Evangelho na comunidade

Data de publicação: 08/11/2013

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

10 de novembro de 2013

32º Domingo do Tempo Comum

2Mc 7,1-2.9-14; Sl 16 (17); 2Ts 2,16 – 3,5; Lc 20,27-38

Deus dos vivos − Creio na ressurreição dos mortos e na vida eterna. Cremos que a morte é a passagem desta vida para a outra, que a vida iniciada aqui no tempo deste mundo continua na eternidade do outro mundo. Neste mundo, eu sou eu numa unidade de corpo e alma e assim serei eu mesmo na eternidade, ressuscitado uma vez para sempre. Cremos, pois, que a alma é imortal e que receberemos um corpo glorifi cado unido à nossa alma. Eu serei eu mesmo na eternidade. Mas a eternidade não será repetição da vida neste mundo. A vida deste mundo desabrocha na eternidade como uma flor e continua numa grande novidade não experimentada até agora. Como será, exatamente, não sabemos, mas sabemos que estaremos em Deus, mergulhados na Santíssima Trindade, no eterno movimento de relações do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Não sabemos como as coisas serão exatamente, mas temos certeza de que tudo será muito bom, porque Deus não é um Deus dos mortos, mas dos vivos. Em nossa carne, nós o veremos.

Jesus e os saduceus – Os saduceus eram os sacerdotes do Templo de Jerusalém. São assim chamados por serem descendentes do sacerdote Sadoc. Não temos conhecimento de tudo o que eles ensinavam, mas sabemos que não aceitavam a ressurreição, por isso se desentendiam com os fariseus e discutiam com Jesus. Não podemos pensar que para eles tudo terminava com a morte. Aceitavam que a alma é imortal, mas não aceitavam a ressurreição do corpo. Para eles, o ser humano como nós somos, feito de corpo e alma, não continua na eternidade. Não há uma ressurreição verdadeira, mas pode haver “reencarnações” da alma em novos corpos nesta terra até que a alma esteja preparada para viver em Deus. É a doutrina da reencarnação que existe no judaísmo e em todas as confissões espiritualistas. Na pergunta que fizeram a Jesus sobre a mulher que se casou sucessivamente sete vezes, de quem ela seria esposa na ressurreição, Jesus responde que a vida futura não será repetição da vida presente. E Ele afirma a ressurreição do corpo e da alma quando diz que Abraão, Isaac e Jacó estão vivos diante de Deus e não mortos.

A fé dos irmãos macabeus - Uns 160 anos antes de Jesus Cristo, o povo de Israel foi dominado por um rei grego chamado Antíoco IV Epífanes, que tentou acabar com a religião dos judeus. Muitos preferiram morrer a negar sua fé. Assim morreram sete irmãos com sua mãe. O quarto irmão, depois de muita tortura, disse ao rei antes de morrer: “Prefiro ser morto pelos homens tendo em vista a esperança dada por Deus, que um dia nos ressuscitará. Para ti, porém, ó rei, não haverá ressurreição para a vida”.

Nossa vida hoje – São Paulo ensina aos cristãos de Tessalônica que o que importa é viver já agora muito unido a Jesus Cristo. Quando entrarmos na eternidade, continuaremos unidos a Ele e o veremos face a face. Então saberemos quem nós somos realmente. Enquanto esperamos, que o Senhor dirija os nossos corações ao amor de Deus e à fi rme esperança em Cristo. Que Ele nos guarde do mal e nos ajude a praticar o bem. Não verão a Deus aqueles que disseram claramente que não querem vê-lo nem ter parte com Ele, que o rejeitaram conscientemente. Eles mesmos se condenam a viver sem Deus na eternidade.

*Sacerdote e professor de Sagrada Escritura




Fonte: Família Cristã 934 - Out/2013
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados