Evangelho na Comunidade

Data de publicação: 30/05/2014

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Ano A  - 1º de junho de 2014

Solenidade da Ascensão do Senhor

At 1,1-11 – Jesus foi levado aos céus, à vista deles.
Sl 46 (47) – Sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo.
Ef 1,17-23 – E o fez sentar-se à sua direita nos céus.
Mt 28,16-20 – Vós sereis testemunhas de tudo isso.

O mês de junho, neste ano, é marcado por grandes festas: Ascensão, Pentecostes, Trindade, Corpus Christi, Sagrado Coração e Coração de Maria; as festas juninas de Santo Antônio, de São João Batista e dos santos apóstolos São Pedro e São Paulo; os grandes mártires da primeira hora como os Protomártires de Roma; o escritor e defensor da fé Santo Irineu, martirizado no ano 200, discípulo de São Policarpo e depois bispo de Lião, na França; São Justino, leigo filósofo, martirizado em 165 com seus estudantes; Marcelino e Pedro, decapitados em 303; Santo Efrém, diácono e doutor da Igreja, poeta e escritor, que morreu em 373; São Cirilo de Alexandria, o grande homem do Concílio de Éfeso e do título de Maria Mãe de Deus, morto em 444; São Paulino de Nola, casado, depois monge e bispo, morto em 431; os grandes mártires ingleses do século 16, São João Fischer e Santo Tomás More; e em Uganda, Carlos Luanga e seus 21 companheiros, mártires do século 19. Barnabé, apóstolo missionário com Paulo; Bonifácio, monge e bispo missionário, assassinado na Alemanha em 754; Norberto, bispo missionário, fundador dos Premostratenses, morto em 1134; o abade beneditino São Romualdo, morto em 1027, e os dois Jesuítas, o jovem São Luis Gonzaga e o recém-canonizado São José de Anchieta.

A primeira festa é a Ascensão do Senhor, dia também do mártir São Justino. A semana da Ascensão termina com Pentecostes, quando encerramos o tempo pascal. Durante quarenta dias vimos o Senhor ressuscitado, ouvimos seus ensinamentos sobre o Reino de Deus e suas recomendações e hoje nos despedimos. Uma nuvem o envolve, Ele vai subindo até desaparecer e nós ficamos olhando para o céu. E agora, o que vai acontecer? Os anjos respondem: “Ele virá assim como vocês o viram partir para o céu”. E enquanto Ele não vem, ou enquanto Ele não volta, o que fazemos? Os nossos primeiros aguardaram em Jerusalém até receberem o poder do Espírito Santo e depois saíram para Jerusalém, para a Samaria e a Galileia e chegaram aos confins da terra. Chegaram até aqui na pessoa do frágil José de Anchieta, de 19 anos, que se tornou o apóstolo do Brasil.

Enquanto ele não volta, trabalhamos. Trabalhamos como qualquer ser humano para garantir a nossa sobrevivência e podermos trabalhar em favor do Reino. Temos a incumbência de fazer discípulos de Jesus todos os povos, de batizá-los em nome da Trindade Santa e ensiná-los a observar tudo o que Jesus ensinou. Temos uma tarefa a cumprir, confiantes e sem medo. Afinal, Ele nos garantiu: “Estarei com vocês todos os dias até o fim do mundo”. Podemos então entender toda essa gente que nos precedeu, e tantos que conosco vivem, como responderam com entusiasmo ao apelo do Senhor. Ele sobe e envia o Espírito que suscita e impulsiona São João Batista, os santos apóstolos São Pedro e São Paulo, Barnabé, os Protomártires de Roma, São Justino, Santo Irineu, Marcelino e Pedro, Santo Efrém, São Paulino de Nola, São Cirilo de Alexandria, Bonifácio, Romualdo e Norberto, Santo Antônio, São João Fischer e Santo Tomás More, São Carlos Luanga, Luis Gonzaga e José de Anchieta. Eles são a melhor interpretação das Escrituras Sagradas. Encantaram-se com Jesus e decidiram com Ele caminhar até o fim do mundo. “Que o Senhor abra o nosso coração à sua luz, para sabermos qual a esperança que o seu chamamento nos dá e qual a riqueza da glória que está em nossa herança com os santos.”




Fonte: Família Cristã 942 maio 2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

TOD à luz da escuta de Baco
Transtorno Opositivo Desafiador, conheça esta doença
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados