Evangelho na comunidade

Data de publicação: 03/10/2014

Cônego Celso Pedro da Silva
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Ano A - 5 de outubro de 2014
27º Domingo do Tempo Comum

Is 5,1-7 – A vinha do Senhor é a casa de Israel.
Sl 79 (80) – Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!
Fl 4,6-9 – Praticai o que aprendestes.
Mt 21,33-43 – Arrendou a vinha a outros vinhateiros.

"Eu esperava colher uvas de verdade, e ela produziu uvas selvagens, eu esperava frutos de justiça, e ela produziu injustiça, eu esperava obras de bondade, e ela produziu iniquidade.” Deus está falando do povo que habitava os territórios de Israel e de Judá nos tempos antigos, e fala de forma poética pela boca do profeta Isaías. Isaías sabe escrever e transmite a Palavra de Deus com beleza e elegância. Só não é bonito o conteúdo, que o seria se fosse feito de belas uvas, muita bondade e justiça.

O profeta conta uma história com um fim triste, não, porém, sem esperança. Alguém fez uma plantação e esforçou-se para conseguir a melhor terra, a melhor muda, insumos de qualidade, plantio benfeito, irrigação na hora certa, enfim, fez tudo o que podia ser feito para obter o melhor resultado, e nada conseguiu. A história se aplica a nós. Deus fez este mundo para nós e nos fez à sua imagem e semelhança. Viu que tudo era bom e muito bom até que, um dia, olhando a sua criação, constatou que tudo estava corrompido por causa da violência dos seres humanos, diz o livro do Gênesis. Nenhuma bondade, nenhuma justiça, nenhum fruto bom.

Jesus conta a mesma história, aplicando-a a si mesmo. Ele foi enviado por Deus, seu Pai, como um grande dom à humanidade. Veio para o que era seu e os seus não o receberam. Pelo contrário, rejeitaram-no e o mataram. Jogaram-no fora como uma pedra sem importância para a construção. No entanto, no meio de todo esse resultado negativo, surge uma luz no horizonte, como em toda obra de Deus, porque Deus sempre ganha: “A pedra rejeitada tornou-se então a pedra angular”. A pedra, que achavam que não servia para a construção, acabou sendo a pedra principal. Essa pedra é Jesus, que foi jogado fora da cidade e crucificado, e o resultado foi que seu sangue derramado lavou o mundo do pecado. Veja como Deus não perde: matam o Filho para ficar com a herança e ficam, e a herança é a salvação de todos, inclusive dos assassinos. Outro sinal de esperança é que o Reino de Deus será entregue a um povo que produzirá frutos. Alguém vai produzir bons frutos, se não estes, aqueles, se não eu, outro.

No texto original, o evangelista estabelece uma polêmica com os judeus do tempo de Jesus, a mesma de Deus com Israel e Judá na profecia de Isaías. O povo eleito não estava correspondendo à eleição. Lido hoje, o texto se refere a nós cristãos e a todos os que se dizem religiosos, que dizem acreditar em Deus: “O Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”. A obra de Deus não se perderá. Se nós não produzirmos bons frutos, alguém vai produzir, e, se esse alguém não for do nosso grupo, não poderemos reclamar. Por que permanecemos estéreis? Por que não cumprimos nossa tarefa?

O apóstolo diz com coragem a quem quer fazer parte do povo de Deus: “Pratiquem o que aprenderam e receberam de mim”, isto é, “Tudo o que de algum modo merece louvor”. Com o salmista, pedimos a Deus que visite de novo a sua vinha e a proteja, para que enfim ela produza bons frutos, e nunca mais o deixaremos. Afinal, Jesus conta com gente que produz bons frutos de justiça e de bondade, e nós queremos ser essa gente.


Leituras e Salmos
6 a 11 de outubro


2ªf.: Gl 1,6-12; Sl 110 (111); Lc 10,25-37.
3ªf.: At 1,12-14; Cânt.: Lc 1,46-55; Lc 1,26-38.
4ªf.: Gl 2,1-2.7-14; Sl 116 (117); Lc 11,1-4.
5ªf.: Gl 3,1-5; Cânt.: Lc 1,69-73.75; Lc 11,5-13.
6ªf.: Gl 3,7-14; Sl 110 (111); Lc 11,15-26.
Sáb.: Gl 3,22-29; Sl 104 (105); Lc 11,27-28.






Fonte: Família Cristã 945 - Set/2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doença celíaca
Doença do intestino delgado, autoimune, crônica, causada por uma reação ao glúten
TOD à luz da escuta de Baco
Transtorno Opositivo Desafiador, conheça esta doença
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados