Famílias do Brasil em Aparecida

Data de publicação: 25/05/2013

De todas as regiões do Brasil, a Pastoral Familiar se reúne no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, para a Peregrinação e Simpósio da Família



Transmitir a fé na família é a tarefa dos pais. Com essa temática em discussão, cerca de 3 mil pessoas, provenientes de todas as regiões do Brasil, se encontraram em Cachoeira Paulista (SP), na sede da Canção Nova para o 3º Simpósio Nacional da Família no dia 25 de maio de 2013. Já no dia 26, se realiza.a 5ª Peregrinação Nacional da Família, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida (SP). O evento é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CE da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).
Dom Carlos Petrini, bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da CNBB, na celebração Eucarística de encerramento, convidou aos participantes a se voltarem para a família de Nazaré, para àquela realidade familiar de José e Maria onde: “Ele mesmo o Deus em pessoa se fez presença humana. O Deus invisível decidiu entrar na nossa história por meio de uma família e se tornou visível, ao alcance de nossos olhos, ao alcance dos ouvidos, ao alcance das mãos”, ressaltou o bispo convidando as famílias a olharem para o exemplo da Sagrada Família de Nazaré.
No início do evento dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, acolheu e motivou os participantes para o encontro. Também estiveram presentes o assessores da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da CNBB, e padre Rafael Fornasier e o da Comissão Nacional da Pastoral Familiar padre Wladimir Porreca, como também o atual casal coordenador da Pastoral Familiar, Raimundo Veloso Leal e Vera Lúcia Morais Leal, mais conhecidos como Tico & Vera e o casal vice-coordenador Volnei Exterkoetter e Marivone Exterkoetter.
O Simpósio aconteceu de forma alternada, entre as colocações dos palestrantes e testemunho da vivência matrimonial, como foi o caso do casal José Marques e Silvana, as filhas Ariane e Ariadne,.da cidade de Apucarana (PR).
Os assuntos abordados pelos conferencistas ficou em torno do desígnio de Deus para família, a dimensão da família na sociedade e a transmissão da fé, bem como a experiência acolhedora da família desde a hospitalidade à adoção e a comunidades de famílias.
Segundo dom Petrini, a família fundada no vínculo do Sacramento do Matrimônio se torna caminho para a realização humana. “O futuro da humanidade passa pela família. E  para o cristão o Sacramento do Matrimônio vence a solidão, pois já não é mais um eu, mas um nós”, ressalta o bispo ao se referir à dimensão da fé na vivência familiar que deve renovar o afeto e aprofundar o amor.


Oração do Peregrino:
Deus nosso Pai, que nos criou a Vossa imagem e semelhança e nos presenteou com o dom precioso da família, concedei, a nós, peregrinos rumo ao céu, participar pela presença e oração do 3º. Simpósio e da 5ª. Peregrinação Nacionais da Família com o propósito de renovarmos nossa unidade e visibilidade na missão da transmissão da fé.
Jesus Cristo, o Peregrino do Pai, que tendo nascido e crescido numa família humana, a santificou, olhai com bondade para nossas famílias peregrinas, para que continuem com coragem cristã o anúncio e testemunho da beleza de sermos e termos família, como o lugar privilegiado e próprio para que os pais ensinem aos filhos as lições do Evangelho.
Espírito Santificador, companheiro de nossas caminhadas, guia nas incertezas e perigos da vida, alento no cansaço, luz na escuridão, fortalecei nossos pais autênticos e insubstituíveis guardiães da educação dos filhos segundo a medida do amor divino e conduzi os peregrinos são e salvos a Casa da Mãe Aparecida e no retorno aos seus lares.
Sagrada Família, abençoai nosso 3º. Simpósio e 5ª. Peregrinação Nacionais da Família.




Fonte: Família Cristã
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Revista Família Cristã
Edição 1.004 da revista Família Cristã – Agosto de 2019
Das ondas ao altar
Se pregava, era de todo coração; se surfava, era para encarar as maiores ondas.
Caldos, sopas e consumês
Neste inverno, além dos cuidados com a pele, é importante se preocupar com a alimentação.
O Anjo Bom do Brasil
Irmã Dulce,a religiosa que conquistou o coração do povo brasileiro será canonizada.
Revista Família Cristã
A edição 1.003 da revista Família Cristã, com conteúdo de qualidade para você e sua família.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados