Evangelho na comunidade

Data de publicação: 21/03/2014

Ano A – 23 de março de 2014
3º Domingo da Quaresma

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Ex 17,3-7 – Dá-nos água para beber.
Sl 94 (95) – Não fecheis o coração.
Rm 5,1-2.5-8 – O amor foi derramado em nós.
Jo 4,5-42 – Uma fonte de água que jorra para a vida eterna.

"É para a liberdade que Cristo nos libertou.” De fato, Cristo nos libertou para sermos livres, escreve São Paulo aos gálatas, e essa afirmação ocupa o  centro da mensagem paulina na carta. O que vem antes é preparação. O que vem depois, consequência. “Está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito de verdade. Estes são os adoradores que o Pai procura.” Estes adoradores são livres, não se prendem a nenhuma estrutura, nem de Jerusalém, nem de Garizim, nem de parte alguma. E muito menos das estruturas do crime organizado que desfaz a dignidade do ser humano.

Afinal, Deus está no meio de nós ou não? Foi a pergunta dos filhos de Israel no deserto, mas pergunta para provocar a Deus. Eles estavam no deserto, no grande vazio, sem estruturas de apoio, e queriam água. Moisés feriu uma pedra e dela brotou água. Deus estava lá, como está em todo lugar. Ele não se deixa aprisionar, assim como os que o reconhecem e aceitam. Esta água é batismal, sobretudo nestes dias da Quaresma, e nela nascem os que nascem do “Vento”. O vento é livre, sopra onde quer.

Assim acontece com quem nasce do Vento, que é o Espírito. Não pode ser aprisionado. O batizado é livre como o vento. Ninguém pode prendê-lo, e sua passagem é uma ventania que se faz sentir. No entanto, há sempre Massa e Meriba em nossa vida. Há sempre alguém para provocar (Massa) e polemizar (Meriba). Nossa liberdade é frágil e está sempre em jogo. Tentam aprisioná-la, como tentam aprisionar o Vento de Deus que é o Espírito. Mas não conseguem. A Palavra não está algemada.

Adoradores em espírito não se deixam aprisionar. Adoradores em verdade veem e reconhecem o valor do ser humano, criatura de Deus. O coração do ser humano se torna o lugar do adorador. Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores, quando éramos fracos. Agora já não somos fracos porque a fé nos justificou e nos deixou em paz com Deus. E a esperança não nos decepciona. Vivemos de esperança em esperança, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Em nós há uma erupção do Vento de Deus. Foi essa a experiência de vida livre do papa João Paulo II em seus anos de prisão, e de tantos outros, como o cardeal Van Tuan, que não perderam a sua dignidade num ambiente adverso. O que acontece com quem não tem nenhuma segurança, é extremamente fragilizado, vive de ilusões e não de esperança? Facilmente se deixará enganar e entregará sua liberdade e sua dignidade nas mãos de trapaceiros. O desenvolvimento econômico não é real sem o desenvolvimento educacional. Não se engana quem tem fé, senso crítico e brio. Mesmo preso saberá manter sua dignidade. Quem não tem nada se torna presa fácil de espertos e espertalhões.

A verdade da fé nos liberta e nos encaminha para a solução dos problemas da vida, nos deixa firmes ao lado dos mais fracos que não serão levados pela astúcia dos malvados. Quem tem fé favorece o desenvolvimento integral da pessoa humana, ser livre no universo de Deus, que poderá dizer como os samaritanos: Eu mesmo vi, eu mesmo sei.
 
*Sacerdote e professor de Sagrada Escritura




Fonte: Família Cristã 938 - Fev/2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doença celíaca
Doença do intestino delgado, autoimune, crônica, causada por uma reação ao glúten
TOD à luz da escuta de Baco
Transtorno Opositivo Desafiador, conheça esta doença
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados