção de ficar nas propriedades de seus pais, desenvolvendo um projeto de empreendedorismo na própria comunidade. É nesse sentido, de abrir horizontes a esses adolescentes, que trabalhamos”, finaliza Iro, orgulhoso.
É perceptível que a questão da sucessão rural era um assunto delicado e também importante, até para a economia do País. Mas, na cidade de Santa Maria e região, a preocupação ficou para trás, como mostra Iro: “Temos visto que os jovens já estão mudando sua opinião sobre ir para a cidade. Porque o programa oportuniza a eles conhecer bem sua propriedade e abre possibilidades do que podem fazer lá. São eixos de estudo em que eles mesmos participam da criação, pois aplicam na prática o que aprendem e veem os resultados. Tiveram pais que me confidenciaram que nem eles sabiam o que podiam fazer na própria propriedade. Isso é uma forma de valorizar, de mostrar o quão rico é e como podem aproveitar melhor ainda o meio rural”. Fabiane sabe bem o que quer: “Do meu futuro penso em fazer um curso de fotografia e também de técnico agrícola para ajudar mais na propriedade. Penso em continuar aqui, mas diversificando a produção e auxiliando os demais produtores rurais que têm menos conhecimento de como diversificar a propriedade”, conclui.
Fonte: FC edição 977 - Maio 2017
Postado por: Família Cristã
Veja Também

Grande parte dos jovens entre 15 e 29 anos, em algum momento experimentou dupla jornada.
Jovens de diferentes estados do Brasil, focados no coletivo, buscam uma carreira e uma profissão

O que é ter sucesso na vida? Ter um emprego estável, casa própria e um carro, mesmo que simples

Organizar o tempo é um dos segredos básicos para conciliar a rotina diária. É fundamental

Mesmo as novas gerações lendo mais que seus pais, ainda estamos muito distantes do ideal