Edição de fevereiro de 2015

Data de publicação: 26/01/2015

O sonho que se sonha junto é REALIDADE

Uma história sem fronteiras! 100 anos! Foi em 15 de junho de 1915 que Maria Teresa Merlo, de 20 anos, se encontrou com padre Tiago Alberione, que a convidou a colaborar na obra que Deus lhe confiara. Sem hesitação, Teresa disse: “Sim, vou colaborar”. Ela se tornou a primeira Irmã Paulina, os princípios que Deus colocou no coração e na consciência de cada pessoa humana. Os Padres Paulinos e as Irmãs Paulinas têm entre si maior afinidade, pois receberam do fundador a mesma missão: comunicar o Evangelho de Jesus Cristo com os meios de comunicação. São Paulo apóstolo O sonho que se sonha junto é REALIDADE com o nome de Tecla. Sua colaboração foi tão intensa e inteligente, que é considerada cofundadora das Irmãs Paulinas. Dirigiu a congregação até sua morte, que aconteceu em 5 de fevereiro de 1964.

A Congregação das Irmãs Paulinas pertence à Família Paulina, fundada pelo padre Tiago Alberione em Alba, na Itália. Essa extraordinária Família* cresceu rapidamente e se espalhou pelo mundo inteiro. Hoje, os seus membros são mais de 10 mil, estão presentes em 66 países e se dedicam aos mais variados apostolados. São sacerdotes, irmãos, irmãs e leigos animados pelo mesmo ideal: viver e comunicar Jesus Cristo Mestre com o testemunho de vida e a missão própria de cada instituto. Todos procuram difundir o bem, a verdade, a justiça e a liberdade. Promovem os valores humanos e cristãos e contribuem na formação de uma humanidade mais de acordo com é seu protetor, inspirador e modelo no modo de viver e de comunicar a mensagem de Jesus.

Seguindo os passos do apóstolo Paulo, estimuladas pelo padre Tiago Alberione e irmã Tecla Merlo, as Irmãs Paulinas, desde o início, lançaram-se na aventura da fé e do amor e, mesmo sem meios materiais, foram pelo mundo para levar a Palavra de Deus a todos, sem nenhuma distinção, como fez o Apóstolo Paulo. Com sua vida e missão, elas escreveram uma maravilhosa história que completa agora 100 anos. É uma história de fé, humildade, muita doação e de pequenos e grandes sacrifícios. Algumas páginas desta edição narram um pouco da história.

Convidamos você, amigo(a) leitor(a), a louvar e agradecer a Deus conosco o bem realizado por Paulinas ao longo desses 100 anos, no mundo e, em especial, no Brasil. Mas a história não está completa. Ela vai continuar sendo escrita através da vida e da missão das futuras gerações que sentirem e responderem ao chamado de Deus. O sonho de Alberione e de Tecla deve continuar. E o Evangelho de Jesus precisa iluminar o mundo, para que as pessoas se reconheçam filhos e filhas do mesmo Pai e irmãos e irmãs entre si.



ENTREVISTA
Dr. Umberto Veronei, a Medicina da Pessoa
Uma vida dedicada à pesquisa da prevenção e cura do câncer, Umberto Veronesi, mastologista do Instituto Europeu de Oncologia, em Milão, é reconhecido mundialmente.




POLÍTICA
O diplomata Francisco
Francisco será lembrado por seus esforços em contribuir para a paz no mundo. Talvez seja este o principal objetivo da diplomacia do Vaticano que o argentino Jorge Mario Bergoglio tão bem tem resgatado.




POVOS DA FLORESTA

A mártir da Amazônia
“Não vou fugir, nem abandonar a luta desses agricultores, que estão desprotegidos no meio da floresta”, irmão Dorothy Stang.




TECLA & TIAGO
Um encontro de fé
O encontro entre um homem que, como nenhum outro, entendeu seu tempo, e uma mulher que disse “sim” ao seu mais audacioso projeto.

PIONEIRAS NO BRASIL
A serviço da comunicação
Presentes hoje em 50 países, a ponta de lança da missão das Irmãs Paulinas no mundo começou em 1931 por São Paulo, no Brasil. E por onde mais haveria de ser?

TODAS AS LINGUAGENS
Comunicar a Palavra
Que o carisma evangelizados Paulinas não fique só na palavra impressa, pois, onde houver alguma forma de linguagem, lá deverá estar a Palavra de Deus.


VOCAÇÃO PAULINA
Mulheres consagradas
Se há em seu coração um apelo de Deus para colocar sua vida a serviço das pessoas com a comunicação social, venha fazer parte desta história.

UM ROSTO PAULINAS
O testemunho de vida
Religiosas, leigos consagrados e Cooperadores Paulinos dão vida à missão centenária. São histórias de uma gente cheia de cor, sotaque e amor que coloca a vida a serviço da comunhão.


DINÂMICA FAMILIAR
A adultez dos filhos
“Na adultez dos filhos, os ais se tornam amigos, confidentes e coconstrutores de sonhos, é a partir do ninho parental que os filhos nutrem ideais e perspectivas”, aponta a terapeuta familiar Cleusa Thewes.





FAMÍLIA
Uma família como poucas
Quando Deus fez a família de Luciana de Freitas e Anílson José deve ter jogado a forma fora...






COMPORTAMENTO
Assim tropeça a humanidade
“O melhor seria que ninguém esperasse nada ou muita coisa do próximo. Que fizéssemos o bem de forma desinteressada e sem pensar em retribuição ou reconhecimento”, afirma a terapeuta familiar Maria Helena Brito Izzo.





VIDA DE CASAL
Ele não muda, mudo eu?
A tentativa de mudar o parceiro pode causar mágoas por apontar uma não aceitação do sujeito como ele é.





FILHOS
Guarda compartilhada
A lei vem beneficiar as crianças e seus pais, especialmente os homens, já que recentes pesquisas indicam que, em 80% dos casos, os filhos ficam sob a guarda unilateral da mãe





ENTRE JOVENS
Empreender S/A
Os brasileiros estão cada vez mais propensos a abrirem seus próprios negócios.  Por sua vez, muitos jovens não perdem tempo, apostam alto e com ótimos resultados.





PAZ INQUIETA
Pecadores e transgressores
“O ser humano errou, erra e vai errar sempre, por mais santo que seja, erra, é o que diz a Bíblia, o Alcorão e todos os que descreveram ou analisaram o comportamento humano através dos tempos”, apontou padre Zezinho, scj.





CF 2015
O servir que envolve
Com o lema “Eu vim para servir”, a Campanha da Fraternidade de 2015 convida o cristão a participar e envolver-se, pondo-se a serviço da sociedade.






ESPIRITUALIDADE
Sagrado e sublime
“A alma humana tem sede sublime, assim como é sedenta do sagrado, para o qual tende como quem busca retornar à sua fonte”, reflete Clovis Salgado Gontijo.





JUVENTUDE E FÉ
Eu me confesso
“Jesus nos ensina pelo exemplo a achar sempre alguma maneira de perdoar, nos reconciliar, nos reaproximar, começar de novo”, diz padre Reginaldo Carreira.





FORMAÇÃO LITÚRGICA

Deus não limita o perdão
A conversão é um processo que vai acontecendo dentro do viver cotidiano, há várias formas de viver a reconciliação penitencial.






FORMAÇÃO TEOLÓGICA
Quinto mandamento
Não matar.






CÁRITAS
Campanha mundial conquista o Brasil
A Cáritas Brasileira, promovendo o desenvolvimento humano, territorial e solidário, convida você a ser parceiro(a) da Campanha Uma Família Humana, Pão e Justiça para Todas as Pessoas, além de convocar cada comunidade, paróquia e família.





ALIMENTAÇÃO
Os benefícios das castanhas
Consumidas com moderação, essas sementes contêm grandes benefícios à saúde.





O EVANGELHO NA COMUNIDADE

1º de março – 2º Domingo da Quaresma
8 de março – 3º Domingo da Quaresma
15 de março – 4º Domingo da Quaresma
22 de março – 5º Domingo da Quaresma
29 de março – Domingo de Ramos




BIOÉTICA
A sabedoria do coração
“Todos somos aprendizes em contar os nossos dias, para podermos chegar à sabedoria do coração”, padre Léo Pessini.





SAÚDE
Mexa-se contra a incontinência
A incontinência urinária atinge 10% da população mundial; saiba como preveni-la e combatê-la com exercícios físicos.






PANORAMA

Chapada Diamantina em risco
Crimes contra a natureza são recorrentes na Chapada Diamantina, oásis do semiárido baiano, onde o turismo depende da preservação ambiental.





CULTURA
Do carnaval à Páscoa
A Páscoa define a data do carnaval ou o carnaval fixa a data da Páscoa?





CULINÁRIA
Pratos à base de castanha
Doses diárias de nozes, amêndoas e afins faz bem ao coração.





TRABALHOS MANUAIS
Flor de lótus
A força do simbolismo desta flor está na capacidade de enfrentar a escuridão.





Fonte: Familia Crista ed. 950
Postado por: Família Cristã




Comentários

Enviado por: Ir m Noemi

A FC está muito boa. Conteudo bem e uma diagramação leve.
Li a impressa.
Parabens a toda equipe. Que o Divino Mestre os/as ilumine.
Abraços. M Noemi


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

A infertilidade no casamento
A infertilidade atinge oito milhões de pessoas no Brasil e cerca de setenta milhões no mundo.
Medo do doutor?
Como ajudar as crianças a superarem o receio de consultas médicas e odontológicas.
Navegue com segurança
Viver no ambiente digital abre novos horizontes e possibilidades, mas requer cuidados
O melhor alimento para o bebê
O aleitamento materno é uma unanimidade mundial. Todos os profissionais de saúde reconhecem
Hora do pesadelo
Pesadelos são ruins em qualquer idade, mas os pais ficam mais angustiados quando são seus filhos.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados