Edição 991, Julho de 2018

Data de publicação: 28/06/2018

Edição 991,  Julho de 2018


Prezados(as) leitores(as),
A revista Família Cristã do mês de julho que você tem em mãos é mais um número de sua revista portadora de boas notícias, em meio a tantos desafios e desencontros vividos em nosso País neste tempo de muitas e falsas notícias. Nossa finalidade é contribuir com sugestões para a vivência cotidiana da fé, da solidariedade e cultura em todos âmbitos da vida.
Por isso, nesta edição, destaque para a Entrevista, sobre o suicídio, um mal disseminado no mundo e em nosso País; a Reportagem, oferece um texto sobre o encontro das Famílias com o Papa, na Irlanda, no próximo mês de agosto, pode contribuir para a preparação das famílias, sobre um tema tão atual. Nesta edição iniciamos uma nova Seção, na Editoria de Religião: Concluímos os Sacramentos e Frei Luiz Turra dá início a uma nova série de reflexões sobre o tema central de nossa fé: O Credo.
Em sintonia com o pensamento do Papa Francisco, citamos nesta carta, a homilia do papa na celebração da Eucaristia, Casa Santa Marta, no Vaticano, no dia 17/6, apenas lembramos um pensamento de sua extensa homilia: A comunicação deve ser verdadeira, pois todas as ditaduras do passado começaram com a comunicação caluniosa, a pessoas ou instituições. Muito atual e expressiva essa palavra do Papa neste tempo da história, no mundo e por que não dizer, no Brasil!
Isso nos recorda que a comunicação verdadeira tem como base o Evangelho de Jesus Cristo nas variadas culturas.



ENTREVISTA
A quantidade de suicídios no Brasil aumenta a cada ano. Na entrevista desse mês, o psiquiatra dr. Neury José Botega, especialista no assunto, aborda o tema, elenca causas e mostra caminhos para a prevenção desse mal que atinge adolescentes, adultos e mesmo crianças.



REPORTAGEM
No local menos ensolarado do Brasil é possível gerar mais eletricidade solar do que no local mais ensolarado da Alemanha, país líder no uso da energia fotovoltaica. Mesmo atrasado, o Brasil começa a dar passos importantes no uso desse tipo de geração de energia verdadeiramente limpo.



DIREITOS HUMANOS
A história de Sula, mulher negra, viúva, mãe de cinco filhos e portadora da doença de epilepsia, mostra que a participação e o engajamento na sociedade podem ser canais de libertação social. Participar exige tomar parte, conhecer, interagir e agir em processos de transformação social.





POLÍTICA
Aumentam manifestações nas redes sociais pela intervenção militar, sintomaticamente ao mesmo tempo em que estudos mostram a ruína das autoridades institucionais. O Executivo, o Legislativo e o Judiciário perderam o respeito da sociedade – e a imprensa com eles.





SAÚDE e BEM-ESTAR
Nessa época é comum aparecer a tão temida conjuntivite. Mas será conjuntivite ou terçol? Os sintomas são parecidos, mas têm causas e tratamentos diferentes. Conheça as diferenças e saiba como evita o contágio e se proteger melhor nesse tempo.





POVOS DA FLORESTA
Várias instituições se mobilizam contra o projeto de lei que altera, para pior, o uso de agrotóxicos na agricultura, como o Instituto Nacional de Câncer, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e mais de 300 organizações não governamentais.





BIOÉTICA
Corrigir uma deficiência visual através da genética é um melhoramento importante e desejável. Porém já se considera seriamente as possibilidades de “transumano”, através de melhoramentos biotecnológicos das capacidades humanas biológicas, tais como tempo de vida, tipo de personalidade e inteligência.
 



FILHOS
Os pais não precisam exigir que os filhos mudem a história do mundo, mas é fundamental que os estimulem a ter coragem de sonhar e pensar grande e a deixar a sua marca no mundo fazendo a diferença. Contar com a segurança dos pais é muito importante nesse processo.





DINÂMICA FAMILIAR
Enquanto uns nascem e crescem para a vida terrena, outros envelhecem e partem para a vida eterna. Os opostos do ciclo da vida ocorrem num uníssono instante no espaço familiar. O jogo da vida propõe a compreensão dos contrários, e o quebra-cabeça dos opostos solicita adequação familiar.





SER UM
A Igreja preocupa-se em fazer chegar às famílias a notícia excelente de Jesus Redentor, revelador do Pai, cheio de bondade e misericórdia. Para nós, casais, que temos a missão de anunciar em meio ao mundo desconstruído por tantos males, entender e buscar a Palavra é essencial, junto com a oração.





MATURIDADE
Há mais idosos, seja por opção ou falta dela, empreendendo o próprio negócio. Para facilitar a vida deles surgem iniciativas que os ajudam a chegar onde querem, como cursos e treinamentos especializados para esse grupo etário, que muito pode contribuir para o avanço econômico e realização pessoal.





COMPORTAMENTO
Infelizmente, grande parte de nossa sociedade está tão habituada a uma postura cínica que não se escandaliza mais. Há aqueles que agem como se o cinismo fosse uma necessidade, uma forma de enfrentar a realidade. De modo algum! O cinismo não é uma possibilidade saudável de expressão. É uma falha no caráter.




FAMÍLIA
O IX Encontro Mundial das Famílias acontece no próximo mês, na Irlanda. O papa Francisco confirmou a presença no evento, cujo tema é “O Evangelho da Família: a alegria para o mundo”, e vai discutir sobretudo a Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Amoris Laetitia”.





ENTRE JOVENS
As eleições se aproximam e mais de 5 mil jovens de todo o Brasil responderam à pergunta: “Se você pudesse acabar com algo no mundo, o que seria?”. O resultado mostrou a vontade dos jovens de eliminar atitudes preconceituosas e intolerantes. Com 46,02% a opção “corrupção” foi a mais apontada.





MESA DA PALAVRA
5 de agosto 18º Domingo do Tempo Comum
12 de agosto 19º Domingo do Tempo Comum
19 de agosto 20º Domingo do Tempo Comum – Assunção de Nossa Senhora
26 de agosto 21º Domingo do Tempo Comum



PAZ INQUIETA
“Por que razão foram a um tatuador para marcar alguma área do corpo, até mesmo nas partes íntimas, às vezes com o nome do namorado ou da mulher dos seus sonhos?  É mais do que um anel e uma aliança? É declaração de amor por alguém ou por si mesmo?”, por padre Zezinho, scj.





FRANCISCO
O Salmo 34 afirma: “Este pobre grita e o Senhor o escuta”. Essa frase é o título da mensagem enviada pelo pontífice para o 2º Dia Mundial dos Pobres, a ser realizado no dia 18 de novembro deste ano.





SANTO DO MÊS
Santos Sete Irmãos, mártires, filhos de Santa Felicidade; e Bem-aventurada Catarina Tekakwitha, virgem, primeira americana pele-vermelha a ter sua santidade reconhecida pela Igreja. Foi nomeada pela Igreja Padroeira da Ecologia e do Meio Ambiente





IGREJA
Ao longo dos séculos, a Igreja Católica sempre ensinou que o casamento é indissolúvel e esse ensinamento ainda é válido. Mas em “Amoris Laetitia”, papa Francisco abre a possibilidade de os casais em segunda união receberem os sacramentos, abrindo, também, uma nova discussão na Igreja.





JUVENTUDE E FÉ
Nossa humanidade às vezes se torna o adjetivo para nossas fragilidades mais profundas, como se o fato de sermos humanos nos permitisse errar. No caso da espiritualidade, pode ser a explicação para o pecado. Mas dar a permissão da justificativa não nos dá a concessão do comodismo ou da estagnação no pecado.




CREIO
A partir desse mês começamos uma nova série de reflexões na Revista Família Cristã, agora sobre a oração do Credo. E a primeira experiência no ato de crer não se faz com a inteligência. Num primeiro momento não cremos em conhecimentos. A fé parte do coração.





ANO DO LAICATO
É na família e no ambiente de trabalho que os cristãos leigos e leigas passam a maior parte de seu tempo. E é nesse lugar do cotidiano que os cristãos não devem viver de forma “automática”, mas ser luz e sal, sem dar margem para a dominação e o consumismo.





PANORAMA
Papa Francisco escolheu a Irlanda para o IX Encontro Mundial das Famílias. Com uma história muito rica, esta pequena ilha situada a noroeste da Europa dispõe de cultura tradicional, com um contexto histórico que remonta há 9 mil anos. Nela, encontram-se sítios da Idade da Pedra, ruínas de castelos e cidades medievais.




CULTURA
Existe na cidade do Rio de Janeiro (RJ), uma casa grande, com um generoso quintal, pomar, horta, biblioteca e salas repletas de referências culturais. É o Instituto Tear, instituição referência nas áreas de arte, educação e cultura, frequentada por crianças e adolescentes que vivenciam um aprendizado diferenciado.




CULINÁRIA
Neste inverno é importante se preocupar com a alimentação. As sopas e os caldos são refeições nutritivas e saborosas, que podem ajudar a prevenir alguns problemas de saúde, como gripes e resfriados. É a alimentação ajudando a manter a saúde.





TRABALHOS MANUAIS
Transformando lixo eletrônico em arte! Algo que pouco se faz e que tanto bem pode fazer ao meio ambiente e trazer benefícios benéfico para quem gosta e se dedica à arte.






Fonte: Fc edição 991, Julho de 2018
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Cor e calor para a amizade
A ave constrói o ninho até os filhotes aprenderem a voar, e o homem constrói um lar
Durma bem sem a apneia
A apneia é um distúrbio do sono que pode trazer sérios problemas para a saúde
Música e fé!
É quase impossível falar de espiritualidade da juventude sem falar de música cristã
Uma Igreja sem medo
Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e suja por ter saído pelas ruas, a uma Igreja doente
Educação que vem de casa
Delegar a educação dos filhos às escolas se tornou comum nos dias de hoje
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados