Evangelho na comunidade

Data de publicação: 03/07/2014

Texto: Cônego Celso Pedro da Silva
Arte: Sergio Ricciuto Conte

 


Ano A – 6 de julho de 2014

14º Domingo do Tempo Comum

 

Zc 9,9-10 – Eis que teu rei, humilde, vem ao teu encontro.

Sl 144 (145) – Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor.

Rm 8,9.11-13 – Viveis segundo o Espírito de Deus.

Mt 11,25-30 – Eu sou manso e humilde de coração.

 

Por meio do profeta Zacarias, Deus convida a filha de Sião a se alegrar: “Pule de alegria, grite, filha de Sião, filha de Jerusalém”. Quem é esta filha de Sião? Quem é a filha de Jerusalém? Ambas são a mesma pessoa. Mas quem é então essa filha de Jerusalém que é convidada a se alegrar? Não é o monte, não é a cidade com suas vias e seus edifícios. É a filha do monte Sião sobre o qual está Jerusalém. É “a parturiente, que grita e geme e estende as mãos diante dos assassinos” (Jr 4,31). É uma mulher pobre, que perdeu toda a sua beleza. A filha de Sião perdeu toda a sua formosura. Quem te poderá salvar e te consolar, virgem, filha de Sião? Quem vai te curar? A filha se Sião somos nós porque nela todos nascemos, como diz o Salmista: “Cada um tem sua cidade de nascimento. Um nasceu aqui, outro ali; todos, porém, nasceram em Sião” Sl 86(87). É esta a cidade chamada a mais bela, a alegria de toda a terra? (cf. Lm 2,13.15).

Alegrar-se por que se a formosura se foi, se as feridas se expõem, se a dor predomina? Porque o vencedor está chegando. Nem se percebe. Não vem num carro de guerra nem sobre luxuosa montaria. Vem montado num jegue. Que poder tem quem vem montado num jegue? Ele acaba com as armas de guerra, estabelece a paz e estende seu reinado por toda a terra.

Os sábios e os inteligentes deste mundo parecem que não entendem, ou não querem entender que tudo pode ser diferente. O pequeno entende, assim como entende a filha de Sião e sabe como diminuir a dor e curar as feridas. Sabe, mas nem sempre consegue. “Eu sabia o que tinha que fazer, mas não tinha os recursos”, dizia a velha senhora no fim de sua vida. Agora chega o que tem os recursos e os distribui com justiça, aquele, cujo jugo é suave e a carga leve. “Alegrem-se, venham a mim os que estão cansados e oprimidos e encontrarão descanso. Mas aprendam de mim que sou manso e humilde de coração.”

Será que aprendem? Nós, que vivemos a liberdade do Espírito e já não somos dominados pela matéria, que temos o Espírito de Cristo e nada devemos à carne, será que aprendemos d’Aquele que é manso e humilde de coração, ou estamos também nós a fazer guerra uns contra os outros? O mundo que massacra a filha de Sião, com quem poderia aprender que tudo pode ser diferente? Certamente com aqueles que seguem o Rei montado no jumentinho; não com os que seguem os reis deste mundo e querem imitá-los e a eles se submetem. Nossa formação espiritual é pobre, o cultivo das virtudes é mínimo. Disputamos cargos e honrarias, já desde cedo, para mais tarde, quando mais velhos, afirmar com categoria: “Sou eu que mando”.

Já se disse que a sociedade civil muitas vezes se espelha na sociedade “eclesiástica”. Seria bom que se espelhasse também na sociedade “eclesial”, que produz homens e mulheres de virtudes heroicas. Chamamos de heróis e heroínas quem viveu para valer as virtudes teologais da fé, da esperança e da caridade, e as virtudes cardeais da prudência, da justiça, da fortaleza e da temperança. Estes aprenderam do Rei manso e humilde, que vem montado no jumentinho. Alegre-se filha se Sião. Você não foi chamada a um ministério medíocre.





Fonte: Familia Crista ed. 942
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados