Ser ético e feliz no trabalho

Data de publicação: 24/11/2017

Por Léo Pessini                     

Todos nós, humanos, buscamos a tão sonhada felicidade na vida. Parte significativa desta busca se realiza em nossas atividades profissionais. Sempre me perguntei por que determinadas pessoas têm sucesso enquanto que outras fracassam. Ouvi de alguém que “o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. No dicionário em português, é claro. Também ouvi que “tudo na vida é 99% de transpiração e talvez 1% de inspiração”. Os gênios, os artistas que nos revelam sensibilidades escondidas da vida, foram e são pessoas de profunda dedicação a uma causa!
O sucesso é sempre resultado e consequência da competência profissional, mais experiência junto com postura ética, que gera confiança e credibilidade. Nunca podemos esquecer que, em gestão, a confiança sempre precisa ser documentada, senão “o dito fica pelo não dito”, a verdade pode virar mentira e vice-versa, num passe de mágica! Confiança é um fator fundamental no trabalho, mas também é uma conquista provada em experiências de fogo, não cai do céu, pronto! Ela é construída silenciosamente frente àquelas situações em que temos a impressão de que fomos vencidos e derrotados pela mentalidade da esperteza e da malandragem de levar vantagem em tudo, por nos mantermos fiéis aos valores e princípios éticos da organização. 

Construir o sucesso − O sucesso é construído aos poucos e nenhum livro de autoajuda tem a fórmula mágica para alcançá-lo. Ele é construído “à noite”.  Uma pesquisa feita pelo norte-americano Richard Saint John, um especialista em Marketing, após sete anos de pesquisa e 500 entrevistas realizadas, sintetiza quais são os oito pontos comuns entre essas pessoas. Vejamos:   
Paixão – Ou seja, a nossa capacidade de estabelecer um envolvimento emocional verdadeiro e profundo com aquilo que fazemos. As pessoas de sucesso não trabalham para ganhar dinheiro. Trabalham para se sentirem realizadas. Dinheiro é consequência!
Trabalho – Pessoas de sucesso gostam de trabalhar. Sentem prazer em realizar suas tarefas. Muitas dizem que têm paixão pelo que fazem e se divertem trabalhando.
Prática – Ser realmente bom em alguma coisa e, para isso, a regra entre as pessoas de sucesso é única: praticar, praticar e continuar praticando. Somente sendo referência, podemos deixar um legado.
Foco – Em outras palavras, as pessoas de sucesso têm a capacidade de manter a atenção naquilo que é de fato relevante e prioritário para o alcance dos seus objetivos. São capazes de dirigir ou direcionar sua energia para o que traz os resultados desejados.
Tenacidade – Na Física, tenacidade é o impacto necessário para levar um material à ruptura. Pessoas de sucesso usam a sua energia para romper as barreiras que se interpõem aos seus projetos.
Servir – Pessoas de sucesso compreendem de maneira intrínseca o valor de servir. Esse sentimento transcende o conceito de atender bem. É o gosto de se sentir útil aos outros.
Ter ideias e ser criativo – Pessoas de sucesso gostam de explorar e exercitar a criatividade. Movem-se em busca de desafios, em que pensar de forma diferente seja o diferencial. Assim, naturalmente nascem as boas ideias.
Persistência – Para uma significativa parcela dos entrevistados, a persistência é a razão número um para o sucesso. Obstáculos que surgem são oportunidades únicas de inovar criativamente.
Fácil utilizar esses oito segredos? Possivelmente não! Talvez por isso o sucesso seja um privilégio reservado a poucos. A boa notícia é que trilhar o caminho do sucesso ou da realização humana é uma questão de escolha!   




Fonte: fc edição 926-maio 2013
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Operação mãos limpas
“Contribuiria para evitar doenças como conjuntivites, gripes e resfriados, entre outras”.
Na ceia com o Menino
O que poderia ter sido,de fato,a primeira ceia de Maria,José e o Menino,ainda na manjedoura de Belém
Mexa-se contra a incontinência
É fundamental que as pessoas procurem ajuda logo que percebam que a incontinência está aparecendo.
Ter saúde é cuidar da vida
“A correria do mundo moderno muitas vezes é usada para justificar maus hábitos”.
Exercite-se para viver melhor
“Qualquer atividade é melhor que nenhuma”, lembra o personal trainer Luzielson Baracho.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados