Evangelho na Comunidade

Data de publicação: 27/06/2014

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

29 de junho de 2014
13º Domingo do Tempo Comum
Solenidade dos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo


At 12, 1-11 – Levanta-te depressa.
Sl 33 (34) – De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
2Tm 4,6-8.17-18 – O Senhor veio em meu auxílio e me deu forças.
Mt 16,13-19 – Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo.

Temos hoje “a alegria de festejar os apóstolos São Pedro e São Paulo. Pedro, o primeiro a proclamar a fé, fundou a Igreja primitiva sobre a herança de Israel. Paulo, mestre e doutor das nações, anunciou-lhes o Evangelho da salvação. Por diferentes meios os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pela coroa do martírio, recebem hoje, por toda a terra, igual veneração”. Pedro, apóstolo da primeira hora, Paulo, da última, ambos são considerados colunas que sustentam a arquitetura de toda a Igreja. Pedro recebeu do próprio Jesus o primado, isto é, Jesus o colocou à frente da sua Igreja. Nós o consideramos o primeiro Bispo de Roma e Papa da Igreja universal. Desde o início foi assim que os cristãos olharam para Pedro, mantendo vivas na memória as palavras de Jesus: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. O que ligares na terra será ligado nos céus, o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,19); “Apascenta as minhas ovelhas, apascenta os meus cordeiros” (Jo 21,15-17); “Simão, Simão, eis que satanás pediu insistentemente permissão para vos peneirar como trigo; eu, porém, orei por ti, a fim de que a tua fé não desfaleça. Quando, porém, te converteres, confirma teus irmãos” (Lc 22,31-32). Pedro recebeu do Pai a revelação sobre quem é Jesus. “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu” (Mt 16,17). Sobre ele a Igreja é construída e permanece firme até o fim dos tempos. Pedro morreu no dia de hoje crucificado de cabeça para baixo. São Lino o sucedeu como bispo de Roma, e depois dele Cleto, Clemente até Francisco em nossos dias. No livro dos Atos dos Apóstolos, Pedro faz o seu êxodo deste mundo à semelhança do êxodo de Israel do Egito e de Jesus para o Pai, enquanto no Apocalipse ele e Paulo são representados no capítulo 11 pelo candelabro com as duas oliveiras. Depois de mortos e jogados na praça da grande cidade, sobem para o céu na nuvem, e seus inimigos os contemplam.

Paulo negou Jesus e não admitiu a possibilidade de ele estar vivo até o dia em que Deus se dignou revelar nele o seu Filho Jesus, como está escrito na Carta aos Gálatas (cf. 1,15-16). Nesse encontro pessoal com Jesus, Paulo recebeu a missão de evangelizá-lo entre os pagãos, e o fez até o fim de seus dias, inteiramente dedicado à incumbência que lhe foi dada, sem jamais perder de vista o Cristo nele revelado. Podemos então ouvi-lo na Segunda Carta a Timóteo, a última que escreveu de Roma, quando diz: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”. Cortaram a cabeça de Paulo fora dos muros de Roma, no lugar chamado Três Fontes, porque, segundo a tradição, a cabeça pulou três vezes, fazendo jorrar três fontes. Paulo, mesmo morto, continua a falar. Sua mensagem, sua experiência de vida, seu entusiasmo por Cristo e seu Evangelho continuam a falar a quem quer que entre em contato com seus escritos, as cartas paulinas.

Francisco é o sucessor de Pedro, bispo de Roma, Papa da Igreja universal, que nos faz olhar para onde ele mesmo olha: para Jesus e seu Evangelho. Por causa de Cristo e seu Evangelho, Pedro e Paulo derramaram seu sangue. Francisco vive sua missão por causa de Cristo e de seu Evangelho. Não podemos ser diferentes.




Fonte: Família Cristã 941 maio 2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados