Liturgia da Palavra
Data de publicação: 19/06/2017
12º Domingo do Tempo Comum
Ano A – 25 de junho de 2017
Ano A – 25 de junho de 2017
Jr 20,10-13 – Senhor, foi a ti que confiei a minha causa
Sl 68 (69) – Minha prece sobe a ti, Senhor
Rm 5,12-15 – O dom da graça foi sem proporção com o pecado
Mt 10,26-33 – Vós valeis mais do que muitos pardais

As dificuldades eram muitas e não são menores as de hoje. Mas, diz Jesus no Evangelho: “Não tenham medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado”. Ele se referia à pregação da Palavra de Deus. O que ouvimos ao pé do ouvido deve ser proclamado de cima dos telhados. Não tenhamos medo nem de quem pode matar o nosso corpo, mas não pode matar a nossa alma. Diante do Pai, Jesus vai se declarar em favor dos que se declaram por ele. Por isso procuramos uma metodologia de trabalho e fazemos planos de pastoral, para que o mundo seja libertado do mal e do poder do demônio, que introduz a miséria e destrói a misericórdia.
Diz São Paulo aos romanos que o pecado entrou no mundo e com ele a morte, que passou a todos porque todos pecaram. Tudo isso é consequência do pecado de um só homem, assim como a graça, bem superior ao pecado, é consequência do amor de Jesus Cristo por toda a humanidade. O dom gratuito concedido por Jesus Cristo se derramou sobre todos. Compete agora aos que conhecem esse dom pela revelação dar dele consciência a todos os que já o receberam, mas não o sabem.
Jeremias foi um profeta que enfrentou muitas dificuldades em sua missão. Foi denunciado falsamente e contra ele armaram ciladas. Sabia, porém, que contava com a força e a proteção de Deus, a quem declarou a sua causa. Jeremias aprendeu na prática o que significa a vida de um pobre homem nas mãos dos maus. Aí está a missão dos que são chamados pela graça e recebem o dom da revelação: tirar a vida de um pobre homem das mãos dos maus. Sofre o discípulo e compreende o sofrimento daqueles aos quais se dedica.
Como o próprio Jesus, segundo a Carta aos Hebreus, que “tendo ele mesmo sofrido pela tentação, é capaz de socorrer os que são tentados”. Sem medo, pais e mães de família dediquem-se à formação humana de seus filhos, para que sejam bons amigos de Jesus e dos outros, e cidadãos honestos.
Leituras e Salmos (26 de junho a 1º de julho)
2ªf.: Gn 12,1-9; Sl 32 (33); Mt 7,1-5.
3ªf.: Gn 13,2.5-18; Sl 14 (15); Mt 7,6.12-14.
4ªf.: Gn 15,1-12.17-18; Sl 104 (105); Mt 7,15-20.
5ªf.: Gn 16,1-12.15-16; Sl 105 (106); Mt 7,21-29.
6ªf.: Gn 17,1.9-10.15-22; Sl 127 (128); Mt 8,1-4.
Sáb.: Gn 18,1-15; Cânt.: Lc 1,46-50.53-55; Mt 8,5-17.
Fonte: FC edição 977 - Maio 2017
Postado por: Família Cristã
Veja Também

Para Francisco, a evangelização não pode confundir-se com o clericalismo nem com o proselitismo.

Irmã Dulce,a religiosa que conquistou o coração do povo brasileiro será canonizada.
13º. Domingo do Tempo Comum - Ano C • 30 de junho de 2019 - Solenidade de São Pedro e São Paulo
A fé cristã professada pela Igreja Católica é de tal forma complicada, que só pode ser verdadeira.