Evangelho na comunidade

Data de publicação: 04/10/2013

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

06 de outubro de 2013

27º Domingo do Tempo Comum

Hab 1,2-3; 2,2-4; Sl 94 (95);
2Tm 1,6-8.13-14; Lc 17,5-10

No terceiro domingo do mês de outubro, as comunidades católicas do mundo inteiro celebram o Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária, por isso outubro é chamado de mês das missões. Somos convidados a rezar pelos missionários e a colaborar materialmente com os trabalhos que eles desenvolvem por toda a parte. As leituras bíblicas das três primeiras  semanas de outubro, segundo o calendário litúrgico do Tempo Comum, fazem referência à fé. A coincidência é muito feliz, pois os missionários difundem a fé, estamos no Ano da Fé, e o Santo Padre Francisco promulgou sua primeira encíclica sobre a fé, com o título Lumen Fidei, Luz da Fé. O papa enviou também a todas as comunidades uma mensagem de estímulo missionário para o Dia Mundial das Missões.

Se vocês tivessem fé... − Aumenta então, Senhor, a nossa fé! Os apóstolos pedem que Jesus aumente a fé deles. Por que fazem tal pedido? O fato de pedirem e pedirem para aumentar significa que alguma fé existia neles, e que eles sentiam a necessidade da fé para a vida de seguimento de Jesus que estavam começando. A resposta de Jesus pode dar a impressão de que os apóstolos não tinham nenhuma fé. Na realidade, a resposta de Jesus mostra a importância e a força da fé. Com a fé você transporta montanhas e manda uma árvore se plantar no mar, não, porém, para sua glorificação pessoal, mas como serviço de quem se considera servo inútil.

O justo viverá por sua fé – O profeta Habacuc vive num tempo difícil e no meio de uma situação calamitosa. Sendo um homem de Deus, ele enxerga com a fé tudo o que está acontecendo: violência, prepotência, discórdia, todo tipo de maldade. Mas, com a fé, ele sobrevive e não se deixa corromper.

Modelo − Tenha o modelo das palavras sadias que você ouviu de mim na fé e no amor em Cristo Jesus. O jovem Timóteo é exortado a voltar ao ponto de partida de sua caminhada no amor de Cristo, considerando sempre de novo tudo o que ele ouviu de Paulo com muita fé.

Nossa vida hoje – A fé é um dom precioso de Deus. Ela nos põe em contato direto com Deus e revela que Ele nos ama, quer o nosso bem, quer que nossa vida seja boa e bonita. Quando Jesus diz “Se vocês tivessem fé...”, Ele está esperando uma resposta nossa. A fé precisa ser acolhida e precisa de uma resposta pessoal. Assim nos ensina o papa em sua mensagem para o Dia das Missões. O justo vive por sua fé no meio de um mundo de tribulações, mas não vive sozinho, insiste o papa. Vive sua fé em Igreja, e viver a fé em Igreja significa viver numa “comunidade de pessoas, animadas pela ação do Espírito” e não “viver numa empresa ou numa ONG”. E o que vivem? Vivem a “maravilha do encontro com Jesus Cristo e desejam partilhar essa experiência de profunda alegria” com todas as pessoas. Tivemos um encontro com o Senhor, aprofundamos o seu significado, celebramos e comunicamos a alegria dessa experiência. Como Timóteo, procuramos sempre os fundamentos da nossa fé. Como Habacuc, aguentamos firmes porque vivemos da fé. O missionário que parte às periferias da existência humana leva a fé, que dá a vida eterna, a qual se alcança na prática do amor a Deus e ao próximo.


*Sacerdote e professor de Sagrada Escritura.




Fonte: Família Cristã 933 - Set/2013
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doença celíaca
Doença do intestino delgado, autoimune, crônica, causada por uma reação ao glúten
TOD à luz da escuta de Baco
Transtorno Opositivo Desafiador, conheça esta doença
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados