Crianças na cozinha

Data de publicação: 18/05/2018


Por, Carmen Maria Pulga

Quem, desde criança, provou o gosto de colocar um avental e ajudar a mamãe na cozinha jamais esquece esses momentos lúdicos. Você já viu o brilho no olhar de uma criança quando pode mexer na massa de bolo, quebrar um ovo ou moldar com as próprias mãos um brigadeiro? Então, não desista de tê-las por perto, mesmo que isso exija paciência e cuidados.
Eu acho que as crianças deveriam ir mais frequentemente à cozinha e, de forma interativa, aprender sobre alimentos saudáveis, reciclagem, cooperação, criatividade e conscientização sobre a produção de alimentos, entre outras coisas. Na semana da criança, faça essa experiência. Além de ser muito delicioso, vai melhorar a relação das crianças com a comida.
É difícil não se render a uma porção de batatas fritas, não é mesmo? Crianças e adultos não resistem e são capazes de se aproximar, de fininho, e roubar algumas antes de ir à mesa.  Mas as batatas fritas têm um inconveniente, a gordura. Por isso, vou dar uma dica de como fazer batatas assadas, perfeitamente iguais às fritas.
Assim você já pode ir explicando para as crianças que a batata contém vitaminas do complexo B e vitamina C. Possui fósforo, ferro, potássio, cálcio e é um nutriente fornecedor de energia. A batata tem baixa quantidade de gordura, mas, frita no óleo, ela fica obesa, cheinha de gordura prejudicial, inflamando o corpo e podendo gerar uma série de doenças.

Batata frita com zero de  gordura
Ingredientes
8 batatas asterix ou rosadas
Óleo a gosto
Sal a gosto
Modo de preparar
Ponha para ferver uma panela com água, sal e um fio de óleo. Corte as batatas em forma de palito. Quando a água ferver, mergulhe os palitos de batata. Quando voltar a ferver, deixe ainda por uns três minutos. Prepare uma vasilha com água gelada, quanto mais gelada melhor, retire os palitos da água fervente e jogue-os imediatamente na água gelada. Retire-os da água e jogue-os sobre uma toalha, deixando-os secar por completo. Numa assadeira espalhe os palitos de forma a não ficarem amontoados e leve ao forno para assar.  E deixe as crianças se deliciarem sem restrições.
Ao deixar a criança participar da atividade de criar uma refeição, ela irá sentir vontade de comer e fazer da refeição um momento divertido.
Que tal fazer um brigadeiro com biomassa de banana verde? Eu fiz e as crianças degustaram com alegria.

Biomassa de banana verde

Ingredientes
8 bananas verdes médias
Modo de preparar
Lave bem as bananas com esponja e detergente e corte as pontas sem deixar aparecer a polpa. Em seguida, leve em uma panela de pressão com água fervendo, suficiente para cobrir as bananas. Conte dez minutos a partir do início da pressão da panela. Deixe o ar sair e a panela perder a pressão sozinha. Separe as cascas das polpas e leve apenas as polpas bem quentes para processar, até que fique uma massa homogênea. Para ajudar a processar, pode-se utilizar água desde que seja bem quente. 
Observação: Nunca utilize a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino que escurece a massa.

 Brigadeiro de biomassa

 Ingredientes
• Biomassa (receita acima), em temperatura ambiente, sem ter sido congelada
• 5 colheres (sopa) de açúcar mascavo
• 3 colheres (sopa) de cacau em pó ou achocolatado
• 5 gotas de essência de baunilha
• 1 colher (chá) de manteiga, opcional

Modo de preparar

Bata tudo no liquidificador e faça bolinhas com a mão. Em vez do granulado tradicional de chocolate, utilize castanhas, amêndoas trituradas ou cacau granulado. Deve-se deixar na geladeira até que as bolinhas fiquem bem firmes antes de servir.









Sorvete servido na casca de laranja
O sorvete caseiro traz muitos pontos positivos. Este não contém gorduras saturadas ou conservantes.
Ingredientes
• 1 caixa de leite condensado
• 1 caixa de creme de leite
• 1 caixa de gelatina sabor morango, ou de sua preferência
Modo de preparar
Faça a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Deixe amornar e, ainda líquida, bata no liquidificador com o leite condensado e o creme de leite. Coloque em um recipiente com tampa e leve ao freezer até você perceber que a massa endureceu. Enquanto isso, lave bem as laranjas e corte uma tampinha. Com o auxílio de uma faca de ponta fina e uma colher, retire toda a polpa da laranja e ponha as cascas para secar.
Bata o sorvete na batedeira, para ficar cremoso, e transfira para as cascas de laranja. Leve à geladeira até a hora de servir.






Fonte: Fc edição 982, Outubro de 2017
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Batata-doce: a melhor amiga da
A batata-doce tem sua origem em regiões quentes da América do Sul – cultivada pelos índios
A fruta do mês
Para se alimentar melhor e ainda economizar, os nutricionistas orientam o consumo de frutas
Sabor mineiro
A arte culinária é uma das tradições mais significativas de Minas Gerais.
Viva o México!
O México possui uma gastronomia muito variada, com diferentes pratos típicos, doces e bebidas
Com um toque oriental
A culinária japonesa, cada vez mais presente no dia a dia do povo brasileiro, é rica de significados
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados