4 de janeiro de 2015

Data de publicação: 02/01/2015

Ano B – 4 de janeiro de 2015

Epifania do Senhor


Is 60,1-6 – Deixa-te iluminar! Chegou a tua luz!
Sl 71 (72), – Aos pobres, fará justiça.
Ef 3,2-3a.5-6 – Ele foi revelado pelo Espírito.
Mt 2,1-12 – Vimos a sua estrela, viemos adorá-lo.


O Senhor é luz que ilumina. Ele brilha e ilumina, ele é luz em sua glória. Assim é o Senhor. Deixar-se iluminar por ele, compete a nós. Ele é luz, e eu me deixo iluminar por ele. Este é um acontecimento de sempre e de todos os dias. Todos caminham à luz de Deus, e alguns se deixam iluminar. Estes veem e querem a luz, seu rosto se ilumina, seu coração palpita, tesouros incontáveis se amontoam ao seu redor. Outros, também iluminados, não veem e não querem. Talvez vejam, mas dizem não querer.  “Sou ateu, não creio em Deus!”. Eis o profeta que vê os últimos tempos, vê a nova Jerusalém de pé iluminada e iluminando. Para ela convergem todos os povos, dos exilados ao reis de Madiã, de Efá e de Sabá. Neste momento, nesta festa da Manifestação do Senhor, inúmeras pessoas experimentam em sua vida a luz de Deus e iluminam o mundo, até o dia em que todos o verão em sua glória e dirão:  “Na verdade, este é o Senhor”.

Na sua experiência de Deus, agora na presença do Deus encarnado, o evangelista São Mateus vê a luz no brilho da estrela, vê Madia, Efá e Sabá nos reis que vêm do Oriente, vê as riquezas do mundo concentradas no ouro, no incenso e na mirra, vê a palpitação do coração e o brilho do rosto na alegria do reencontro com a estrela no caminho novamente iluminado. Não é a nova Jerusalém que estamos vendo nem os últimos tempos da manifestação final. É a Jerusalém da terra, com Herodes no governo, com os sumos sacerdotes e os escribas a interpretar as Escrituras, com uma aldeia chamada Belém, gruta e manjedoura, pastores e rebanhos, e a Mãe com o seu Filho recém-nascido. Aqui é preciso procurar, andar, perguntar, escutar, proteger-se, voltar por outro caminho.  “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?”. A pergunta não alegrou nem agradou, ao contrário, alarmou, assustou. “Herodes, por que ter medo desta criança? Veja a alegria dos Reis Magos. Ela é a solução. Uma criança nunca é problema”, dizia dom Luciano de Almeida, é sempre solução.

A visita dos Reis abre um precedente notável na tradição de Israel, que acontece por causa do Menino. Maria, José e os pastores se sentiam em casa, são gente de casa. Os Magos vêm do Oriente, chegam de fora, não pertencem ao povo de Israel. Movimentam-se a partir de seus conhecimentos. Não consta que tenham tido uma revelação de Deus. Conheciam as profecias, estudavam as estrelas, tiraram suas conclusões e puseram-se a caminho. Tanto assim que procuraram a capital, e na capital, o palácio do rei. Procuravam um rei recém-nascido. Conheciam a profecia de Balaão: “Eu o vejo, mas não agora, eu o contemplo, mas não de perto. Uma estrela procedente de Jacó se torna chefe, um cetro se levanta procedente de Israel”. Seguiram a estrela que desapareceu em Jerusalém e reapareceu no caminho de Belém. Ao encontrarem o Menino com Maria, sua Mãe, ao lhe oferecerem ouro, incenso e mirra, Baltazar, Belchior e Gaspar tornaram-se possuidores de uma herança maior. A herança é o Menino, a grande herança de Israel. Nele se encontra tudo o que foi prometido ao povo eleito. Agora o mistério foi plenamente revelado: os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo e beneficiários da mesma promessa, no Cristo Jesus, por meio do Evangelho.


Leituras e Salmos (5 a 10 de JANEIRO)
2ªf.: 1Jo 3,22 – 4,6; Sl 2; Mt 4,12-17.23-25.
3ªf.: 1Jo 4,7-10; Sl 71 (72); Mc 6,34-44.
4ªf.: 1Jo 4,11-18; Sl 71 (72); Mc 6,45-52.
5ªf.: 1Jo 4,19 –5,4; Sl 71 (72); Lc 4,14-22a.
6ªf.: 1Jo 5,5-13; Sl 147 (147B); Lc 5,12-16.
Sáb.: 1Jo 5,14-21; Sl 149; Jo 3,22-30.




Fonte: Familia Crista ed. 948
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Lúpus, no que consiste
Um distúrbio crônico que faz o sistema imunológico produzir anticorpos em excesso
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados