Encontro Mundial das Famílias

Data de publicação: 26/03/2014

Foi apresentado à imprensa nesta terça-feira, 25, o VIII Encontro Mundial das Famílias, marcado para 22 a 27 de setembro de 2015, na cidade de Filadélfia, EUA. Na Sala de Imprensa da Santa Sé, o arcebispo da Filadélfia, Charles Chaput, e o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, arcebispo Vincenzo Paglia, ilustraram aos jornalistas os temas e objetivos principais do evento.

Aguardando a confirmação da presença do Papa Francisco, dom Chaput adiantou que a cidade estará pronta para receber famílias de toda a América, do Alasca à Terra do Fogo, e de outros continentes e culturas: “O EMF em Filadélfia quer ser um dom para todas as pessoas de boa vontade; quem quer que tenha um coração generoso será bem-vindo”. O arcebispo abriu o convite às famílias de outras confissões cristãs e também de outras religiões, e a este propósito, anunciou que a catequese preparatória será elaborada levando em conta esta participação.

O anfitrião do Encontro citou dois grandes santos nativos de sua arquidiocese: Katharine Drexel, religiosa que dedicou a vida aos afro-americanos e índios da América do Norte, e o Bispo John Newmann, que criando escolas paroquiais, ajudou as famílias de imigrantes pobres a educarem seus filhos.

“A Igreja de Filadélfia – admitiu – precisa de uma grande renovação para superar a crise dos abusos sexuais ocorridos na última década, e neste sentido, tem o dever de ajudar as vítimas e suas famílias a recuperarem sua fé com alegria e convicção, além de proteger as crianças e os jovens nos anos futuros”, reiterou.

O representante do Vaticano, dom Vicenzo Paglia, falou da necessidade de inteligência ao interpretar a família de hoje: “É preciso coragem para enfrentar seus problemas e amor para tentar resolvê-los, tendo sempre presente o Evangelho da família e da vida”.

O arcebispo defendeu uma teologia da família que toque especificamente questões da espiritualidade e da santidade conjugal; eclesiologia e pastoral da família; família e relação com a cultura contemporânea; família e migrações; família e ecumenismo, pobreza, deficiências e Criação.

O evento de Filadélfia acontecerá num momento “particularmente importante para a vida da Igreja”, completou dom Paglia. “O Papa coloca a Família no centro da atenção de toda a Igreja”, apontou, citando o Consistório de fevereiro, o Sínodo programado para outubro sobre “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”. Em outubro de 2015, enfim, haverá a Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, também sobre a família.

A coletiva teve a presença do Prefeito de Filadélfia, Michael Nutter, e do Governador do Estado da Pensilvânia, Tom Corbett.





Fonte: Radio Vaticano
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doença celíaca
Doença do intestino delgado, autoimune, crônica, causada por uma reação ao glúten
TOD à luz da escuta de Baco
Transtorno Opositivo Desafiador, conheça esta doença
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados