Cinismo combina com cristianis

Data de publicação: 26/10/2018



Por, Rodrigo Bernardes Simões
Cinismo combina com cristianismo?

Só na rima!O cínico olha nos olhos e faz cara de bondade, enquanto devora seu fígado! Você pode ficar chocado com esta afirmação, mas não tem nada de bonito no cinismo. É para chocar mesmo!
Infelizmente, grande parte de nossa sociedade está tão habituada a uma postura cínica que não se escandaliza mais. Há aqueles que agem como se o cinismo fosse uma necessidade, uma forma de enfrentar a realidade. De modo algum! O cinismo não é uma possibilidade saudável de expressão. É uma falha no caráter, e isso é coisa séria! Vemos nele alguns traços fortes de transtornos de personalidade, aproximando-se muito da psicopatia. Portanto, essa postura é uma inabilidade social, uma forma de expressão agressiva.
O cínico é aquele que perdeu seus valores. É um sujeito sem escrúpulos, oportunista, obsceno, atrevido. Ele debocha das regras, usando de sarcasmo disfarçado de humor, para depreciar, maldizer, usurpar. Ele sente prazer em provocar constrangimento.
O cínico não é aquele que quer se iludir, é justamente alguém que percebe com clareza a dura realidade e, cúmplice do que nos parece condenável, aprende a jogar com ela, em benefício próprio. Ele é perverso, patológico, usando de ferramentas perigosas para “morder” indiscriminadamente a todos. Ele não forma vínculos positivos, pois é uma opção baseada na indiferença e na falta de empatia, cujo efeito é o afastamento e o ressentimento do outro.  O cínico elege adversários. Embriagado pela cultura da delinquência, tão comum em nossa sociedade, tem os olhos vendados pela ilusão de que pode escapar à punição. E, muitas vezes, escapa.

Um mal de nossos dias – O cinismo fica muito claro na política, mas infelizmente encontramos essa postura em todas as áreas, até mesmo na religião. Aquela pessoa que doa seu trabalho à comunidade, mas na primeira oportunidade usa o cargo que ocupa em benefício próprio, de forma muitas vezes a lesar alguém, está sendo cínica. Aquele membro do grupo que reza bonito na frente de todos, olha nos olhos e elogia, mas, de acordo com a conveniência, fala mal do irmão, puxa seu tapete para alcançar novos patamares, está sendo cínico.
O pai ou a mãe de família, que chega à sua casa colocando defeito em tudo o que o outro fez ou desprezando a dedicação do cônjuge, após ter passado na casa do amante, está sendo cínico. O filho que, diante do sacrifício dos pais para lhe oferecerem o melhor, aproveita das vantagens, mas acaba por debochar desse esforço, preferindo uma vida desregrada e irresponsável, está sendo cínico. O religioso – e não só de congregação – que prega bem e depois desfila em carros de luxo está sendo cínico. E assim por diante.
Em Jesus Cristo não havia nenhuma nuance de cinismo. Nele não havia contradição. A passagem em que Ele diz “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lc 23,34), não se aplica ao cínico. Refere-se ao cínico, quando diz: “Aquele que conheceu a vontade do seu senhor, mas não se preparou e não agiu conforme sua vontade, será açoitado muitas vezes” (Lc 12,47), pois ele sabe exatamente o que faz, tem consciência de que é imoral e, mesmo assim, o faz.
Em tempos tão cínicos, sejamos autênticos, comprometidos, coerentes. Sejamos fiéis no pouco (cf.Lc 16,10), mesmo quando o preço deste pouco valha a própria vida! Somente assim seremos fermento na massa, sal na terra e luz no mundo (cf.Mt 5,13-16).

O cinismo não é uma possibilidade saudável de expressão. É uma falha no caráter, e isso é coisa séria!




Fonte: Fc edição 991, Julho de 2018
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

A infertilidade no casamento
A infertilidade atinge oito milhões de pessoas no Brasil e cerca de setenta milhões no mundo.
Medo do doutor?
Como ajudar as crianças a superarem o receio de consultas médicas e odontológicas.
Navegue com segurança
Viver no ambiente digital abre novos horizontes e possibilidades, mas requer cuidados
O melhor alimento para o bebê
O aleitamento materno é uma unanimidade mundial. Todos os profissionais de saúde reconhecem
Hora do pesadelo
Pesadelos são ruins em qualquer idade, mas os pais ficam mais angustiados quando são seus filhos.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados