Evangelho na Comunidade

Data de publicação: 12/11/2015

Ano B – 15 de novembro de 2015 - 33º Domingo do Tempo Comum
Dn 12,1-3Os conscientes brilharão.
Sl 15 (16) – Coloco o Senhor à minha frente.
Hb 10,11-14.18 – Onde há perdão, não se faz oferenda pelo pecado.
Mc 13,24-32 -  Ele enviará anjos para reunir seus eleitos.
"Os conscientes hão de brilhar como relâmpagos" (Dn 12,3)

Reflexão: Cônego Celso Pedro da Silva
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Quando Jesus subiu ao céu no dia da sua ascensão, os anjos que apareceram aos apóstolos lhes disseram: “Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”. E hoje, no penúltimo domingo do Ano Litúrgico, Jesus mesmo nos diz: “Vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória”, e ainda: “O Filho do Homem está próximo, às portas”.
Jesus anuncia um tempo de grande tribulação com catástrofes cósmicas, sol que se escurece, lua que não brilha, estrelas que caem. Sinais apocalípticos que indicam o fim dos tempos. Os anjos vão recolher os escolhidos de Deus nos quatro cantos da terra, e Jesus virá nas nuvens. Quando será? Ninguém sabe, só o Pai.
O profeta Daniel também fala desse fim dos tempos. O tempo será de angústia. Miguel, o grande príncipe, se levantará e serão salvos os que têm os seus nomes inscritos no Livro da Vida. Os mortos vão despertar para serem julgados. Os sábios vão brilhar como o firmamento. Os que ensinaram aos outros o caminho da virtude brilharão como estrelas para sempre. Cristo, que está sentado à direita de Deus, verá seus inimigos postos debaixo de seus pés.
As descrições apocalípticas às vezes parecem tenebrosas, no entanto, o Senhor que vem é o mesmo que ofereceu um sacrifício único pelos pecados, levando à perfeição definitiva os que ele santifica. Onde existe o perdão já não se faz oferenda pelo pecado. É, pois, com confiança, que esperamos a vinda do Senhor, mas queremos esperá-lo de pé, não prostrados pela maldade. O brilho do sol, da luz e das estrelas será substituído pelo brilho dos sábios e dos que ensinaram o caminho da virtude. Sábio é aquele que toma decisões de acordo com a vontade de Deus. O sábio sabe discernir e perceber o que mais convém aqui e agora para o bem da humanidade e o crescimento das pessoas. O sábio transmite a sabedoria em atitudes e em ações concretas. Ele ensina com a vida e com as palavras e preocupa-se concretamente em ensinar aquele que não sabe, aquele que está no caminho que não leva a nada. Aquele que ensina se torna a voz de Deus que ensina a todos o caminho para a vida, para que seu amigo não conheça a corrupção, nem antes nem depois da passagem pela morte.
Aquele que veio é aquele que virá e está vindo a cada instante da nossa vida. Como não sabemos quando será a sua vinda definitiva no fim dos tempos, o apóstolo São Paulo nos recomenda viver já agora unidos a ele. Assim, quando ele vier, não teremos surpresas. Estaremos para sempre com ele como já estamos agora. Nossa união com ele se vê em nossas atitudes em relação aos outros: ocupar o último lugar, de forma humilde e despretensiosa, ensinando silenciosamente com uma presença ativa, firmes na esperança e ativos na caridade, lembrados de que nossos nomes estão inscritos no Livro da Vida.
Assim professamos a fé dizendo que Jesus “de novo há de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos, e o seu Reino não terá fim”, ou, no Credo apostólico: “Subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos”. E ainda: “Espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir, ou creio na ressurreição da carne, na vida eterna”.

Leituras e Salmos (16 a 21 de novembro)
2ªf.: 1Mc 1,10-15.41-43.54-57.62-64; Sl 118 (119); Lc 18,35-43.
3ªf.: 2Mc 6,18-31; Sl 3; Lc 19,1-10.
4ªf.: 2Mc 7,1.20-31; Sl 16 (17); Lc 19,11-28.
5ªf.: 1Mc 2,15-29; Sl 49 (50); Lc 19,41-44.
6ªf.: 1 Mc 4,36-37.52-59; Cânt.:1Cr 29,10-12; Lc 19,45-48.
Sáb.: Zc 2,14-17; Cânt.: Lc 1,46-55; Mt 12,46-50.




Fonte: Edição 959,novembro de 2015
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Evangelização, sim!
Para Francisco, a evangelização não pode confundir-se com o clericalismo nem com o proselitismo.
O Anjo Bom do Brasil
Irmã Dulce,a religiosa que conquistou o coração do povo brasileiro será canonizada.
Mesa da Palavra
13º. Domingo do Tempo Comum - Ano C • 30 de junho de 2019 - Solenidade de São Pedro e São Paulo
Mesa da Palavra
A fé cristã professada pela Igreja Católica é de tal forma complicada, que só pode ser verdadeira.
Mesa da Palavra
Solenidade de Pentecostes.Quando ele vier, conduzirá os discípulos à plena verdade.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados