Evangelho na comunidade

Data de publicação: 19/09/2014

Cônego Celso Pedro da Silva
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Ano A - 21 de setembro de 2014
25º Domingodo Tempo Comum

Is 55,6-9 – Buscai o Senhor enquanto pode ser achado.
Sl 144 (145) – O Senhor é muito bom para com todos.
Fl 1,20c-24.27a− Para mim, o viver é Cristo.
Mt 20,1-16a – Estás com inveja porque estou sendo bom?

O pensamento da morte, assim como os momentos de perigo pelos quais passamos, nos ajudam a rever nossas opções e nossos valores. Quando você morre, muita coisa que para você era importante é jogada fora porque não interessa a ninguém. Não vivemos, porém, em função da morte. Vivemos em função da vida, a qual queremos viver plenamente. Não importa se tal objeto meu será jogado fora. Importa que neste momento ele tem sentido para mim. Há, no entanto, uma hierarquia de valores que, se respeitada, ajuda a não terminarmos esta existência num grande vazio. Somos gente de fé e acreditamos em Deus e tiramos as consequências dessa fé. Deus se revela, sobretudo nas Escrituras, e vê o mundo com critérios muito distintos dos nossos.

“Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos, e vossos caminhos não são como os meus caminhos”, lemos no profeta Isaías. Deus diz isso para afirmar que é generoso no perdão e que está pronto a acolher aquele que é mau e que o procura. “Buscai o Senhor enquanto pode ser achado; invocai-o enquanto Ele está perto.” A pessoa má, que cai em si e se arrepende, pede o perdão de Deus. Se estiver disposta a começar uma vida nova, Deus lhe garante o perdão e a novidade de vida, deixando para trás o que fica para trás. Não é preciso ficar se amargurando pelo que fez. Confie em Deus e entre na alegria de seu Senhor. Acredite na força do perdão, na recuperação do ser humano. Não tache a pessoa nem a congele num arquivo sem lhe dar chance de uma pele nova. Nós a marcamos para sempre. Deus, não!

Todos somos chamados a viver uma vida digna do Evangelho de Cristo. Estamos em Cristo, estamos com Cristo e Ele é glorificado em nosso corpo, seja pela vida, seja pela morte. Realmente o que importa é estar em Cristo aqui e do outro lado. A identificação com Cristo nesta vida nos aproxima dos outros e nos põe a serviço de todos. Continuamos vivendo “na carne”, para que nosso trabalho seja frutuoso em benefício de todos. A aproximação é marcada pela dedicação, e a dedicação é feita com os olhos de Deus. Isso significa na prática se alegrar com o outro, se alegrar com o bem do outro. É assim que o Espírito de Deus se manifesta em nós. Os últimos trabalhadores da plantação de uvas, que trabalharam menos do que os que começaram logo cedo, receberam o mesmo pagamento, porque o dono da plantação era bom. Qual será minha atitude? De raiva, de contestação ou de alegria pelo bem do outro? Houve alguma coisa injusta nesse pagamento? Não! Então por que os que trabalharam menos ganharam a mesma coisa que os que trabalharam mais? Porque o patrão era bom, e você está reagindo por não ser bom. Os que trabalharam o dia todo receberam o que foi combinado. Os que trabalharam somente uma hora receberam a mesma quantia. Que sorte a deles! Fico feliz com eles. Desejo-lhes mais sorte ainda.

Nossa visão dos valores da vida nos leva a procurar o primeiro lugar, a ocupar postos de destaque, a sermos vistos e aplaudidos. Jesus ocupa o último lugar e diz que os últimos serão os primeiros. O seguimento de Jesus exige de nós mudança de pensamento, conversão das ideias, revisão dos valores. Onde encontramos a verdadeira alegria? Não é o lugar que é importante. Importante é o lugar onde você se senta, porque você é importante.

Leituras e Salmos
22 a 27 de Setembro

2ªf.:
Pr 3,27-34; Sl 14 (15); Lc 8,16-18.
3ªf.: Pr 21,1-6.10-13; Sl 118 (119); Lc 8,19-21.
4ªf.: Pr 30,5-9; Sl 118 (119); Lc 9,1-6.
5ªf.: Ecl 1, 2-11; Sl 89 (90); Lc 9,7-9.
6ªf.: Ecl 3,1-11; Sl 143 (144); Lc 9,18-22.
Sáb.: Ecl 11,9 –12,8; Sl 89 (90); Lc 9,43b-45.




Fonte: Família Cristã 944 - Ago/2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doença celíaca
Doença do intestino delgado, autoimune, crônica, causada por uma reação ao glúten
TOD à luz da escuta de Baco
Transtorno Opositivo Desafiador, conheça esta doença
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados