Ano B - 21 de dezembro de 2014

Data de publicação: 19/12/2014


Cônego Celso Pedro da Silva
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Ano B - 21 de dezembro de 2014
4º Domingo do Advento
2Sm 7,1- 5.8b-12.14a.16 – Concedo-te uma vida tranquila.
Sl 88 (89) – Cantarei eternamente vosso louvor.
Rm 16,25-27 – A Deus, a glória pelos séculos.
Lc 1,26-38 – Alegra-te, cheia de graça!

"Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.” Ao fazermos essa saudação, repetimos as palavras ditas tanto tempo atrás pelo arcanjo São Gabriel a uma moça chamada Maria, que morava em Nazaré, na Galileia. São palavras bíblicas ditas pelo mensageiro de Deus e não inventadas por nós. Há também uma saudação com mais palavras bíblicas, dessa vez proferidas por Santa Isabel, mãe de São João Batista, quando recebeu a visita de Nossa Senhora. Isabel disse a Maria: “Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre”. A esse louvor se segue uma súplica, como não podia deixar de acontecer. Desde o início os cristãos pediram a intercessão de Maria junto de Deus.

A fórmula que usamos: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém” se formou pouco a pouco ao longo dos séculos até 1568, quando o texto atual foi oficializado pelo papa São Pio V. Uma tradição diz que as palavras da segunda parte da Ave-Maria foram ditas pelo carmelita São Simão Stock, quando estava para morrer, em 1265. Seja lá como for, afirmamos com o Concílio de Éfeso que ela é Mãe de Deus e pedimos que rogue por nós agora e na hora da nossa morte.

Faz parte da nossa vida cristã uma sadia devoção a Nossa Senhora. Devoção sadia significa na prática saber que ela não é Deus, que ela é uma só e que é Mãe de seu filho, Jesus, e de cada um de nós. Nós, católicos, adoramos somente a Deus, que é um só em três pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Os santos nós os veneramos com respeito porque foram pessoas de virtudes heroicas e nos mostram como se vive o Evangelho de Jesus. Maria é uma só, é a Mãe de Jesus, conhecida com muitos títulos e venerada com belos nomes por toda parte no mundo.

Entre nós é Nossa Senhora Aparecida, em Portugal é Nossa Senhora de Fátima, na França é Nossa Senhora de Lourdes, e assim por diante. Não são várias Nossas Senhoras. É a mesma e única pessoa com nomes e títulos diferentes. E ela é Mãe. É esse o seu primeiro e maior título. Depois vem o resto. Ela foi escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus, que é Deus com o Pai e o Espírito Santo, por isso nós a chamamos de Mãe de Deus. Sendo Mãe, ela está ocupada e preocupada com seus filhos. Jesus, seu Filho, no alto da cruz, entregou a ela o discípulo amado, que representava toda a Igreja e cada um de nós. Sendo Mãe, ela é sensível. Corre para ajudar Santa Isabel, preocupa-se com os noivos quando faltou vinho na

festa. Ela é a primeira discípula e o modelo de todos os discípulos. Ela guarda no seu coração tudo o que diz respeito a seu Filho. Seu coração, como o dos discípulos, está cheio da presença de Jesus.

A Igreja de Jesus tem uma Mãe muito presente em sua vida. Tudo o que diz respeito à comunidade como tal e a cada pessoa em particular diz respeito a Jesus e está no coração de Maria. Seu “sim” firme e forte em resposta ao Anjo trouxe-nos o Salvador. Todas as gerações chamarão de “bem-aventurada” aquela que disse: “Fazei tudo o que ele vos disser”. Desde o início ela é cheia da graça da presença do Espírito Santo. Por isso, onde ela está, está a alegria. Quanta alegria em Aparecida, que não é apenas um templo, mas é a Casa da Mãe que abriga templos vivos, seus filhos peregrinos.

Leituras e Salmos
22 a 27 de Dezembro

2ªf.: 1Sm 1,24-28; Cânt.: 1Sm 2,1.4-7; Lc 1,46-56.
3ªf.: Ml 3,1-4.23-24; Sl 24 (25); Lc 1,57-66.
4ªf.: 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16; Sl 88 (89); Lc 1,67-79.
5ªf.: Is 52,7-10; Sl 97 (98); Hb 1,1-6; Jo 1,1-18.
6ªf.: At 6,8-10; 7,54-59; Sl 30 (31); Mt 10,17-22.
Sáb.: 1Jo 1,1-4; Sl 96 (97); Jo 20,2-8.







Fonte: Família Cristã 947 - Nov/2014
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados