Culinária de Páscoa

Data de publicação: 04/05/2018

Na culinária de páscoa, quem é o protagonista?


O ovo, símbolo universal de fertilidade, de renascimento e de transformação, é a estrela da festa quando pensamos em cozinha no período de Páscoa. Colorido, enfeitado, em casquinha ou recheado, real ou simulado, é ele o primeiro a despontar em todos os espaços.
Versátil, barato, acessível, protagonista ou coadjuvante, o ovo de galinha está presente na maioria dos pratos. Sem ele, nem pensar em festa, pois são raras as receitas, tanto salgadas como doces, que dispensam esse convidado especial. 
Nesta edição, vamos apresentar o nosso ilustre personagem em diferentes visuais.

Ovos coloridos
Se você tem em casa guardanapos de papel decorados, ou para decoupage, é muito fácil fazer lindos ovos com essas decorações. Eu aproveitei tudo o que tinha à disposição. Figurinhas coloridas, decalques, lantejoulas e até pincéis para acabamentos. É só colar, harmoniosamente, o que você quer sobre a casquinha e depois passar um verniz incolor para artesanato. Pronto! Recheie os ovos com o que preferir. Eu recheei com jujubas pequenas, pois as crianças amam. Feche os ovos com um saquinho plástico e deixe as crianças se divertirem.





Ovos em casquinha de chocolate

Ingredientes para a casquinha

•500 g de chocolate branco em barra
•10 bexigas de aniversário pequenas
•Manteiga para besuntar
Modo de preparar
Encha as bexigas no formato de um ovo pequeno e lave-as bem. Unte as mãos com manteiga e besunte os balõezinhos. Reserve. Em um refratário seco, coloque o chocolate em pedaços e leve ao micro-ondas em potência média por um minuto. Mexa com uma espátula seca e, se for preciso, volte ao micro-ondas até derreter. Cuidado para não queimar. Na dúvida faça isso de 15 em 15 segundos.  Mergulhe o balão no chocolate até estar próximo ao nó. Deixe escorrer um pouco e, sobre um pedaço de papel-alumínio, vá firmando o balão até formar uma pequena base. Leve imediatamente ao freezer e, assim que firmar, retire o excesso da base. Leve à geladeira até o chocolate ficar bem firme. Fure o balão e deixe-o murchar. Com o auxílio de um cabo de colherinha, vá destacando o balão e retirando-o da casquinha de chocolate. Requer um pouco de paciência, mas vale a pena!

Ingredientes para o recheio
•4 claras
•12 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparar
Bata as claras em neve e acrescente o açúcar. Bata até obter o ponto de suspiro. Preencha as casquinhas e coloque-as novamente na geladeira.

Ingredientes para os fios de ovos
•4 gemas
•1 xícara e ½  (chá) de açúcar
•1 xícara (chá) de água
•½ colher (sopa) de vinagre
•1 colher ( sobremesa) de essência de baunilha
Modo de preparar
Bata levemente as gemas e passe por uma peneira fina. Reserve. Em uma panela larga, coloque o açúcar e a água. Leve ao fogo até formar uma calda rala. Acrescente a essência de baunilha e o vinagre. Coloque as gemas em uma bisnaga e, em movimentos circulares, vá despejando-as na calda, que deve estar fervendo em fogo mínimo. Cozinhe os fios por um minuto e com um garfo vá transferindo-os para uma peneira.
Segredinho: Se preferir, pode rechear as casquinhas com musse de limão ou com gelatina. Arrisque outros recheios. Invente!
 

Ovos no cestinho de pão

Ingredientes
•4 fatias de pão de forma
•4 ovos
•2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
•Sal a gosto
•Manteiga para untar

Modo de preparar
Aqueça o forno em 180 ºC. Tire as bordas da fatia de pão ou, se preferir, faça uma circunferência com a borda de uma caneca larga. Com um rolo ou garrafa de vidro, abra a forma do pão até ficar fina e espessa. Unte forminhas de empadinha e encaixe nelas as fatias de pão formando um cestinho. Quebre o ovo no cestinho do pão, tempere com o sal e o queijo a gosto. Leve ao forno, pré-aquecido, até que o ovo esteja cozido no ponto de sua preferência. São suficientes 15 a 20 minutos.
Segredinho: Aqui também você pode inventar temperando os ovos com ervas ou colocando no cestinho pedacinhos de bacon frito, presunto, queijo etc. Invente!

Por, Carmen Maria Pulga        




Fonte: FC edição 987, Março de 2018
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Bolos de liquidificador
Não há quem não se renda ao cheirinho de um bolo caseiro sendo assado.
Caldos, sopas e consumês
Neste inverno, além dos cuidados com a pele, é importante se preocupar com a alimentação.
Conservas caseiras
Resgate o antigo hábito de fazer conservas caseiras. Além da economia, aproveitando os legumes.
Páscoa
Na Páscoa, é muito comum as famílias se reunirem para uma confraternização.
A fruta do mês
Para se alimentar melhor e ainda economizar, os nutricionistas orientam o consumo de frutas
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados