Muito serviço na mesma Igreja

Data de publicação: 22/06/2018

Muitos serviços na mesma Igreja


Por, Frei Luiz S. Turra

O fato de existir um ministério especial não quer dizer que seja um ministério exclusivo

Em nenhum tempo e nenhum lugar, a Igreja pode pensar-se apoiada em privilégios e acomodada em títulos e poderes. A Igreja só será Igreja de Cristo se estiver em estado permanente de missão. “A Igreja é missionária por natureza” (Ad Gentes, AG, nº 2). A missão “é o paradigma de toda a obra da Igreja” (Evangelii Gaudium, EG, nº 15). Estar em missão significa posicionar-se como servidora, assim como Cristo, que “não veio para ser servido, mas para servir e dar a própria vida como resgate por muitos” (Mt 20,28).
É significativa a oração sacerdotal de Jesus quando confirma ao Pai ter realizado sua missão: “Eu te glorifiquei na terra completando a obra que me deste para fazer. Agora, glorifica-me em ti” (Jo 17, 4). Essa missão cumprida por Jesus necessita ser continuada pela Igreja a serviço da humanidade até o fim dos tempos. Para isso, Jesus envia o Espírito Santo confirmando sua missão “continuadora”. A referência a Cristo é que autoriza a missão da Igreja. Não é uma aventura, mas uma atualização da salvação que Cristo conseguiu. Cabe à Igreja promover o Reino até sua plenitude.

As três dimensões – A Igreja, em sua missão ministerial, atualiza as mesmas dimensões e características da missão de Cristo.

Dimensão profética ou da Palavra: Diversos ministérios mencionados no Novo Testamento se ordenam e convergem em torno da Palavra: os apóstolos, os profetas, os mestres, os evangelizadores (cf. At 13,1; 1Cor 12,28; 14,3; Ef 2,20). O anúncio da Palavra é o primeiro objetivo dos serviços internos da comunidade (cf. 1Cor 12,8; Rm 12,6-8; Hb 13,7). Hoje essa dimensão continua fundamental e tão necessária como nunca. Concretiza-se no ministério da evangelização, pregação, homilia, o ensino, a catequese e o testemunho da fé, na palavra e nas ações cotidianas.

Dimensão da caridade ou diakonia: Já que seremos todos julgados pelo amor-caridade, confirma-se a importância fundamental desta dimensão, na vida e na missão da Igreja. Não cabe no corpo de Cristo qualquer divisão nem discriminação (cf. Gl 3,26-28). A mensagem mais acreditável dos cristãos ao mundo é sua unidade no amor fraterno (cf. Jo 17,23; 1Jo 2,24; 4,11). A visibilidade do Reino que Jesus confirmou se concretiza na opção pelos mais necessitados de vida. Esta deve ser a atenção preferencial da Igreja (cf. At 4,32-37; 6,1-6; 11,29-30; Rm 12,8-13; 15,26-27). A superação da cultura da indiferença pela solidariedade pede gestos concretos e pessoas determinadas que se dediquem a este serviço (cf. At 4,32; 6,1-6). Nesta dimensão básica para a veracidade da Igreja, concentram-se os ministérios da hospitalidade e acolhida, da atenção aos enfermos, da caridade organizada e promoção humana, das pastorais sociais e libertação política. Toda a luta pela justiça, pela paz e ecologia confirma uma Igreja a serviço do Reino.

Dimensão do culto ou liturgia: “A liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana toda a sua força” (Sacrosanctum Concilium, SC, nº 10). Esta dimensão sacerdotal se une intimamente às demais dimensões. O serviço do culto acontece de muitos modos: a reunião nas casas, as assembleias litúrgicas, os hinos e as ações de graças (cf. At 2 e 3; 1Cor 10 e 11). Pedro e Paulo também conferem a outros a missão de batizar (cf. At 10,48; 19,5-6; 1Cor 1,14-17); aos apóstolos é confiada a celebração da ceia eucarística (cf. Lc 22,14-19) e lhes é recomendado o ministério da reconciliação (cf. Jo 20,21-23). O exercício desta dimensão envolve a ordenação, a celebração e os serviços para promover a participação ativa, consciente e frutuosa dos cristãos. Deve-se promover aqui o louvor a Deus e a santificação das pessoas. Servem a esta dimensão os ministérios litúrgicos, desde a presidência da Eucaristia e demais sacramentos até o desempenho das diversas funções: acolhida, leitorado, acolitado, canto, música etc.

Serviço de comunhão – Toda a riqueza e variedade de ministérios, mesmo com sua hierarquia necessária e suas atribuições diferentes, necessita cultivar e promover a comunhão, como elemento básico da identidade da Igreja. A presidência e a direção estão destinadas ao serviço da comunhão. Os ministros de Cristo, a seu exemplo, devem promover a comunhão, sem a qual comprometemos a credibilidade da vida e missão da Igreja. O Concílio Vaticano II afirma: “Há na Igreja pluralidade de ministérios, mas unidade na missão” (Apostolicam Actuositatem, AA, nº 2).

A Igreja servidora da vida não se serve do Sacramento da Ordem para garantir privilégios e privilegiados, mas para garantir que a missão de Cristo chegue a nós de forma comprometida e autenticada para servir sacramentalmente. O fato de existir um ministério especial não quer dizer que seja um ministério exclusivo. A intensidade do compromisso ordenado implica mais atenção, maior cuidado e melhor serviço à globalidade para o dinamismo eclesial. “É necessário suscitar em cada batizado e em cada forma de organização eclesial uma forte consciência missionária que interpele o discípulo missionário a ‘primeirar’, isto é, a tomar iniciativa, a sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo” (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, DGAE, nº 38).






Fonte: Fc edição 979, Julho de 2017
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

O Anjo Bom do Brasil
Irmã Dulce,a religiosa que conquistou o coração do povo brasileiro será canonizada.
Mesa da Palavra
13º. Domingo do Tempo Comum - Ano C • 30 de junho de 2019 - Solenidade de São Pedro e São Paulo
Mesa da Palavra
A fé cristã professada pela Igreja Católica é de tal forma complicada, que só pode ser verdadeira.
Mesa da Palavra
Solenidade de Pentecostes.Quando ele vier, conduzirá os discípulos à plena verdade.
Mesa da Palavra
A refeição e a pesca são dois acontecimentos unidos na mesma narrativa
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados