Liturgia da Palavra

Data de publicação: 04/11/2016

Ano C – 6 de novembro de 2016 - 32º Domingo do Tempo Comum
Todos os Santos
Ap 7,2-4.9-14 – O anjo trazia o selo do Deus vivo.
Sl 23 (24) – Do Senhor é a Terra.
1Jo 3,1-3 – Somos filhos de Deus.
Mt 5,1-12ª – “Felizes sois vós”
"Porque eles herdarão a terra" (Mt 5,5)

Reflexão: Cônego Celso Pedro da Silva
Arte: Sergio Riccuto Conte

O Reino dos Céus é dos pobres em espírito e dos perseguidos por causa da justiça. Os que promovem a paz são filhos de Deus e os puros de coração verão a Deus. Os mansos possuirão a terra. Os aflitos serão consolados, os que têm fome e sede de justiça serão saciados e os misericordiosos alcançarão misericórdia. Os perseguidos e injuriados por causa de Cristo terão grande recompensa nos Céus. Hoje, dia de todos os Santos, é o dia dos pobres em espírito, dos perseguidos por causa da justiça, dos que promovem a paz, dos puros de coração, dos mansos, dos aflitos, dos misericordiosos, dos perseguidos por causa de Cristo. E nós, onde estamos e estamos com quem?
Hoje é o dia dos servos de Deus, que têm a fronte marcada. São eles uma multidão dos filhos de Israel e uma multidão das nações do mundo. Estes últimos têm veste branca e palmas na mão. Com todos os seres celestes eles adoram a Deus, sentado em seu trono, e ao Cordeiro de Deus. Proclamam a glória de Deus. Os que têm veste branca e palmas na mão são os que vêm da grande tribulação e lavaram suas roupas no sangue do Cordeiro. São os gloriosos mártires que testemunharam sua fé e não hesitaram derramar o seu sangue por causa de Cristo e de seu Evangelho.
Hoje é o dia dos filhos e filhas de Deus. Todos são filhos e filhas de Deus, mas nem todos têm o conhecimento dessa realidade. Os batizados o sabem pela revelação de Deus que lhes foi transmitida. Veja a Carta de São João: “Que grande presente de amor o Pai nos deu, de sermos chamados filhos de Deus. E nós o somos!”. Sabemos, portanto, que somos filhos de Deus, mas sabemos pela fé. Acreditamos, e esperamos um dia ver com os nossos olhos, na luz da glória, a manifestação do que seremos. Dizemos “seremos” olhando para o futuro, enquanto os santos e santas de Deus dizem “somos”, porque já são.
Eles sabem e vivem a realidade de serem filhos e filhas de Deus. Os santos e as santas têm a certeza e a visão. Eles podem ver o que significa ser semelhante a Jesus Cristo.
É assim, a geração dos que procuram o Senhor! Façamos um esforço enquanto estamos no caminho para a casa do Pai, façamos o esforço de viver bem nesta terra e tornar a vida de todos agradável. Subirá ao monte do Senhor e permanecerá na sua santa habitação aquele que tem mãos puras, coração inocente e não planeja o crime.
Às vezes olhamos para o lado e não vemos os melhores exemplos, nem em casa, nem na Igreja e menos ainda naqueles que nos representam e nos governam. Lembre-se, porém, de que não está escrito “sejam santos” como seus pais, ou como os bispos, ou como as freiras, ou como os professores, ou como os políticos. Está escrito “Sede santos porque Eu sou santo” “sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito”, “sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. Em relação a nós, a lei áurea consiste em não fazer ao outro o que não queremos que se faça a nós, ou fazer ao outro o que queremos que seja feito a nós. Em relação a Deus, nós o contemplamos em sua misericórdia. Podemos ser santos como Deus é santo sendo misericordiosos como ele é misericordioso. Os santos e as santas que hoje veneramos são para nós exemplo e intercessão. São companheiros de caminhada que nos fazem dizer como Santo Agostinho: “Se estes e estas puderam, por que não eu?”.

Leituras e Salmos (7 a 12 de novembro)
2ªf.: Tt 1,1-9; Sl 23 (24); Lc 17,1-6
3ªf.: Tt 2,1-8.11-14; Sl 36 (37); Lc 17,7-10.
4ªf.: Ez 47,1-2.8-9.12 ou 1Cor 3, 9c-11.16-17; Sl 45 (46); Jo 2,13-22.
5ªf.: Fm 7-20; Sl 145 (146); Lc 17,20-25.
6ªf.: 2Jo 4-9; Sl 118 (119); Lc 17,26-37.
Sáb.: 3Jo 5-8; Sl 111 (112); Lc 18,1-8.




Fonte: FC ediçao 970 -OUTUBRO 2016
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Evangelização, sim!
Para Francisco, a evangelização não pode confundir-se com o clericalismo nem com o proselitismo.
O Anjo Bom do Brasil
Irmã Dulce,a religiosa que conquistou o coração do povo brasileiro será canonizada.
Mesa da Palavra
13º. Domingo do Tempo Comum - Ano C • 30 de junho de 2019 - Solenidade de São Pedro e São Paulo
Mesa da Palavra
A fé cristã professada pela Igreja Católica é de tal forma complicada, que só pode ser verdadeira.
Mesa da Palavra
Solenidade de Pentecostes.Quando ele vier, conduzirá os discípulos à plena verdade.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados