Filhos adultos, novo cenário
Data de publicação: 03/09/2013
Cleusa Thewes *

Filhos em idade escolar
No cenário familiar, assistimos a dois atos: pais com filhos em idade escolar, 6 a 11 anos e filhos adultos. No primeiro ato, crianças curiosas, desorganizadas, pouco responsáveis, brincam. Na sala, tênis e mochila jogados em um canto, videogame ligado. No quarto mora o senhor bagunça. Pela casa, xícaras e copos espalhados. No banheiro, toalha molhada jogada no chão. Pais em cena: brigas viram pano de fundo:
− Filho, vá tomar banho. Desliga a TV.
− Filha, e o tema?
− Menino, tira já esse uniforme sujo. Estou avisando... Mais um minuto e tiro o PC do ar.
− Vá dormir! Como? Está na cama sem escovar os dentes?
− Chega! Amanhã não tem videogame.
– Pô, mãe, sem essa!
Pais exaustos no papel principal: coordenam, delimitam lazer e dever. Determinam, combinam, cobram. Têm pulso firme e normatizam, mas também amam e treinam filhos para o amadurecimento. Filhos atuam no papel secundário, conforme a idade.
Filhos crescidos
As crianças crescem, mas a missão parental, pais, permanece. Segundo Ketty Peel, para os pais não existe end zone, ou seja, linha de fundo.
No cenário com filhos mais velhos, 18, 21 ou 40 anos, os pais abdicam do papel principal. O estilo de educar muda, de coordenadores de atitudes.
− Menino, coma salada!
− Menina, arruma a cama!
Ou seja, os pais propõem, assessoram.
− Não quer vestir uma roupa mais discreta para a entrevista, filha?
Os pais dão passos lentos, movem-se entre dois extremos: a superproteção e a independência. Tomam cuidados para não sufocar a prole crescida. Então aconselham, já não mais impõem. Sabiamente aguardam a oportunidade de dialogar. Filhos grandes são reservados. Ora impõem limites aos pais. Ora protestam as invasões. Aos trancos e barrancos os pais devolvem aos filhos adultos a coordenação de suas vidas. É tarefa fácil? Sim e não... Depende do estágio de amadurecimento dos envolvidos.
Histórias de filhos crescidos
Letícia, 28 anos, mora com os pais. Em casa escolhe ficar no quarto. Descansa, lê, tecla com amigos e namorado. Queixa-se da mãe porque ela invade o seu quarto sem bater na porta.
− Minha mãe é bisbilhoteira e invasiva. Tentei dialogar, ela continuou igual. Hoje passo a chave na porta. Agora, ela bate. Recuperei a privacidade!
Maurício, 29 anos, está noivo. Relata que a mãe, de 65 anos, vasculha seu guarda-roupa, mexe em documentos, na gaveta. Conversou, mas não adiantou. Hoje guarda seus pertences pessoais na casa da noiva. Mas a mãe continua vasculhando seu quarto.
Isadora, 46, e Léo, 47 anos, são pais de Liliana, 22, e Letícia, 19 anos. Os pais, entristecidos, dizem:
− Deixamos de ser uma família. As filhas se fecharam, não contam mais nada, nem das brigas. Parece que não se amam como irmãs.
Os pais, chateados, expõem seu sofrimento para as meninas.
Liliana explica:
− Mãe, eu estou muito bem. Não senti necessidade de falar sobre a briga que tive com meu namorado. Resolvi. Não sou mais a guriazinha que contava tudo. Se precisar, peço ajuda a você.
Letícia diz:
− Pai, eu e a mana estamos muito próximas. As nossas brigas, administramos. Fica tranquilo.
Liliana dá o recado:
− Mãe e pai, cuidem de vocês, viagem, namorem. Relaxem! A mana e eu crescemos.
Recado aos pais
Pais, saiam da coordenação e desçam do palco. Ocupem uma cadeira na plateia. Os filhos precisam de torcida. Sejam seus fãs. Na necessidade de novo ato, entrem em cena como amigos confiáveis, incentivadores de conquistas e oportunidades. Tenham fé em vocês, filhos amadurecem no vai e vem. E, principalmente, confiem nos filhos que criaram. Amém!
*Terapeuta familiar e especialista em orientação familiar.
Fonte: Família Cristã 916 - Abr/2012
Postado por: Família Cristã
Veja Também

Conheça mais sobre este estilo de dança folclórica coletiva, muito popular no Brasil

Coreto de Poços de Caldas: um dos mais preservados e movimentados do país

Tatiana Belinky, nome importante no mundo da literatura no Brasil, celebra centenário de nascimento.

O Brasil recebeu a visita do Monsenhor Marco Frisina, compositor e Maestro de música Sacra