Fc de Junho 2018

Data de publicação: 24/05/2018

Comemoramos com vocês!

Amigos(as) leitores(as),
A revista Família Cristã, edição de junho, avançando no tempo e com o tempo, está em suas mãos com aquelas leituras que vocês esperam, neste mês de festas juninas, em que comemoramos tantos santos amados por todos nós: São Pedro e São Paulo, São João Batista e Santo Antônio. Esses santos dão um colorido especial ao mês de junho, com tradicionais e bonitas festas nas escolas, onde os alunos, professores, pais entram em contato alegre com nossa cultura.
Para tornar ainda mais alegres e festivas essas datas religiosas e culturais, Paulinas celebra seu aniversário!  No já distante 15 de junho de 1915, o Bem-aventurado Tiago Alberione fundava a Pia Sociedade Filhas de São Paulo, também conhecida como Irmãs Paulinas. São 103 anos de existência, de presença evangelizadora no mundo, com o testemunho de seus membros, colaboradores da missão e ação evangelizadora na Igreja e na sociedade.
O aniversário é nosso, mas vocês são convidados a celebrar conosco. Temos novidades em nossa missão, pensando especialmente na facilidade de acesso à Palavra de Deus expressa de muitas e diferentes formas: cursos, palestras, encontros de oração. Expressões de comunicação da Palavra de Deus encarnada que contribuem para dar a cada dia um novo sentido à vida, desde a infância até a maturidade!
O aniversário é de Paulinas, mas a celebração é de todos os nossos colaboradores e interlocutores na missão evangelizadora!
 


Entrevista
Na esteira da Semana Mundial do Meio Ambiente, celebrada em 1º de junho, Roberto Malvezzi, assessor da Rede Eclesial Pan-Amazônica fala sobre os problemas ambientais do Brasil, os quais atingem toda a sociedade, sobretudo os mais necessitados.



Reportagem
Como fenômeno, a migração internacional sempre foi uma realidade na história da humanidade. Na perspectiva bíblico-teológica temos a própria Família de Nazaré, que teve de fugir da perseguição do rei Herodes. Por isso a proposta da Igreja foi sempre acolher, proteger e integrar os imigrantes e refugiados.





Bioética
Nos últimos anos o diálogo entre cristãos e budistas trouxe uma importante contribuição em termos de mútua compreensão e conhecimento, bem como estreitou as relações de cooperação com o objetivo de promover uma cultura de paz e de não violência.





Direitos humanos
A tragédia do 1º de maio no centro da cidade de São Paulo, onde o prédio desabou matando pessoas e desabrigando centenas de outras, expõe uma ferida aberta na maior cidade da América Latina. E ainda perseguem e criminalizam os movimentos de moradia, dizendo que estão preocupados com a segurança das famílias. Que família está segura sem moradia?




Política
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atual crise econômica acentuou o poder dos ricos. O grupo dos 1% mais abastados entre os brasileiros teve um rendimento médio 36,1 vezes acima do que recebia a metade mais pobre da população em 2017. É uma concentração de renda desproporcional até para o padrão global.




Saúde e bem-estar
A adoção de algumas medidas simples colabora para a manutenção da saúde da pele o ano todo. Saiba o que é preciso fazer para não deixar o ressecamento atingir sua pele, que vão além de beber água, sobretudo nessa época do ano em que muitas regiões do país sofrem com as baixas temperaturas.




Povos da floresta
Uma decisão da Corte Suprema da Colômbia em abril deste ano decidiu que a Amazônia possui direitos. Não os habitantes, mas o ecossistema. A ação foi proposta por 25 jovens entre 7 e 26 anos, representados pelos advogados da prestigiada organização não governamental De Justicia. A Amazônia colombiana é responsável, dentre muitas outras coisas, pelo abastecimento de água da capital, Bogotá.




Família
Não faz muito tempo, os animais de estimação ficavam do lado de fora da casa. Mas os tempos mudaram. Bicho agora é gente da família. Mas é preciso cuidado. A humanização excessiva dos animais de estimação pode causar problemas a eles e ainda revelar certos problemas nos donos.





Dinâmica familiar
Os pais paralisaram seu olhar no ciclo infantil, na lembrança da criança dócil e obediente, cujas necessidades podiam ser supridas por eles e dentro de casa. Na adolescência não é mais assim. E os pais, despreparados, enfrentam dificuldades.





Ser um
Todo casal que se une por amor, no amor e para amar deve buscar compreender o grande mistério da fé e vivê-lo da melhor maneira possível no dia a dia. Se o casal celebrou o Sacramento do Matrimônio, essa é uma exigência.





Maturidade
Mulher guerreira, dra. Maria Bela Lima, que assumiu a árdua tarefa de receber os bebês para povoar as nossas famílias. Não quis se casar, mas há 28 anos faz seis partos por dia. Sua dedicação é estar 100%, disponível, para atender às mulheres, numa dedicação sem precedentes!





Filhos
O que fazer se houve uma discussão entre o casal na presença do filho? Como fazê-lo entender que é normal, nas relações humanas, termos conflitos, mesmo com as pessoas que amamos? É preciso ficar atento, pois além do sofrimento gerado, poderão aprender a se comportar do mesmo modo inadequado.




Entre jovens
Jornada Mundial da Juventude de 2019 está chegando! O Panamá foi escolhido para ser a capital da juventude católica no mundo em 2019 e reunirá em um só lugar jovens de todas as etnias, raças e culturas juntos com o Papa.





Comportamento
Falar do amor verdadeiro ou incondicional é o mesmo que fomentá-lo no seio de um mundo globalizado, porque se cada um de nós tivéssemos o amor radicado em nossos pensamentos e ações, nenhuma coisa senão o amor seria o fruto do nosso agir e pensar.





Mesa da Palavra
01 de julho 13º Domingo do TC. São Pedro e São Paulo apóstolos - solenidade
08 de julho 14º Domingo do Tempo Comum
15 de julho 15º Domingo do Tempo Comum
22 de julho 16º Domingo do Tempo Comum
29 de julho 17º Domingo do Tempo Comum


Francisco
Nas duas questões de grande relevância que envolvem as Igrejas do Chile e da Alemanha o papa não quis decidir sozinho sobre os problemas específicos de cada país, mas quis envolver as Igrejas locais no caminho comunitário do discernimento. Mostra, assim, uma mudança de rota para a igreja, com mais colegialidade.




Santos do mês
Santa Ema de Gurk, religiosa, e bem-aventurado Inácio Maloyan, sacerdote mártir.






Igreja
Devoção e resistência. Devoção, que significa “dedicar-se a algo”; e resistência, “propriedade de um corpo que reage”. Diante dessas duas palavras e a partir do sentido que elas evocam, podemos começar a falar de religiosidade ou piedade popular.





Juventude e fé
Qual foi seu primeiro amor? Pergunta perigosa, não é? É bom rever a vida depois de um tempo e reconhecer que aquilo que parecia essencial ou fundamental em um momento da nossa vida, torna-se desnecessário ou supérfluo no outro, mas que tudo, de alguma forma, contribuiu para sermos quem somos.




Sacramentos
O modo como vem acontecendo o momento da celebração do Matrimônio é preocupante. Não falamos isso como uma agressão, nem mesmo como um julgamento moralista, mas como uma sincera e justa preocupação litúrgica e pastoral.





Ano do Laicato
Um dos maiores legados do Ano Nacional do Laicato, que ocorre no Brasil desde 26 de novembro de 2107 a 25 de novembro deste ano, é sem dúvida a construção em cada Diocese do país de um Plano de Formação para o Laicato. Conheça as ações já em andamento.





Paz inquieta
“Fale ao Criador sobre os filhos desnaturados que estão no pecado. Se não se converterem de verdade, será impossível impedir que continuem a fazer o mal que fazem, são assassinos e sabem que são”, por padre Zezinho, scj.





Cultura
Maria-fumaça, apitos, trilhos, estações, maquinistas. A história do trem se entrelaça com a do desenvolvimento econômico, político e social do Brasil. Mas, diferentemente da Europa e dos Estados Unidos, aqui ele foi desvalorizado com o passar dos anos e dos governos.





Cinema
“O amor é o único caminho”, este é o tema que perpassa o filme Paulo Apóstolo de Cristo, do diretor Andrew Hyatt. O relato, baseado na segunda Carta a Timóteo, narra os últimos dias de vida de Paulo, interpretado por James Faulkner.





Culinária
Quem resiste à delícia de um bolo úmido e fofinho? Se for de mandioca ou fubá, então? Dicas de receitas deliciosas para uma das festas mais gostosas do ano: a Festa Junina.





Panorama
A cerca de uma hora da cidade de São Paulo, numa simpática estrada em meio à natureza abundante da Mata Atlântica preservada, fica o Roteiro do Vinho, no município de São Roque. Programa para toda a família, é possível encontrar adegas, vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas e centros de lazer e entretenimento.




Fonte: Fc edição 990, Junho de 2018
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Saúde verde
Importância da identificação correta de plantas como ferramenta segura de práticas terapêuticas
Liturgia da Palavra
12 de agosto de 2018 - 19º Domingo do Tempo Comum - Ano B - Liturgia da Palavra
A sede do Mar Morto
O Mar Morto, devido ao uso excessivo de sua água,perdeu 35% de sua extensão nos últimos 60 anos
Alecrim e Alfavacão na cozinha
Alecrim também faz um ótimo chá, com efeitos, entre eles o de relaxante muscular e digestivo.
Liturgia da Palavra
05 de agosto de 2018 – 18º Domingo do Tempo Comum – Ano B – Liturgia da Palavra
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados