Evangelho na Comunidade

Data de publicação: 30/05/2014

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Ano A  - 1º de junho de 2014

Solenidade da Ascensão do Senhor

At 1,1-11 – Jesus foi levado aos céus, à vista deles.
Sl 46 (47) – Sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo.
Ef 1,17-23 – E o fez sentar-se à sua direita nos céus.
Mt 28,16-20 – Vós sereis testemunhas de tudo isso.

O mês de junho, neste ano, é marcado por grandes festas: Ascensão, Pentecostes, Trindade, Corpus Christi, Sagrado Coração e Coração de Maria; as festas juninas de Santo Antônio, de São João Batista e dos santos apóstolos São Pedro e São Paulo; os grandes mártires da primeira hora como os Protomártires de Roma; o escritor e defensor da fé Santo Irineu, martirizado no ano 200, discípulo de São Policarpo e depois bispo de Lião, na França; São Justino, leigo filósofo, martirizado em 165 com seus estudantes; Marcelino e Pedro, decapitados em 303; Santo Efrém, diácono e doutor da Igreja, poeta e escritor, que morreu em 373; São Cirilo de Alexandria, o grande homem do Concílio de Éfeso e do título de Maria Mãe de Deus, morto em 444; São Paulino de Nola, casado, depois monge e bispo, morto em 431; os grandes mártires ingleses do século 16, São João Fischer e Santo Tomás More; e em Uganda, Carlos Luanga e seus 21 companheiros, mártires do século 19. Barnabé, apóstolo missionário com Paulo; Bonifácio, monge e bispo missionário, assassinado na Alemanha em 754; Norberto, bispo missionário, fundador dos Premostratenses, morto em 1134; o abade beneditino São Romualdo, morto em 1027, e os dois Jesuítas, o jovem São Luis Gonzaga e o recém-canonizado São José de Anchieta.

A primeira festa é a Ascensão do Senhor, dia também do mártir São Justino. A semana da Ascensão termina com Pentecostes, quando encerramos o tempo pascal. Durante quarenta dias vimos o Senhor ressuscitado, ouvimos seus ensinamentos sobre o Reino de Deus e suas recomendações e hoje nos despedimos. Uma nuvem o envolve, Ele vai subindo até desaparecer e nós ficamos olhando para o céu. E agora, o que vai acontecer? Os anjos respondem: “Ele virá assim como vocês o viram partir para o céu”. E enquanto Ele não vem, ou enquanto Ele não volta, o que fazemos? Os nossos primeiros aguardaram em Jerusalém até receberem o poder do Espírito Santo e depois saíram para Jerusalém, para a Samaria e a Galileia e chegaram aos confins da terra. Chegaram até aqui na pessoa do frágil José de Anchieta, de 19 anos, que se tornou o apóstolo do Brasil.

Enquanto ele não volta, trabalhamos. Trabalhamos como qualquer ser humano para garantir a nossa sobrevivência e podermos trabalhar em favor do Reino. Temos a incumbência de fazer discípulos de Jesus todos os povos, de batizá-los em nome da Trindade Santa e ensiná-los a observar tudo o que Jesus ensinou. Temos uma tarefa a cumprir, confiantes e sem medo. Afinal, Ele nos garantiu: “Estarei com vocês todos os dias até o fim do mundo”. Podemos então entender toda essa gente que nos precedeu, e tantos que conosco vivem, como responderam com entusiasmo ao apelo do Senhor. Ele sobe e envia o Espírito que suscita e impulsiona São João Batista, os santos apóstolos São Pedro e São Paulo, Barnabé, os Protomártires de Roma, São Justino, Santo Irineu, Marcelino e Pedro, Santo Efrém, São Paulino de Nola, São Cirilo de Alexandria, Bonifácio, Romualdo e Norberto, Santo Antônio, São João Fischer e Santo Tomás More, São Carlos Luanga, Luis Gonzaga e José de Anchieta. Eles são a melhor interpretação das Escrituras Sagradas. Encantaram-se com Jesus e decidiram com Ele caminhar até o fim do mundo. “Que o Senhor abra o nosso coração à sua luz, para sabermos qual a esperança que o seu chamamento nos dá e qual a riqueza da glória que está em nossa herança com os santos.”




Fonte: Família Cristã 942 maio 2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados