A riqueza do tomate

Data de publicação: 15/08/2017


O fruto do tomateiro é um alimento perfeito para quem quer aliar vitaminas e minerais a baixas calorias. Cozido ou cru, faz parte de muitas receitas apreciadas pelo mundo inteiro, da simples saladinha até como ingrediente básico para molhos de carnes e massas.  A seguir, receitas sugeridas pela culinarista Daniela Branco, especialmente para a Revista Família Cristã, com variadas formas de preparo do alimento, além de vários molhos que podem ser usados em seus pratos favoritos.
 
Salada Caprese
Rendimento: 4 porções

INGREDIENTES
•    1 kg de tomate cereja
•    1 kg de mussarela de búfala
•    1 maço grande de manjericão lavado
•    2 dentes de alho
•    100 ml de azeite extravirgem
•    6 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
•    2 colheres (sopa) de queijo pecorino
•    Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARAR
Corte os minitomates ao meio, recheie com uma fatia de mussarela de búfala e uma folha de manjericão, junte as metades com um palito. Arrume os tomatinhos recheados em uma travessa, ou distribua em taças de vidro para consumo individual. Para o molho, bata no liquidificador 50 gramas de folhas de manjericão, o alho e o azeite. Tempere os queijos (se não tiver o pecorino, aumente a quantidade de queijo parmesão), com sal e pimenta e coloque à parte para ser consumido na hora de servir.



Risoto de rúcula com tomate seco
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 35 minutos

INGREDIENTES
•    400 g de arroz arbóreo
•    4 colheres (sopa) de azeite
•    5 cebolas
•    1 litro de fundo de legumes (veja receita)
•    2 ½ colheres (sopa) de vinho branco seco
•    80 g de rúcula
•    80 g de manteiga
•    80 g de tomate seco
•    20 g de alho
•    20 g de salsinha
•    40 gramas de parmesão ralado
•    4 talos de salsão lavados
•    4 cenouras cortadas em rodelas
•    Sal a gosto

MODO DE PREPARAR
Prepare o fundo de legumes fervendo 1litro de água, o salsão, a cenoura e 4 cebolas cortadas em pétalas. Coloque 3 colheres (sopa) de azeite em uma panela, acrescente a cebola restante e mexa por três minutos, adicione o arroz e mexa por mais dois minutos, acrescente o vinho para deglacear, para misturar bem os ingredientes . Acrescente o sal e adicione o fundo de legumes aos poucos, reservando 2 xícaras (chá). Em outra panela, coloque o azeite restante, o alho, adicione o tomate seco, o arroz, o restante do fundo de legumes e finalize com a manteiga,o  parmesão, a salsinha e a rúcula.


Dragminoff
Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

INGREDIENTES
•    100 g de filé de frango cortado em tiras
•    70 g de cebola
•    20 ml de conhaque
•    50 ml de mostarda
•    200 ml de catchup
•    30 g de sal
•    140 g de manteiga
•    300 ml de creme de leite
•    50 g de damasco picado
•    5 g de salsinha
•    100 g de farinha de trigo
•    1 litro de leite morno
•    1 pitada de noz-moscada

MODO DE PREPARAR
Em primeiro lugar, prepare 700 ml de molho bechamel clássico. Em uma panela, coloque 100 g de manteiga, 20 g de cebola até murchar. Acrescente a farinha e, aos poucos, coloque o leite, mexendo sempre até a mistura ficar com consistência lisa, acrescente a noz-moscada. Reserve. Coloque em uma panela pré-aquecida 40 g manteiga e a cebola restantes, mexa por três minutos. Adicione o frango e refogue por oito minutos, coloque o conhaque em uma concha, aproxime da chama do fogo e adicione sobre o frango. Acrescente o catchup, a mostarda, o molho bechamel, o creme de leite, a salsinha, o sal, o damasco e mexa por cinco minutos em fogo baixo. Sirva quente com arroz branco e batata palha.


Ratatouille
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 25 minutos


INGREDIENTES
•    100 ml de óleo de canola
•    30 ml de azeite
•    2 abobrinhas italianas cortadas em fatias grossas
•    4 dentes de alho picados
•    1 colher (chá) de açúcar
•    1 colher (chá) de sal
•    3 pimentões coloridos cortados em cubos
•    1 kg de tomate maduro, sem pele cortado em gomos
•    1 colher (sopa) de tomilho
•    ½ colher (café) de pimenta calabresa seca ou do reino
•    2 cebolas cortadas em cubos
•    1 berinjela grande cortada em cubos

MODO DE PREPARAR
Aqueça o óleo em uma panela, junte O tomate, o açúcar, ervas, o sal e a pimenta e refogue em fogo baixo, mexendo sempre até o tomate ficar macio. Cuidado para que não cozinhe demais e desmanche. Reserve. Aqueça o restante do óleo em uma panela e frite a cebola até ficar macia. Junte os pimentões e a berinjela e refogue em fogo baixo por cinco minutos. Acrescente a abobrinha e o alho e cozinhe por mais cinco minutos. Junte com os tomates e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Os legumes devem ficar macios, porém crocantes. Sirva quente ou frio com um fio de azeite.




Fonte: FC edição 941 - Maio 2014
Postado por: Família Cristã




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