Polarizar

Data de publicação: 04/08/2017

Por Padre Reginaldo Carreira

É muito mais frutuoso um diálogo em que se vivem a empatia e o respeito,
do que uma discussão com ares de monólogo orgulhoso e prepotente

        
            Parece que está decidido: os “grupos rivais” – palavra que já define e contextualiza a situação –, não se bicam, não se escutam, não se falam! “Eu sou contra”, ou “eu sou a favor”; “meio-termo” é coisa de quem está em cima do muro e não sabe o que pensar ou não quer se comprometer! Vivemos o tempo da polarização explícita e da opinião emocional! Todos opinam, com ou sem fundamento, todos criticam, com ou sem razão. O importante é se manifestar e lutar pelo que acredito, muitas vezes sem pensar se o que acredito é verdade, mentira, ou passível de erro.
            Isso se dá na política, na religião, no futebol ou em qualquer coisa que possa ter dois lados opostos... Mas será que existem apenas dois lados? Ou ainda: será que existe lado?  “Mas eu estou do lado da verdade!”, dirá um, com toda convicção.  “Quem é da verdade ouve a minha voz”, disse Jesus! E aqui está o segredo e direção! Ser da verdade e escutar a voz de Jesus!
            Não! Não estou sendo simplista nem fora da realidade! E creio estar falando aqui, de forma especial, a quem tem por critério os valores da fé cristã, ainda que não creia como eu creio. A tentação de polarizar está presente em todas as áreas, e vimos isso de forma muito particular e intensa nos últimos acontecimentos políticos em nosso País! Uma impressionante tentativa de endeusar ou demonizar os adversários, não importando qual a verdade dos fatos, mas a vitória do lado escolhido. Sei que é triste reconhecer que existe a possibilidade de os dois lados estarem errados, mas não seria o mais honesto e eficaz a se fazer? Se quero o bem comum, e não o individual (lê-se: o meu!), não seria justo tirar as paixonites por partido ou lado e ficar com a verdade?

O lado de Jesus – Se Jesus ensina o valor da verdade, a ponto de se identificar com ela, não seria melhor, ao menos para mantermos os valores cristãos numa sociedade mais fraterna e equilibrada, que escolhêssemos ser da verdade e escutar a voz do Mestre? Sua luz se faz necessária para nos orientar neste mundo polarizado. Não tanto para nos indicar o lado certo, mas para nos ajudar a ver os erros e acertos de cada lado, e assim nos arrepender e reorientar o caminho. Isso se dá também nos relacionamentos. É muito mais frutuoso um diálogo em que se vivem a empatia e o respeito, do que uma discussão com ares de monólogo orgulhoso e prepotente. Não se chega a lugar nenhum assim!
            E, com a facilidade de opinar pelas redes sociais com aparente anonimato, todos se dão o direito de dizer o que pensam ou o que creem terem pensado o suficiente, e ainda que o tenham pensado, acabam por se manifestarem de forma tão agressiva que perdem a razão, o crédito e o respeito.
            É! Não está fácil!  Mas, se quem é da verdade escuta a voz de Jesus, creio que já sabemos o que fazer neste tempo tumultuado em que vivemos! Escute! Escute sempre! Escute o outro lado, escute a outra opinião, escute o outro ponto de vista, e se coloque no lugar do outro. Nem sempre o que pensa diferente de você é seu inimigo, como nem sempre o que pensa igual a você é seu amigo! Escute! Escute sempre! E escute a Jesus! Ele muitas vezes respondia com o silêncio! Mas se falava, sabia o que dizia e por que dizia!







Fonte: FC edição 978 - Junho 2017
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Dai-nos a bênção!
Ainda hoje há quem peça a bênção aos pais, aos tios e aos avós.
Conhecimento para a decisão
Não existe profissão perfeita, o que existe é a profissão que nos deixa felizes e motivados.
Silêncio, o tempo da escuta
Às vezes se ouve no senso comum que entrar em um retiro implica deixar os problemas para fora.
Empreender S/A
“Essas pequenas dicas iniciais podem decidir o futuro do negócio.”
Por que não, à redução
Adolescentes de 16 a 18 anos são responsáveis por 0,9% do total de crimes.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados