Jesus no litoral

Data de publicação: 16/03/2017

Por Padre Reginaldo Carreira


Hoje acontece por todo o Brasil, e não só no litoral, pois temos:
Jesus no Pantanal, Jesus no Norte Pioneiro, Jesus no Araguaia, Jesus nas Praças, e tantos outros



Há muito tempo a Igreja tem, através de suas lideranças, impelido a que evangelizemos em todas as circunstâncias, com renovado ardor e novos métodos! E desde então, pela graça de Deus, inúmeras iniciativas têm acontecido, pelo mundo todo. Todas com o mesmo propósito de tornar Jesus mais conhecido e amado e de fazer com que o anúncio do Evangelho possa chegar ao maior número de pessoas. Uma dessas iniciativas, que quero abordar aqui, é o Projeto Jesus no Litoral.
Foi uma inspiração do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica do Paraná, que deu origem ao chamado Projeto Jesus no Litoral. Iniciou-se em 2003, como uma proposta de anúncio querigmático do Evangelho aos turistas que se dirigem ao litoral durante o verão. Esse anúncio envolvia abordagem direta aos veranistas e também aos moradores dos locais de acolhida das missões, além de visitas a hospitais, asilos e outros ambientes, de forma a fomentar a cultura da vida e caminhos para uma transformação social, humana e espiritual. Desde o início foi marcado por uma preocupação com a qualidade da missão, investindo numa formação doutrinal e numa vivência espiritual profunda dos missionários, de forma a conseguir uma evangelização que partisse de um testemunho pessoal. Diante do contexto de férias, a proposta sempre foi recheada de novidades, com atividades como lazer por meio do esporte, serenatas com músicas cristãs, apresentações artísticas, entre outras iniciativas.
Como toda inspiração divina, esse projeto foi sendo confirmado e ampliado com o tempo. Outros estados foram assumindo a proposta, mantendo a inspiração inicial e alguns métodos, mas também adaptando cada evento à realidade local. Hoje acontece por todo o Brasil, e não só no litoral, pois temos: Jesus no Pantanal, Jesus no Norte Pioneiro, Jesus no Araguaia, Jesus nas Praças, e tantos outros.

Levar Jesus
- É lindo demais de se ver! Jovens que oferecem seu tempo para se formarem durante o ano, e por volta de dez dias de suas férias, para viverem essa experiência de evangelização, vida comunitária e fé. Tive a oportunidade de ver uma dessas missões na 8ª edição do estado de São Paulo, que aconteceu na cidade de São Vicente, Diocese de Santos. Mais de 300 jovens ali estiveram nos dias 26 de dezembro de 2016 a 4 de janeiro de 2017, para realizarem a maior missão, não por sua proporção ou valor numérico, mas por seu valor para o sentido da vida: a missão de levar vida, e vida em plenitude, a missão de levar Jesus.
É maravilhoso de se ver! Outros tantos jovens já se preparam para os chamados retiros de carnaval, quando também escolhem a melhor parte, que não lhes será tirada (cf. Lc 10,42). Escolhem estar com o “Amado”, curtir a vida e a amizade diante do “maior de todos os Amigos”. E esses retiros só ocorrem porque, em outros tempos, outros jovens dedicaram tempo para preparar retiros assim. E, desse modo, a Igreja, que somos nós, vai dando continuidade à sua missão de levar Jesus. E o jovem vai assumindo, pela graça de Deus, a evangelização dos seus. Não há evangelização melhor para a juventude, do que a realizada pelo próprio jovem. Você está disposto?




Fonte: FC edição 974 - Fevereiro 2017
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Das ondas ao altar
Se pregava, era de todo coração; se surfava, era para encarar as maiores ondas.
Somos peregrinos
A Jornada Mundial da Juventude, realizada na cidade do Panamá, país da América Central
Um chamado que faz chamar!
Um chamado que muitas vezes é questionado e rejeitado por um bom tempo, até que se percebe como o profeta Jeremias, que é uma luta desigual
ENTRE JOVENS
Grande parte dos jovens entre 15 e 29 anos, em algum momento experimentou dupla jornada.
Sonho desperto
Jovens de diferentes estados do Brasil, focados no coletivo, buscam uma carreira e uma profissão
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados