Em ritmo de férias

Data de publicação: 03/07/2013

Esmeralda Bonito



As crianças estão de férias, de repente você sente uma cutucadinha acompanhada de um: “Vem brincar comigo”. Elas não precisam de um grande roteiro turístico.

As férias escolares chegaram e, com elas, dúvidas para muitos pais: como lidar com as crianças, em casa, ansiosas por muita diversão e alegria? “Para as crianças, as férias são uma pausa no compromisso escolar. É a hora de desacelerar e desfrutar de absolutamente tudo” − afirma Maria Edna Scorcia, pedagoga. Porém, nem sempre os pais sabem lidar com essa realidade e até mesmo a oportunidade de passarem mais tempo com seus filhos.

Ao contrário, costumam ligar para as escolas, assim que as aulas terminam, perguntando quando começará o curso de férias. “É triste, pois a criança percebe e entende que os pais não curtem ficar esse tempo com elas” − destaca Maria Edna. Assim, para muitos pais, principalmente para aqueles que trabalham fora, as férias dos filhos podem até ser sinônimo de desafios.

A pedagoga lembra que, atualmente, as pessoas se voltam tanto para as questões do trabalho, para proverem as necessidades da própria família, que se esquecem de que as crianças precisam de tempo e atenção. “Muitas atividades e cursos de férias podem até ser recomendados, mas não é necessário proporcionar às crianças uma ‘overdose’ de coisas para se fazer, pois elas acabam se estressando” − salienta.

Ainda há pais que acreditam que as férias, obrigatoriamente, significam muitos gastos. “Pelo contrário, as melhores férias podem ser em casa mesmo, brincando com os amiguinhos, primos, lendo histórias, montando quebra-cabeças. Coisas bem simples, mas interessantes” – sugere Maria Edna.  “E há tantas coisas que os pais podem fazer junto com os filhos, mas desde que haja prazer no tempo em que passam juntos” − completa.  “Férias caras e mirabolantes não são tudo para uma criança. O que ela precisa é de atenção e da presença dos pais” − orienta a educadora.

Para Eliana de Barros Santos, psicóloga e psicopedagoga, férias escolares é um período muito enriquecedor na vida da família. “Se souberem aproveitar esta época, os pais descobrem novos canais de comunicação com a criança.” Mas, para que isso seja possível, é preciso haver, além de boa vontade, muita criatividade. “Nas férias, as crianças não ficam paradas, querem novidades e diversão. Elas são muito motivadas e querem novidade e atividade o tempo todo” − lembra Eliana. “Por isso, temos dificuldades em mantê-las ocupadas um certo tempo durante as férias.”

Pais e filhos

“O ideal é que os pais  se organizem para participar das férias dos filhos” − orienta Eliana. “Hoje os pais trabalham e não têm o tempo todo disponível para ficar com seus filhos, mas é possível se organizar e fazer algo diferente a cada dia, em casa mesmo, ao voltar do trabalho.”  Um jantar em família pode ser, por exemplo, uma ótima atividade, assim como inventar enfeites junto com os pequenos e outras atividades, que mantenham as crianças motivadas. “Se for possível planejar alguns dias de férias no trabalho junto com a família, perfeito. Mas, quando isso não é possível, os pais não precisam carregar a culpa de não ter tanto tempo para os filhos, mas podem aproveitar as horas que passam juntos e tornar os dias mais agradáveis” − salienta Eliana.

As férias dos irmãos Davi Franchini Merenda, de 8 anos, e Caio, de 5, de Franca (SP), são bem divertidas. E o que é melhor, com a presença dos pais, Karla e Frederico.  “Valorizamos muito o contato com as crianças. Durante as aulas, as tarefas e as atividades extraescolares tomam muito tempo da gente, mas nas férias, aproveitamos para nos divertir com eles” − conta Karla.

Enquanto os pais trabalham, os meninos ficam em casa se divertindo com os primos, que vêm de Uberaba (MG) e Ribeirão Preto (SP). Karla é diretora administrativa numa empresa e, nas férias, se organiza de modo a ficar mais tempo com os filhos. Durante o dia, ela conta com o auxílio de uma funcionária do lar para ficar com os filhos, mas estica o horário do almoço, em casa, para ficar mais com eles e procura sair cedo da empresa. Quando ela e o marido chegam em casa,  depois do trabalho, o tempo  é para a família e inclui muita diversão, como passeios de bicicleta, futebol  e até piqueniques, na grama do  condomínio onde moram, junto com os primos e os amiguinhos. Karla também programa tirar pelo menos uma semana de férias em janeiro para estar com os meninos.  E, quando as aulas recomeçam, pais e filhos ficam com saudade dos dias tão divertidos e das boas lembranças que vão levar para toda a vida. “Férias é um tempo para reestruturar a família. É a hora de estreitar laços, criar espaço para o diálogo e definir verdadeira amizade entre eles” − conclui a educadora Maria Edna.

No clima das férias

  • Planeje algumas atividades para fazer com as crianças em casa.
  • Que tal ir ao supermercado com as crianças e comprar os ingredientes para preparar uma pizza juntos, em casa.
  • Se for possível sair mais cedo do trabalho, leve-as para passear. Um cinema é uma boa opção.
  • Caso não tenha o hábito de almoçar em casa, que tal organizar um dia da semana pra almoçar com os filhos?
  • Escreva e-mails ou ligue para as crianças durante o dia, sugerindo quais atividades poderão fazer juntos à noite. Elas ficam motivadas e alegres.
  • Tenha sempre em casa material como papéis, cartões, tesouras, canetinhas, retalhos e outros, para fazer arte junto com os filhos. Uma ideia é criar um quadro e deixá-lo em exposição.
  • E, nos fins de semana, aproveite o tempo para fazer tudo o que tem direito com os seus filhos, como passeios em parques ou ir ao cinema.




Fonte: Família Cristã 913 - Jan/2012
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Um olhar que viu
Tatiana Belinky, nome importante no mundo da literatura no Brasil, celebra centenário de nascimento.
Marco Frisina no Brasil
O Brasil recebeu a visita do Monsenhor Marco Frisina, compositor e Maestro de música Sacra
Os doze profetas que encantam
As esculturas de Aleijadinho, em Congonhas do Campo (MG), fazem parte do maior museu a céu aberto
Arte e natureza
Visitantes têm experiências múltiplas em um dos maiores centros de arte contemporânea a céu aberto do mundo
Panorama
Uma cidade pequena, conhecida como a "Assis brasileira", vive da fé de milhares de romeiros.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados