Evangelho na Comunidade

Data de publicação: 27/06/2014

Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

29 de junho de 2014
13º Domingo do Tempo Comum
Solenidade dos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo


At 12, 1-11 – Levanta-te depressa.
Sl 33 (34) – De todos os temores me livrou o Senhor Deus.
2Tm 4,6-8.17-18 – O Senhor veio em meu auxílio e me deu forças.
Mt 16,13-19 – Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo.

Temos hoje “a alegria de festejar os apóstolos São Pedro e São Paulo. Pedro, o primeiro a proclamar a fé, fundou a Igreja primitiva sobre a herança de Israel. Paulo, mestre e doutor das nações, anunciou-lhes o Evangelho da salvação. Por diferentes meios os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pela coroa do martírio, recebem hoje, por toda a terra, igual veneração”. Pedro, apóstolo da primeira hora, Paulo, da última, ambos são considerados colunas que sustentam a arquitetura de toda a Igreja. Pedro recebeu do próprio Jesus o primado, isto é, Jesus o colocou à frente da sua Igreja. Nós o consideramos o primeiro Bispo de Roma e Papa da Igreja universal. Desde o início foi assim que os cristãos olharam para Pedro, mantendo vivas na memória as palavras de Jesus: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. O que ligares na terra será ligado nos céus, o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,19); “Apascenta as minhas ovelhas, apascenta os meus cordeiros” (Jo 21,15-17); “Simão, Simão, eis que satanás pediu insistentemente permissão para vos peneirar como trigo; eu, porém, orei por ti, a fim de que a tua fé não desfaleça. Quando, porém, te converteres, confirma teus irmãos” (Lc 22,31-32). Pedro recebeu do Pai a revelação sobre quem é Jesus. “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu” (Mt 16,17). Sobre ele a Igreja é construída e permanece firme até o fim dos tempos. Pedro morreu no dia de hoje crucificado de cabeça para baixo. São Lino o sucedeu como bispo de Roma, e depois dele Cleto, Clemente até Francisco em nossos dias. No livro dos Atos dos Apóstolos, Pedro faz o seu êxodo deste mundo à semelhança do êxodo de Israel do Egito e de Jesus para o Pai, enquanto no Apocalipse ele e Paulo são representados no capítulo 11 pelo candelabro com as duas oliveiras. Depois de mortos e jogados na praça da grande cidade, sobem para o céu na nuvem, e seus inimigos os contemplam.

Paulo negou Jesus e não admitiu a possibilidade de ele estar vivo até o dia em que Deus se dignou revelar nele o seu Filho Jesus, como está escrito na Carta aos Gálatas (cf. 1,15-16). Nesse encontro pessoal com Jesus, Paulo recebeu a missão de evangelizá-lo entre os pagãos, e o fez até o fim de seus dias, inteiramente dedicado à incumbência que lhe foi dada, sem jamais perder de vista o Cristo nele revelado. Podemos então ouvi-lo na Segunda Carta a Timóteo, a última que escreveu de Roma, quando diz: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”. Cortaram a cabeça de Paulo fora dos muros de Roma, no lugar chamado Três Fontes, porque, segundo a tradição, a cabeça pulou três vezes, fazendo jorrar três fontes. Paulo, mesmo morto, continua a falar. Sua mensagem, sua experiência de vida, seu entusiasmo por Cristo e seu Evangelho continuam a falar a quem quer que entre em contato com seus escritos, as cartas paulinas.

Francisco é o sucessor de Pedro, bispo de Roma, Papa da Igreja universal, que nos faz olhar para onde ele mesmo olha: para Jesus e seu Evangelho. Por causa de Cristo e seu Evangelho, Pedro e Paulo derramaram seu sangue. Francisco vive sua missão por causa de Cristo e de seu Evangelho. Não podemos ser diferentes.




Fonte: Família Cristã 941 maio 2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doença celíaca
Doença do intestino delgado, autoimune, crônica, causada por uma reação ao glúten
TOD à luz da escuta de Baco
Transtorno Opositivo Desafiador, conheça esta doença
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados