Edição 989, Maio de 2018

Data de publicação: 26/04/2018



Prezado leitor,
Com alegria e esperança, em cada página a revista Família Cristã chega à sua residência, em suas mãos, para ser lida, apreciada e partilhada em família, roda de amigos, comunidade.
A edição de maio vem sempre com um colorido especial: o colorido do amor às mães! Mas é bom lembrar que todos os dias são dias de mãe! Da mãe que acaricia seu bebê, que acompanha seu crescimento, que se alegra com suas conquistas. Mas não podemos nos esquecer daquelas mães que veem seus filhos com fome e não têm o que lhes oferecer para matar a fome, daquelas mães cujos filhos são vítimas da violência; e são tantas! Dia de lembrar também das mães que passaram para a vida eterna. E de muitas mães que têm dificuldade de viver o dom da maternidade, por tantos motivos que não compete a nós julgar. Estas mães são sempre acompanhadas pela Mãe Maria, a Mãe de Jesus, neste mês também a ela dedicado!
Mas esta edição é muito especial, pois traz na seção Reportagem uma realidade mundial e do Brasil, sobre a água, como direito e não como comércio. A ganância do ser humano faz “adoecer os rios”. Merece destaque a seção CNBB, com a mensagem final da Assembleia dos Bispos, recentemente concluída e que conclama o povo a lutar pela defesa da vida, de seus direitos e o incentiva a repensar a participação cidadã neste ano eleitoral.
E assim vamos caminhando, na fé e na esperança.
Boa leitura e feliz mês de maio!




ENTREVISTA
A irmã Annette Dumoulin nasceu na Bélgica, mas vive há mais de 30 anos em Juazeiro do Norte, interior do Ceará. Lá é pesquisadora da vida de padre Cícero e, hoje, afirma que ele é santo. Nesta entrevista, ela também fala sobre religiosidade popular e sua “conversão” de religiosa “acadêmica” à religiosa “do povo”.
 
 
 
 
REPORTAGEM
O Brasil é o país com maior quantidade de água doce: 12% do total existente em toda a Terra. Porém, atividades industriais, agropecuária extensiva, mineração, hidrelétricas, ocupação urbana desordenada, poluição das reservas hídricas e as mudanças climáticas ameaçam a qualidade e o direito à água. Algo que é sentido na vida de muitas pessoas.
 
 
 

SAÚDE-E BEM-ESTAR
Uma prática comum no passado, a de uma mãe amamentar diretamente o filho de outra mulher (as amas de leite), hoje é desaconselhada, pois pode trazer riscos para o bebê. No entanto existem os Bancos de Leite Humano, e o Brasil possui a maior rede do mundo.
 
 
 
 

DIREITOS HUMANOS
Embora a Bíblia não fale de direitos humanos, os textos bíblicos são explícitos na defesa da dignidade do povo oprimido pelas autoridades das instituições políticas, econômicas e religiosas de sua época. Mesmo assim, a nossa sociedade cristã está cada vez mais com ódio dos direitos humanos.





POLÍTICA
O País permanece febril. E não dá perspectivas, por hora, de melhorar a situação. A violência e a injustiça continuam a fazer valer sua força ao longo do território nacional. O diálogo fraternal tem sérias dificuldades de prevalecer.





BIOÉTICA
A revista The Economist publicou relatório sobre visões e experiências com cuidados médicos de final de vida no Japão, Itália, Estados Unidos e Brasil. Perguntas como “o que você considera mais importante no final de sua própria vida” e sobre o prolongamento da vida no maior tempo possível, tiveram respostas curiosas dos brasileiros.




POVOS DA FLORESTA
Quais os verdadeiros fatores que levam um governo ou um grupo de empresas a escolher a área para a instalação de um polo industrial com tantos riscos de contaminação da população local? A resposta pode ser alarmante, como aponta esse artigo do Procurador da República, Felício Pontes Jr.





FAMÍLIA
Quem teve ou tem uma pessoa viciada em drogas na família sabe: ao mesmo tempo em que há um esforço para salvá-la do vício, há um processo doentio, em que todos da família precisam de ajuda. Mas a fase pode ser superada e existe ajuda para isso.





COMPORTAMENTO
Do que você tem medo? De ladrão, de barata, de sapo? Do futuro, de perder quem ama, da solidão? Nesse artigo, padre Rodrigo Bernardes Simões nos mostra que vencer os medos é necessário e mostra o exemplo de Jesus, que também sentiu medo, para nossa vida.





ENTRE JOVENS
A jovem Juliene Barros participou no Vaticano da Reunião Pré-Sinodal para o Sínodo dos Bispos, que acontecerá em outubro em Roma, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Nesse artigo, ela conta como foi a reunião que reuniu jovens de todo o mundo e as expectativas para o Sínodo.





SER UM
Quando se entrega a vida conjugal a Deus, pela fé a dois, a família poderá observar uma mudança gradual na própria vida. Quando os filhos percebem que seus pais entregam seus caminhos Àquele que pode fazer acontecer para além dos esforços humanos, ficarão curiosos em ver como isso funciona.





DINÂMICA FAMILIAR
O segredo fecundo é o amor materno, em tudo semelhante ao amor de Deus, sentimento filial que a tudo suporta, perdoa, supera e compreende. Tu, mãe, onde encontras a nutrição de teu segredo de fecundidade?  Onde buscas a vida que te fecunda para a vida?





FILHOS
Ao publicarem sobre os filhos excessivamente na internet, os pais podem expô-los a riscos que vão além de um possível sequestro, como legado digital indesejado, supervalorização da aprovação social e uso indevido das imagens por terceiros.





CRÔNICA
“Se era necessário um alerta mais forte ao meu marido, nunca pedi apoio de minha mãe e sim ía direto pedir apoio de minha sogra. E o resultado era espetacular”.





MATURIDADE
A divertida história de Amélia Franco Diniz, mãe, avó e bisavó, e sua faculdade de Teologia aos 82 anos e, agora, a pós graduação em Liturgia, aos 86. Diz estar gostando do curso, mas vai até onde puder, pois sua saúde anda frágil e quer ter tempo para se dedicar à família, que tanto ama.





O EVANGELHO NA COMUNIDADE
3 de junho 9º Domingo do Tempo Comum
10 de junho 10º Domingo do Tempo Comum
17 de junho 11º Domingo do Tempo Comum
24 de junho 12º Domingo do Tempo Comum - Natividade de São João Batista



PAZ INQUIETA
“Se tenho mãe? Tenho várias! A da terra, que já está no Céu (...),  tenho a do céu, que se chamava Maria, cuidava do lar e era de Nazaré da Galileia e foi a mãe do Messias. E tenho a Igreja, que ainda está na terra e a caminho do céu”, por padre Zezinho, scj.





SANTO DO MÊS
São Pancrácio, adolescente mártir, e Beata Colomba de Rieti, religiosa dominicana.






FRANCISCO
No início de abril, o papa Francisco renovou o convite aos cristãos e cristãs à santidade. Este é o tema central da nova exortação apostólica assinada pelo papa e intitulada “Gaudete et Exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo atual”.





SACRAMENTOS
Ao contrário do que muitos falam, o Matrimônio sempre teve e tem um caráter religioso, em quase todas as culturas, por se tratar da unidade de vida e destino das pessoas. Sem essa consciência, pode-se cair facilmente nos reducionismos na visão e na abordagem do Matrimônio.





IGREJA
Uma agenda intensa com debates e aprovações marcou a 56ª Assembleia Geral. Momentos fortes de discussão sobre a atual situação sócio-política-econômica do País e sobre o tema central: as “Diretrizes para a formação dos presbíteros”.





JUVENTUDE E FÉ
A paciência é uma virtude difícil de conquistar. É uma conquista! Ser paciente é ser cristão, confiante em Deus e entender que quando tudo está fora de nossas mãos e não há mais nada a fazer, é preciso saber esperar.





PANORAMA
Chapada dos Guimarães: para qualquer lado que se olhe, um capricho da natureza na paisagem, de onde também se pode observar as marcas deixadas no arenito e encontrar fósseis de conchas do mar, ossos de dinossauros e até dunas do antigo deserto, que revelam o passado da região.





CULTURA
O idealizador do Marco da Paz, Gaetano Brancati Luigi, nascido na Itália, mas brasileiro de coração, descreve sua linda e marcante história de vida, sempre acompanhada pelo desejo de fazer alguma coisa concreta em favor da paz.





CULINÁRIA
Mimos para as mamães: receitas deliciosas para fazer para as mães.






TRABALHOS MANUAIS
Um quadro de flor para as mães.




Fonte: Edição 989, Maio de 2018
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Uma fé humana!
A vivência de fé será levada, sem grandes esforços ou planejamento prévio, para uma vida comunitária
A cidade de Nossa Senhora
Para compreender a história da Padroeira do Brasil, deve-se conhecer um pouco da história da cidade
Liturgia da Palavra
14 de outubro de 2018 - 28º Domingo do Tempo Comum - Ano B - Liturgia da Palavra
Fórmulas de energia
Pratos à base de amendoim fazem parte da cultura do Brasil e de seus países vizinhos
O mundo não vai bem
Coloquemo-nos de joelhos e oremos pelas mulheres e pelos homens que posam nus em outdoors
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados