Amor Alegre

Data de publicação: 21/06/2017

Por And´re Luís Kawahala e Rita Massarico Kawahala

Depois do amor que nos une a Deus, o amor conjugal é a ‘amizade maior’


Nesses dias de alegria pela publicação da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia, após termos feito sua leitura, percebemos quanto esse belíssimo texto poderá ajudar na vida cotidiana dos casais, se lido e refletido. Não é um documento teórico e com linguagem complicada, aliás, é bem simples e direto. Queremos neste espaço despejar algumas gotinhas do documento, para que você veja como o papa Francisco fala diretamente à mente e ao coração das pessoas.

Resgatar a ternura: “No horizonte do amor (...) destaca-se ainda outra virtude, um pouco ignorada nestes tempos de relações frenéticas e superficiais: a ternura” (nº 28).

Maturidade com afeto: "No mundo atual, aprecia-se também o testemunho dos cônjuges que não se limitam a perdurar no tempo, mas continuam a sustentar um projeto comum e conservam o afeto" (nº 38).
Perfeição de imperfeitos: "Dou graças a Deus porque muitas famílias, que estão bem longe de se considerarem perfeitas, vivem no amor, realizam sua vocação e continuam para adiante, embora caiam muitas vezes ao longo do caminho" (nº 57).

A força do amor: "O amor vivido nas famílias é uma força permanente para a vida da Igreja. (...) Na sua união de amor, os esposos experimentam a beleza da paternidade e da maternidade; partilham projetos e fadigas, anseios e preocupações; aprendem a cuidar um do outro e a perdoar-se mutuamente. Neste amor, celebram os seus momentos felizes e apoiam-se nos episódios difíceis da história da sua vida" (nº 88).

Amor cotidiano: "Diariamente ‘entrar na vida do outro, mesmo quando faz parte da nossa existência, exige a delicadeza duma atitude não invasiva, que renova a confiança e o respeito. (...) E quanto mais íntimo e profundo for o amor, tanto mais exigirá o respeito pela liberdade e a capacidade de esperar que o outro abra a porta do seu coração’” (nº 99).

Esposos-amigos: "Depois do amor que nos une a Deus, o amor conjugal é a ‘amizade maior’. É uma união que tem todas as características duma boa amizade: busca do bem do outro, reciprocidade, intimidade, ternura, estabilidade e uma semelhança entre os amigos que se vai construindo com a vida partilhada. O matrimônio, porém, acrescenta a tudo isso uma exclusividade indissolúvel, que se expressa no projeto estável de partilhar e construir juntos toda a existência" (nº 123).
No dia 8 deste mês, quando foi lançada a exortação pós-sinodal, Padre Antonio Spadaro, sacerdote jesuíta, diretor da revista La Civiltà Cattolica e assessor especial do papa, assim se referiu à Alegria do amor: “Esta é uma exortação que qualquer pessoa pode ler, não é reservada aos entendidos no tema. Portanto, eu diria que o respiro é absolutamente amplo e permeado de experiência. Sobretudo é importante a insistência do papa para se evitar toda a forma de inútil abstração idealística, que muitas vezes permeou a linguagem teológica. Amoris Laetitia pretende reiterar com força não o ideal abstrato da família, mas a sua realidade rica e complexa”. 
Há muito mais a nos ser dito pelo papa Francisco, e, por isso, indicamos altamente a leitura da Amoris Laetitia – Sobre o Amor. Para compreendermos que ser um não é apenas unir duas pessoas, mas, sim, unir três – esposa, esposo e Deus – em uma só vida.




Fonte: FC edição 965 - Maio 2016
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Um olhar que viu
Tatiana Belinky, nome importante no mundo da literatura no Brasil, celebra centenário de nascimento.
Marco Frisina no Brasil
O Brasil recebeu a visita do Monsenhor Marco Frisina, compositor e Maestro de música Sacra
Os doze profetas que encantam
As esculturas de Aleijadinho, em Congonhas do Campo (MG), fazem parte do maior museu a céu aberto
Arte e natureza
Visitantes têm experiências múltiplas em um dos maiores centros de arte contemporânea a céu aberto do mundo
Panorama
Uma cidade pequena, conhecida como a "Assis brasileira", vive da fé de milhares de romeiros.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados