Conclave segue sem eleger papa

Data de publicação: 13/03/2013

Os cardeais eleitores reunidos em Conclave deste a tarde de ontem, 12, começaram esta quarta-feira, 13, com uma missa na Capela Paulina. Às 11h38 minutos de Roma (7h38 de Brasília) da chaminé da Capela Sistina ainda saiu fumaça preta. A Praça São Pedro estava lotada de fiéis, sob intensa chuva e o frio de 8°C, que aguardavam o êxito das votações desta manhã. Isso significa que ainda não foi eleito o novo pontífice, pois não foram alcançados os dois terços necessários para a eleição.

No primeiro dia de Conclave, os cardeais eleitores retornaram à noite à Casa Santa Marta, onde estão hospedados, após três horas de reunião e a primeira votação terminar com a fumaça preta, indicando que não houve o consenso de 2/3 dos votos para eleger o novo Pontífice.

Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa, revelou aos jornalistas que os cardeais estavam “com boa disposição” e que “o clima era muito sério e religioso”. “O ambiente da Sistina, com sua solenidade, contribui para isso. Os cardeais estavam extremamente conscientes da importância e do dever a que são chamados, pois vivemos um momento muito importante”.

Depois do primeiro voto, todos foram para a Casa Santa Marta, onde jantaram às 20h. Eles permanecem isolados, sem algum contato com o mundo externo - sem telefone, televisão ou internet, até a eleição.

Se o resultado for negativo até sexta-feira, os cardeais terão sábado um dia oração, e retomam as reuniões no domingo. Para ser escolhido, o novo Pontífice deve obter maioria de dois terços, pelo menos 77 votos.

Regras do Conclave

Com o ‘extra-omnes’ (todos fora!) às 17h34min desta terça-feira, 12, foram fechadas as portas da Capela Sistina e iniciado o processo secreto de escolha do novo Pontífice pelos 115 cardeais eleitores. Mas, quais são as obrigações dos eleitores e das pessoas envolvidas na operação dos votos?

A Constituição Apostólica de João Paulo II, Universi Dominici Gregis, insiste na necessidade de que seja assegurado total segredo sobre o que acontece no Conclave ou diga respeito, direta ou indiretamente, à eleição do novo Papa. O documento enumera em detalhes todas as precauções para garantir a privacidade e o segredo e evitar interferência do exterior (art. 51-61).

- Os Cardeais não podem, de modo algum, revelar a qualquer outra pessoa informações sobre o Conclave.
- Segundo o Motu Proprio “Normas Nonnullas” de Bento XVI, a excomunhão automática ‘latae sententia’, para quem viola o segredo, diz respeito às pessoas indicadas no art.46 da UDG, ou seja, não diz respeito aos Cardeais.
Ao contrário, a excomunhão é prevista também para os Cardeais nos seguintes casos:
- em caso de simonia, ou seja, compra ou venda de votos, mesmo se o voto de um Cardeal excomungado permaneça válido e neste sentido o resultado do voto não pode ser impugnado.
- em caso de ingerência externa.
- em caso de acordos ou pactos.
“A tarefa de pré-dispor quanto necessário para assegurar tal segredo e a regularidade da eleição cabe ao Colégio Cardinalício “operante sob a autoridade e a responsabilidade do Camerlengo” e também com “a ajuda do externo do Substituto da Secretaria de Estado” (art. 55 UDG). A este último, o Motu Proprio de Bento XVI de 22 de fevereiro de 2013 acrescenta o Vice-Camerlengo.

O novo documento modifica também a formula do juramento prevendo como pena “a excomunhão ‘latae sententia’ reservada à Sé Apostólica. A precedente formulação na UDG era mais genérica.




Fonte: Radio Vaticano
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doença celíaca
Doença do intestino delgado, autoimune, crônica, causada por uma reação ao glúten
TOD à luz da escuta de Baco
Transtorno Opositivo Desafiador, conheça esta doença
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados