Evangelho na Comunidade

Data de publicação: 21/02/2014

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

23 de fevereiro

7º Domingo do Tempo Comum

Mt 5,38-48 – “Amai os vossos inimigos.”
Lv 19,1-2.17-18 – “Não tenhas no coração ódio contra teu irmão.”
Sl 102 (103) – O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
1Cor 3,16-23 – “Que ninguém ponha a sua glória em homem algum.”

Ser santo como Deus – São Mateus coloca Jesus na montanha, como Moisés, e repete os mandamentos da Lei de Deus, levando-os às suas últimas consequências. O texto é formado da contraposição: “Foi dito aos antigos (...) Eu, porém, vos digo”, até chegar à santidade de Deus no mandamento do amor. “Sejam santos, porque eu sou santo.” Ser santo como Deus é não procurar vingança, não guardar rancor, amar o próximo como a si mesmo.

O Salmista nos mostra como a santidade de Deus está na sua misericórdia e compaixão. Ele não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas. Não amar o próximo signifi ca na prática destruir o santuário de Deus. Nós somos o santuário do Deus santo. A verdadeira sabedoria nos fará ver Paulo, Apolo, Cefas não com olhos de interesse num culto a personalidades, mas com amor sincero e gratuito, despretensioso e fraterno.

Romper a cadeia do mal − O mandamento de Deus não se confunde com uma multiplicidade de normas e preceitos. As normas e os preceitos ajudam como um professor, um pedagogo. O cerne do mandamento leva à construção do mundo idealizado por Deus, ou à construção do Reino de Deus. O mandamento leva à atitude interior da construção gratuita. Não é lei nem preceito oferecer a face esquerda a quem me bate na face direita. É um exemplo muito prático, dado por Jesus, de como romper um mecanismo de repetição. Alguém se descontrola e me dá um tapa. Eu me espanto com essa atitude, que eu não esperava. E, para mostrar que não estou de acordo com o que foi feito, dou também um tapa, em quem me bateu.

O que foi que eu fiz? Repeti o que já tinha sido feito. Alguém deu um tapa, e eu também dei um tapa. Qual a novidade? Nenhuma. Estabeleci um mecanismo de repetição de coisas velhas e já conhecidas. Dei um tapa para mostrar que não estava de acordo e fiz exatamente o que o outro já tinha feito. Na realidade, aprovei o que o outro fez, porque fiz a mesma coisa. Se eu oferecer a outra face, aí sim estarei introduzindo algo novo que pode romper o mecanismo de repetição, e a minha atitude terá a marca da gratuidade e não da retaliação ou da vingança. Amar o inimigo, amar quem me quer mal, quem me prejudi-ca, isso não parece estar dando um prêmio à maldade?

Aqui também não se trata de um preceito a ser cumprido sem discernimento. Trata-se de romper a cadeia do mal. Quem ama o inimigo introduz um elo novo na corrente de coisas velhas e repetitivas: a mesma cobrança, a mesma vingança, o mesmo desaforo. Sejam perfeitos como o Pai celeste é perfeito. O salmista contempla e canta a perfeição de Deus que perdoa toda culpa, cura as enfermidades, salva a vida da sepultura, cerca de carinho e compaixão, é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso, é compassivo. Afasta para longe os nossos crimes, se compadece e tem compaixão. Que bom que Deus é assim para comigo, para minha família, para meus amigos. Que sorte a minha ter um Deus compreensivo. E então? Seja você também perfeito como ele!

*Sacerdote e professor de Sagrada Escritura




Fonte: Família Cristã 937 - Jan/2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Evangelização, sim!
Para Francisco, a evangelização não pode confundir-se com o clericalismo nem com o proselitismo.
O Anjo Bom do Brasil
Irmã Dulce,a religiosa que conquistou o coração do povo brasileiro será canonizada.
Mesa da Palavra
13º. Domingo do Tempo Comum - Ano C • 30 de junho de 2019 - Solenidade de São Pedro e São Paulo
Mesa da Palavra
A fé cristã professada pela Igreja Católica é de tal forma complicada, que só pode ser verdadeira.
Mesa da Palavra
Solenidade de Pentecostes.Quando ele vier, conduzirá os discípulos à plena verdade.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados