Coco completo

Data de publicação: 05/02/2018


A “Árvore do Bem-Estar” produz um fruto com 100% de aproveitamento, que vai desde a água de coco até a fibra para fabricação de capachos


O coqueiro (Cocos nucifera) é uma das frutíferas mais difundidas naturalmente no mundo, e está presente em quase todos os continentes. A frutífera tem origem nas ilhas de clima tropical e subtropical do Oceano Pacífico, seu cultivo estendeu-se pela América Latina, Caribe e África.
No Brasil, o coqueiro surgiu em meados de 1950, na Bahia, por isso a denominação coco-da-baía. A partir daí, o coqueiro disseminou-se por todo o litoral nordestino e, posteriormente, atingiu quase todas as outras regiões do País. Hoje, a Região Nordeste representa 82,28% do total de área plantada de coco no Brasil.
As variedades de coqueiros presentes no País são gigante, anão e híbrido (resultado do cruzamento do anão com o gigante). O coco é considerado um dos frutos tropicais mais completos cultivados no Brasil. Detentor de um sabor inconfundível, é rico em nutrientes pois fornece proteínas vegetais, gorduras, carboidratos, vitaminas A e B, além de sais minerais, potássio e magnésio.
A água de coco é um isotônico natural, muito utilizada por atletas para repor os nutrientes perdidos nos treinos e também é indicada em casos de desidratação. A polpa, com característica carnosa e branca, é rica em albumina e pode ser consumida em pedaços, fatiada, ralada, flocada, muito usada para realçar receitas doces e salgadas, como veremos nas sugestões da página?. A partir da polpa são também extraídos o leite, o farelo e o óleo.
Além de servir como alimento, a casca fibrosa do fruto verde ou seco permite a confecção de produtos artesanais e a fabricação de capachos, brochas, escovas, estofados e tecidos grossos para sacos, além de ser um importante substrato agrícola, por ser meio de enraizamento e crescimento de plantas, devido sua impressionante capacidade de germinação.
A casca do coco serve como combustível em caldeiras de termoelétricas, substituindo o carvão mineral. O coco também possui muitas propriedades cosméticas e medicinais. As indústrias de sabão e detergente se beneficiam dos componentes extraídos do coco.


Importante recurso vegetal − A gama de produtos que se obtêm a partir da cultura do coco é relevante não só a partir dos aspectos econômicos, mas também sociais e ambientais. Esse fruto é reconhecido atualmente como importante recurso vegetal para a humanidade.
O Brasil ocupa lugar de destaque entre os maiores produtores mundiais de coco, mas o que chama a atenção é que áreas não tradicionais de cultivo estão se expandindo cada vez mais no País.
De acordo com o Panorama 2010 da “Evolução da produção de coco no Brasil e o comércio internacional”, divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 1990 o Brasil ocupava o 10º lugar no ranking de produtores, com uma produção ao redor de 477 mil toneladas de coco.
Hoje em dia, o País é o 4º maior produtor mundial, com uma colheita de 2,8 milhões de toneladas, aproximadamente, em uma área de 287 mil hectares de coqueiros.
Na América do Sul, de acordo com o Panorama, o Brasil é responsável por mais de 80% da produção de coco.


Por Silvia Torreglossa

 





Fonte: FC Setembro 2013
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

O que desejam as pessoas
Em se tratando de assistência e cuidados, o que você considera mais importante no final da sua vida?
Doação de Leite Humano
O leite materno humano é o mais complexo entre todos os mamíferos, diz recente pesquisa publicada
Plantas como medicamentos
O manejo de recursos vegetais de florestas, corretamente, são fundamentais para evitar a extinção
Uso correto das plantas
A importância do cuidado necessário no uso de plantas medicinais: saber nomenclatura botânica e etc
Saúde verde
Importância da identificação correta de plantas como ferramenta segura de práticas terapêuticas
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados