Em que mundo você está?

Data de publicação: 14/06/2017

Por Padre Reginaldo Carreira

Bioma é o conjunto formado pelo clima, relevo, vegetação e hidrografia de uma região, e, sendo assim, é o ambiente onde a vida acontece, nas suas mais variadas formas

Às vezes nossa mente divaga... e o assunto que começamos há pouco se perde em nossos pensamentos acelerados, e vamos para outro lugar, enquanto alguém à nossa frente tenta entender o que aconteceu. Simplesmente, “viajamos” e perdemos o foco do assunto, devido a outro assunto que nossa memória trouxe à tona. Não raro, essa parada no raciocínio vem acompanhada de uma pausa corporal, e logo vem a pergunta: “Em que mundo você está?” Ou aquele comentário sarcástico: “Volta pra terra!” É, nem sempre é fácil enraizar-se diante de tantas motivações e distrações que nos são oferecidas a cada dia de forma mais rápida e em maior quantidade. E, sinceramente, às vezes ficamos realmente fora de nós ou fora do mundo, e, embora estejamos num lugar físico (e fixo!), nossa mente vai para outro lugar.
Isso não é ruim! Precisamos mesmo de divagações e memórias para que nossa criatividade funcione e seja revigorada. O que é negativo é viver constantemente em outro mundo e perder o senso de realidade. É preciso estar atento a tudo que acontece ao nosso redor, de forma a contribuirmos com um mundo melhor e assumirmos nossa parte nesta empreitada.

Defesa da vida – A Campanha da Fraternidade (CF) de 2017 quer nos ajudar a perceber exatamente isso: em que mundo estamos e qual o mundo que queremos! Para isso, terá como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). Mais uma vez um tema ecológico volta a fazer parte da reflexão da Igreja no tempo quaresmal. Segundo o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. “Ao meditarmos e rezarmos, os biomas e as pessoas que neles vivem sejamos conduzidos à vida nova”, afirma.
 Bioma é o conjunto formado pelo clima, relevo, vegetação e hidrografia de uma região, e, sendo assim, é o ambiente onde a vida acontece, nas suas mais variadas formas. Há muitos anos a Igreja tem insistido na necessidade de refletir e compreender a ecologia como tema ligado de forma essencial ao processo de conversão, ajudando-nos a entender que diversos temas teológicos estão inseridos nesta reflexão: a fraternidade, o respeito à criação, a responsabilidade social, o uso dos bens, e tantos outros temas.
Assim como nosso rosto reflete nosso estado interior, com um sorriso ou com lágrimas de dor, a nossa conversão interior se expressa também pela nossa postura em relação ao meio em que vivemos e ao cuidado que temos com ele. E, mais profundamente ainda, a reflexão que a CF 2017 nos propõe quer abordar ainda o respeito e cuidado que temos com a cultura dos povos que vivem nos diversos biomas existentes em nosso país. Isso significa que ainda mais temas teológicos são abordados: vida eclesial, respeito ao próximo, amor e acolhimento, inculturação e tantos outros.
O Evangelho continua sendo o meio de inspiração e a direção para nossa conversão. É ali que compreendemos em que mundo estamos, é nele que reconhecemos Jesus como Senhor do Universo e Salvador de toda a criação, e é a partir dele que queremos fazer parte da construção do Reino de Deus.




Fonte: FC edição 975 - Março 2017
Postado por: Família Cristã




Comentários

Enviado por: Maria Klidzio

Texto muito interessante!


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Concertos para a Juventude
A ideia de transformar a música em um instrumento de ressocialização
Até onde ir?
Pais devem cuidar dos filhos e protegê-los...
Educação afetiva e sexual
Vaticano elabora um curso on-line sobre afetividade e sexualidade para os catequistas e líderes...
"Tamu junto! Só que não"
Nada substitui o encontro de fato, o olhar nos olhos de verdade, e sentir que se está sendo ouvido
Discernimento Virtual
O discernimento espiritual faz ter critérios para fazer uso da razão, da emoção, e da graça.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados