Cinismo combina com cristianis

Data de publicação: 26/10/2018



Por, Rodrigo Bernardes Simões
Cinismo combina com cristianismo?

Só na rima!O cínico olha nos olhos e faz cara de bondade, enquanto devora seu fígado! Você pode ficar chocado com esta afirmação, mas não tem nada de bonito no cinismo. É para chocar mesmo!
Infelizmente, grande parte de nossa sociedade está tão habituada a uma postura cínica que não se escandaliza mais. Há aqueles que agem como se o cinismo fosse uma necessidade, uma forma de enfrentar a realidade. De modo algum! O cinismo não é uma possibilidade saudável de expressão. É uma falha no caráter, e isso é coisa séria! Vemos nele alguns traços fortes de transtornos de personalidade, aproximando-se muito da psicopatia. Portanto, essa postura é uma inabilidade social, uma forma de expressão agressiva.
O cínico é aquele que perdeu seus valores. É um sujeito sem escrúpulos, oportunista, obsceno, atrevido. Ele debocha das regras, usando de sarcasmo disfarçado de humor, para depreciar, maldizer, usurpar. Ele sente prazer em provocar constrangimento.
O cínico não é aquele que quer se iludir, é justamente alguém que percebe com clareza a dura realidade e, cúmplice do que nos parece condenável, aprende a jogar com ela, em benefício próprio. Ele é perverso, patológico, usando de ferramentas perigosas para “morder” indiscriminadamente a todos. Ele não forma vínculos positivos, pois é uma opção baseada na indiferença e na falta de empatia, cujo efeito é o afastamento e o ressentimento do outro.  O cínico elege adversários. Embriagado pela cultura da delinquência, tão comum em nossa sociedade, tem os olhos vendados pela ilusão de que pode escapar à punição. E, muitas vezes, escapa.

Um mal de nossos dias – O cinismo fica muito claro na política, mas infelizmente encontramos essa postura em todas as áreas, até mesmo na religião. Aquela pessoa que doa seu trabalho à comunidade, mas na primeira oportunidade usa o cargo que ocupa em benefício próprio, de forma muitas vezes a lesar alguém, está sendo cínica. Aquele membro do grupo que reza bonito na frente de todos, olha nos olhos e elogia, mas, de acordo com a conveniência, fala mal do irmão, puxa seu tapete para alcançar novos patamares, está sendo cínico.
O pai ou a mãe de família, que chega à sua casa colocando defeito em tudo o que o outro fez ou desprezando a dedicação do cônjuge, após ter passado na casa do amante, está sendo cínico. O filho que, diante do sacrifício dos pais para lhe oferecerem o melhor, aproveita das vantagens, mas acaba por debochar desse esforço, preferindo uma vida desregrada e irresponsável, está sendo cínico. O religioso – e não só de congregação – que prega bem e depois desfila em carros de luxo está sendo cínico. E assim por diante.
Em Jesus Cristo não havia nenhuma nuance de cinismo. Nele não havia contradição. A passagem em que Ele diz “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lc 23,34), não se aplica ao cínico. Refere-se ao cínico, quando diz: “Aquele que conheceu a vontade do seu senhor, mas não se preparou e não agiu conforme sua vontade, será açoitado muitas vezes” (Lc 12,47), pois ele sabe exatamente o que faz, tem consciência de que é imoral e, mesmo assim, o faz.
Em tempos tão cínicos, sejamos autênticos, comprometidos, coerentes. Sejamos fiéis no pouco (cf.Lc 16,10), mesmo quando o preço deste pouco valha a própria vida! Somente assim seremos fermento na massa, sal na terra e luz no mundo (cf.Mt 5,13-16).

O cinismo não é uma possibilidade saudável de expressão. É uma falha no caráter, e isso é coisa séria!




Fonte: Fc edição 991, Julho de 2018
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Navegue com segurança
Viver no ambiente digital abre novos horizontes e possibilidades, mas requer cuidados
O melhor alimento para o bebê
O aleitamento materno é uma unanimidade mundial. Todos os profissionais de saúde reconhecem
Hora do pesadelo
Pesadelos são ruins em qualquer idade, mas os pais ficam mais angustiados quando são seus filhos.
Viver bem dentro de casa
Uma família unida enfrenta e supera os desafios da vida com maior facilidade.
Música
Além de estimular o bom convívio social, aprender música ajuda a desenvolver a fala E a respiração.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados