Edição 988, Abril 2018

Data de publicação: 26/03/2018

Edição 988, Abril de 2018


É outono novamente                               

Prezado(a) leitor(a),
Estranho título para a revista Família Cristã, que está em suas mãos. É nossa edição de abril, que pretende levar a seus assinantes e leitores uma boa notícia, marcada pela celebração da Páscoa de Jesus Cristo, nosso Mestre e Caminho, para vivermos um novo tempo.
O exemplo de Jesus, que enfrentou a condenação à morte, a Paixão, nos entregando sua vida para que todos tenham vida e a tenham em abundância, é sem dúvida o centro da fé e da esperança cristã.
Mas, de olhos abertos para a realidade, vemos um horizonte embaçado, escurecido por tantas negligências, falta de cuidado com o ser humano e com a natureza, sinais concretos de que novamente chegamos ao outono e caminhamos para o inverno. Mas, após o inverno, chega novamente a primavera!
Seria negligência e falta de compromisso com o Evangelho de Jesus se não uníssemos nossa voz à da Igreja e de tantas instituições que mostram o sofrimento de nossos irmãos venezuelanos, que enfrentam um longo inverno longe de sua pátria, de sua cultura, família, e vem para o nosso País em busca de um pedaço de pão para matar a fome. E aqui chegados, sua via-sacra continua para muitos deles. Na atual situação de nosso povo, torna-se dramática a sobrevivência com dignidade, tanto para os que aqui vivem como para os que vêm chegando.
É tempo de outono!
Nesta edição, os leitores encontrarão, em meio a essa dura realidade, um alimento revigorante nas seções Mesa da Palavra, Igreja, Francisco. E em Arte e Cultura, o testemunho de quem Teve um sonho, belezas naturais modeladas pela mão criadora de Deus. E ainda umas saudáveis e econômicas receitas, na seção Culinária!
Boa leitura! Em maio nos encontraremos novamente!


ENTREVISTA
O procurador da República Felício Pontes Jr., comenta sobre a questão indígena, os impactos sociais e ambientais gerados pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte e o modelo ideal de desenvolvimento para a região amazônica.



REPORTAGEM
Em Boa Vista, capital de Roraima, as Igrejas através da ajuda de diversos voluntários, que têm dado o suporte maior para os milhares de venezuelanos que estão na cidade, amenizando o sofrimento desse povo. Mas a cada dia, centenas mais chegam.
 
 

SAÚDE E BEM-ESTAR
Acordar à noite com sensação de queimação no estômago, azia, soluços, tosse, gosto azedo na boca ou dificuldade para engolir é um alerta para a doença do refluxo gastroesofágico. Conheça essa doença e saiba como prevenir.





DIREITOS HUMANOS
O mandado de busca e apreensão coletivo solicitado pelo general Eduardo Dias da Costa Villas Boas na intervenção federal no Rio de Janeiro foi negado. Mas sua solicitação demonstra sérias implicações legais, morais e sociais que ajudam a agravar a violência na cidade.





POLÍTICA
Qual a ligação entre a intervenção federal no Rio de Janeiro, a aprovação da reforma trabalhista, a previdência e a crítica política da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti? O professor José de Almeida Amaral Júnior abre caminhos e reflexões ligando esses pontos em seu artigo desse mês.





BIOÉTICA
A poluição tornou-se a mais séria ameaça à saúde humana. Ela responde anualmente por 12,6 milhões de todas as mortes de seres humanos no planeta, correspondendo a quase um quarto do total de mortes. Conheça os desdobramentos desse problema no artigo do perito em bioética, padre Leo Pessini.





POVOS DA FLORESTA
A justificativa do marco temporal é de que seria considerada indígena a terra que estivesse ocupada em 1988 – ano da promulgação da Constituição. Mas em termos práticos nenhum título de propriedade pode valer sobre terras indígenas.





FAMÍLIA
Depois de, no mínimo, quatro meses com o bebê, chega o inevitável momento: a hora da mãe voltar ao trabalho. Mas essa separação não precisa ser traumatizante, apesar de requerer alguns cuidados. Conheça as leis que amparam as recém mamães e as opiniões sobre onde deixar o filho: avós, creche ou babá?




COMPORTAMENTO
Respeitar o tempo, tempo de cada momento e o seu próprio tempo. Usufruir de cada etapa, a do plantio, a da rega, a da colheita! Sem esquecer o tempo de olhar, de orar, de agradecer! Respondamos com sinceridade à pergunta: O que nos leva a ter tanta pressa?





ENTRE JOVENS
Cerca de 22 milhões de jovens entre 16 e 24 anos deve votar nas próximas eleições. Eles se dividem numa maioria que não se engaja politicamente e numa minoria que defende seus pontos de vista. De qual lado os jovens que você conhece está?





SER UM
Apesar do que alardeiam certas correntes do pensamento, o casamento é, sim, uma finalidade da existência humana, que não só serve para “encher o mundo de gente de forma desordenada”, mas para, a partir do amor conjugal, gerar uma fraternidade sempre renovada.





DINÂMICA FAMÍLIAR
Se à escola cabe a metodologia e a didática para um aprendizado excelente; e aos pais, a responsabilidade pela educação e formação de valores; a parceria dessas duas instituições: escola e família, é primordial para a educação eficaz dos filhos.





FILHOS
O processo de desfralde deve acontecer de maneira natural e sem pressão. Na maior parte das vezes, a própria criança indica que está na hora de parar de usar fraldas. Porém, se os escapes persistirem depois dos cinco anos, é necessário orientação médica.





EVANGELHO NA COMUNIDADE
6 de maio 6º Domingo da Páscoa
13 de maio Ascensão do Senhor
20 de maio Solenidade de Pestecostes
27 de maio 8º Domingo do Tempo Comum - Santíssima Trindade



PAZ INQUIETA
“Milhões acreditam que Jesus é o Filho de Deus, mas não vivem o que proclamam. Por isso riem de nossa incoerência. Pregamos uma coisa e fazemos outra”, por padre Zezinho, scj.





SANTO DO MÊS
Santa Zita e Beato Mariano de La Mata Aparício, religioso agostiniano.






FRANCISCO
Há cinco anos, Francisco, o papa que veio “quase do fim do mundo”, está indicando novos caminhos e horizontes possíveis não só para a Igreja, mas também para a sociedade como um todo. Mas seus gestos e palavras entusiasmam e também irritam certos setores da sociedade e da Igreja.





SACRAMENTOS
A indissolubilidade do Matrimônio cristão situa a união de um homem e uma mulher diante de um ideal de vida e convivência, movida por um amor incondicional. Não se trata aqui de um jogo de conveniências, nem de cálculos, pois amor que impõe cálculos não é amor.





IGREJA
Na mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano de 2018, o papa Francisco propõe o antídoto diante da divulgação das chamadas fake news ou, falsas notícias. É importante ler e analisar o documento nas paróquias e comunidades, sobretudo em tempos de eleição no Brasil.





JUVENTUDE E FÉ
Os santos foram pessoas que conseguiram perceber a verdade do tempo e cultivar os valores espirituais, enquanto o tempo permitia, sem jamais se lamentarem pela brevidade da vida, mas sim perceberem a riqueza e a graça contidas em tão breve vida se bem vivida.





ANO LAICATO
Nos últimos anos as Igrejas particulares viram crescer o número de santos, beatos e mártires entre os leigos fiéis. Pessoas que assumiam com entusiasmo e humildade o Evangelho de Cristo dando testemunho luminoso do Salvador.





PANORAMA
O lago de Furnas, popularmente chamado de “mar de Minas Gerais”, encanta os visitantes. A cidade de Capitólio, próxima ao lago, conta com diversos atrativos para toda a família e para os amantes do ecoturismo, além de paisagens de tirar o fôlego.





CINEMA
Há 50 anos o filme 2001, Uma Odisseia no Espaço chegava aos cinemas brasileiros provocando no público o mesmo alvoroço que causou dias antes, em sua estreia nos Estados Unidos. Ainda hoje é considerado um marco do cinema em muitos aspectos: visual, artístico, filosófico e sociológico.





CULTURA
O discurso de Martin Luther King representou e continua representando milhares de cidadãos que, em silêncio, lutavam por seus direitos justos numa sociedade predominantemente racista e preconceituosa. Suas palavras, infelizmente, ainda ecoam como novas nos dias de hoje.





CULINÁRIA
Sorvete de banana usando apenas banana e mais nada. E tem mais: bolo e pudim. Aprenda a fazer essas deliciosas receitas e também a conservar por mais tempo esse alimento rico em vitaminas.





TRABALHOS MANUAIS
Aprenda a fazer um lindo e diferente cartão de dia das mães.




Fonte: Edição 988, Abril 2018
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Liturgia da Palavra
9 de dezembro de 2018 - 2º Domingo do Advento - Ano C - Liturgia da Palavra
Sabor mineiro
A arte culinária é uma das tradições mais significativas de Minas Gerais.
Reconhecer e aceitar os erros
Que nossos erros sejam experiências e lições que impulsionem o crescimento das rosas da liberdade
O mar de Minas Gerais
Entre a serra e a represa, um lugar mágico, com canyons e paisagens deslumbrantes
Santos, beatos e mártires
Quanto mais leigos protagonistas, mais conhecido e amado será o Nosso Senhor Jesus Cristo
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados