Conclave segue sem eleger papa

Data de publicação: 13/03/2013

Os cardeais eleitores reunidos em Conclave deste a tarde de ontem, 12, começaram esta quarta-feira, 13, com uma missa na Capela Paulina. Às 11h38 minutos de Roma (7h38 de Brasília) da chaminé da Capela Sistina ainda saiu fumaça preta. A Praça São Pedro estava lotada de fiéis, sob intensa chuva e o frio de 8°C, que aguardavam o êxito das votações desta manhã. Isso significa que ainda não foi eleito o novo pontífice, pois não foram alcançados os dois terços necessários para a eleição.

No primeiro dia de Conclave, os cardeais eleitores retornaram à noite à Casa Santa Marta, onde estão hospedados, após três horas de reunião e a primeira votação terminar com a fumaça preta, indicando que não houve o consenso de 2/3 dos votos para eleger o novo Pontífice.

Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa, revelou aos jornalistas que os cardeais estavam “com boa disposição” e que “o clima era muito sério e religioso”. “O ambiente da Sistina, com sua solenidade, contribui para isso. Os cardeais estavam extremamente conscientes da importância e do dever a que são chamados, pois vivemos um momento muito importante”.

Depois do primeiro voto, todos foram para a Casa Santa Marta, onde jantaram às 20h. Eles permanecem isolados, sem algum contato com o mundo externo - sem telefone, televisão ou internet, até a eleição.

Se o resultado for negativo até sexta-feira, os cardeais terão sábado um dia oração, e retomam as reuniões no domingo. Para ser escolhido, o novo Pontífice deve obter maioria de dois terços, pelo menos 77 votos.

Regras do Conclave

Com o ‘extra-omnes’ (todos fora!) às 17h34min desta terça-feira, 12, foram fechadas as portas da Capela Sistina e iniciado o processo secreto de escolha do novo Pontífice pelos 115 cardeais eleitores. Mas, quais são as obrigações dos eleitores e das pessoas envolvidas na operação dos votos?

A Constituição Apostólica de João Paulo II, Universi Dominici Gregis, insiste na necessidade de que seja assegurado total segredo sobre o que acontece no Conclave ou diga respeito, direta ou indiretamente, à eleição do novo Papa. O documento enumera em detalhes todas as precauções para garantir a privacidade e o segredo e evitar interferência do exterior (art. 51-61).

- Os Cardeais não podem, de modo algum, revelar a qualquer outra pessoa informações sobre o Conclave.
- Segundo o Motu Proprio “Normas Nonnullas” de Bento XVI, a excomunhão automática ‘latae sententia’, para quem viola o segredo, diz respeito às pessoas indicadas no art.46 da UDG, ou seja, não diz respeito aos Cardeais.
Ao contrário, a excomunhão é prevista também para os Cardeais nos seguintes casos:
- em caso de simonia, ou seja, compra ou venda de votos, mesmo se o voto de um Cardeal excomungado permaneça válido e neste sentido o resultado do voto não pode ser impugnado.
- em caso de ingerência externa.
- em caso de acordos ou pactos.
“A tarefa de pré-dispor quanto necessário para assegurar tal segredo e a regularidade da eleição cabe ao Colégio Cardinalício “operante sob a autoridade e a responsabilidade do Camerlengo” e também com “a ajuda do externo do Substituto da Secretaria de Estado” (art. 55 UDG). A este último, o Motu Proprio de Bento XVI de 22 de fevereiro de 2013 acrescenta o Vice-Camerlengo.

O novo documento modifica também a formula do juramento prevendo como pena “a excomunhão ‘latae sententia’ reservada à Sé Apostólica. A precedente formulação na UDG era mais genérica.




Fonte: Radio Vaticano
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
Artrite, tendinite ou artrose
Qual a diferença e quais as características dessas patologias? Comecemos pela diferença entre artrite e tendinite. Ambas são inflamações
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados