Edição 993, Setembro de 2018

Data de publicação: 27/08/2018


Edição 993,  Setembro de 2018




Amor em gestos
Nossa vida cotidiana é marcada por momentos de alegria, outros sofridos, por encontros e desencontros, mas temos sempre um raio de esperança e fé que iluminam esses momentos. A revista Família Cristã, edição de setembro, quer colaborar para que a vida de cada leitor seja marcada por muitos momentos de fé e esperança. E apesar de tudo, motivos para isso não nos faltam.
Nesta edição, destacamos a reportagem com um testemunho de solidariedade que precisa ser lido nas linhas e entrelinhas: dra. Iracema Ribeiro, filha da terra, ou melhor, da ilha, descobriu um caminho de retorno a seu povo com o alívio da medicina, do carinho para aliviar o sofrimento proporcionando conforto, bem-estar e alegria aos povos ribeirinhos.
A Igreja no Brasil celebra o Mês da Bíblia, indicando a leitura, aprofundamento e vivência da Palavra de Deus, fonte de vida, fé e encontro com o Deus Vivo.
Estamos em fase de campanha eleitoral. Estejamos atentos, acompanhando as orientações da Igreja, que indica critérios na escolha de candidatos a cargos eletivos. Não deixemos que nos roubem a esperança com discursos vãos! Dialoguemos, participemos de encontros de fé e política realizados nas dioceses, paróquias, comunidades. Estaremos assim contribuindo com a construção de um Brasil mais justo, humano e solidário.
Feliz e abençoado mês de setembro! 




ENTREVISTA
Biólogo e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz do Ceará, Fernando Ferreira Carneiro, explica as sérias implicações da nova lei sobre os agrotóxicos.




REPORTAGEM
A médica Iracema Queiroz Ribeiro e seu Projeto Saúde Solidária, que tem como objetivo atender a população ribeirinha da mesorregião do Marajó.






BIOÉTICA
O problema da falta de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva dos hospitais públicos no Brasil expõe a difícil decisão que recai sobre o médico a ter que escolher qual paciente será atendido.





DIREITOS HUMANOS
O caso da Nicarágua e do governo de Daniel Ortega mostram o desastroso resultado da união da esquerda com as políticas neoliberais.






POLÍTICA
Papa Francisco afirmou, em maio, que acompanha de perto e com tristeza o assassinato de lideranças comunitárias, de indígenas e de políticos que atuam em prol das minorias.





SAÚDE E BEM-ESTAR
Crescem as queixas de hérnia de disco em adultos. Aprenda de forma simples sobre essa doença, qual o tratamento disponível e, principalmente, como preveni-la.





POVOS DA FLORESTA
Um pouco sobre a incrível história da Missão Catrimani, projeto da Diocese de Roraima, que, na década de 1960, enviou dois missionários - padres Bindo Meldolesi e Giovanni Calleri -  para fundar a missão.





FAMÍLIA
Dia 21 é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Apesar do preconceito que ainda existe, leis garantem seus direitos, com muitas conquistas para comemorar.





FILHOS
Seu filho anda com comportamento agressivo e autoritário? Saiba que isso pode ser um sintoma da síndrome do imperador. Saiba como reverter este quadro.





MATURIDADE
Com o envelhecimento da população, será cada vez mais comum um ambiente de trabalho em que o idoso e o jovem trabalhem juntos.






DINÂMICA FAMILIAR
Pessoas com identidades bem elaboradas e com adequada autoestima têm mais chances de serem felizes nos seus relacionamentos.






SER UM
Da arrumação da casa à promoção da esposa que passa a ganhar mais que o marido, tudo deve ser partilhado e vivido com alegria, afinal não são dois, mas uma só carne.





COMPORTAMENTO
É possível discordar sem brigar? Numa sociedade de ânimos acalorados, descubra como ter um diálogo saudável, onde o equilíbrio entre falar e ouvir é vital.





ENTRE JOVENS
O ter cedeu lugar ao usar para a atual geração de jovens adultos; uma ideia que impacta profundamente o cotidiano das relações sociais e comerciais.





MESA DA PALAVRA
7 de outubro 27º Domingo do Tempo Comum
14 de outubro 28º Domingo do Tempo Comum
21 de outubro 29º Domingo do Tempo Comum
28 de outubro 30º Domingo do Tempo Comum



PAZ INQUIETA
“A Bíblia não é um só livro: são muitos; e não são apenas milhões de palavras: é A PALAVRA, que, como um longo e largo rio, escorre pela História do povo hebreu e dos povos cristãos”, por padre Zezinho, scj.





IGREJA
A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com as instituições bíblicas, escolheu o livro para ser estudado. Neste ano, Mês da Bíblia, é o da Sabedoria.





SANTO DO MÊS
Santa Hildegarda de Bingen, Abadessa Beneditina, morreu aos 82 anos, no dia 17 de setembro de 1179. Em 1979, por ocasião dos 800 anos de sua morte, o papa São João Paulo II a declara Doutora da Igreja Universal.





FRANCISCO
Mais de 70 mil jovens provenientes de cerca de 200 dioceses de toda a Itália peregrinaram até o Circo Massimo para se encontrar com o papa no evento “Por mil estradas rumo a Roma”.





JUVENTUDE E FÉ
É óbvio que há um clima de insatisfação e uma postura de indignação com a política atual e com a situação de corrupção do Brasil, e momentos assim levam a posicionamentos extremos! E aqui está o risco!





CREIO
Se toda a Bíblia fala de Deus, não o faz com a preocupação de nos provar a existência ou as características divinas, mas o faz para reconhecermos a Sua presença em todas as Suas obras e na história humana.





ANO DO LAICATO
Um dos legados do Ano Nacional do Laicato é estimular a atuação dos cristãos leigos e leigas na democracia participativa e na democracia direta. Conheça o que são esses mecanismos previstos na Constituição.





PANORAMA
Arte e natureza se fundem no Instituto Inhotim, onde os visitantes têm experiências múltiplas em um dos maiores centros de arte contemporânea a céu aberto do mundo.





CULTURA
O triste retrato da leitura no Brasil: segundo estatísticas recentes, 74% dos brasileiros não compraram livros nos últimos meses e 30% deles nunca compraram um livro na vida.





LEITURA
Em meio à era digital, um livro adotado numa escola do Sul do Brasil inspira um projeto escolar que atravessa fronteiras e leva esperança a crianças que vivem a dura realidade da guerra na Síria.





CULINÁRIA
Confira receitas gostosas com a abóbora japonesa, encontrada facilmente no mercado e que combina com outros ingredientes em receitas saudáveis.






TRABALHOS MANUAIS
O palhaço é um representante da alegria, das cores. Para o Dia das Crianças, vamos fazer juntos o nosso palhaço para a alegria das nossas crianças?





Fonte: Edição 993, Setembro de 2018
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Liturgia da Palavra
23 de setembro de 2018 - 25º Domingo do Tempo Comum - Ano B – Liturgia da Palavra
Mimos para a mamãe
Pequenos mimos, como gestos de eterna gratidão.
Você tem medo?
Do que você tem medo? De ladrão, de barata, de sapo? Do futuro, de perder quem ama, da solidão?
O que desejam as pessoas
Em se tratando de assistência e cuidados, o que você considera mais importante no final da sua vida?
Dai-me paciência!
A paciência é uma virtude difícil de conquistar. Isso mesmo! É uma conquista!
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados