Conservas caseiras

Data de publicação: 10/06/2019

Por, Carmen Maria Pulga

Hoje você encontra pronto todo tipo de legume em conserva. E não há dúvida de que comprar é muito mais prático, mas nem sempre é mais saudável e econômico. Resgate o antigo hábito de fazer conservas caseiras. Além da economia, aproveitando os legumes da época ou que estão sobrando na geladeira, você ornamenta a prateleira da cozinha com vidros bonitos e coloridos, expressão de seu talento e seu carinho pela família. Experimente! 
Dicas básicas para fazer conservas
As conservas devem ser guardadas em recipientes de vidro, bem tampados, esterilizados e secos. Qualquer gota de água não esterilizada pode danificar o produto. Portanto, mesmo ao servir a conserva, que depois deve voltar à geladeira, use sempre utensílios limpos e bem secos. Nunca use água fria em conservas.
Alguns legumes podem ser conservados no mesmo vidro, já outros não, como a beterraba, por exemplo. Os cortes também são importantes para conservar o sabor específico de cada um. O pepino fica bom inteiro; a beterraba e a cebola normalmente ficam melhor em rodelas ou em forma de pétala. Vagens e cenouras são de livre escolha. Pimentão e cenoura são ótimos para a decoração. Os legumes devem ser cozidos, mas não muito, permanecendo bem crocantes, al dente.
Se as conservas não forem consumidas em seguida, é preciso fazer o processo de banho-maria. Para isso, é muito importante conferir que as tampas ficarão bem fechadas. Para testar, encha os vidros com água, feche-os e vire-os de cabeça para baixo, se não vazarem, é porque está perfeito para o uso. Nunca encha o vidro até a boca.
Coloque os vidros em uma panela grande, arrumando-os para que não encostem um no outro, nem no fundo da panela, para isso use uma grade ou esteira de madeira. Encha a panela com água fria, uns três centímetros acima das tampas dos vidros. Leve ao fogo e deixe ferver de 20 a 30 minutos, com a panela tampada. Deixe esfriar para retirar os vidros. Quando estiverem frios, verifique novamente se estão bem vedados. Depois de retirar os vidros da água e testar o vazamento, enxugue-os bem com um pano limpo. Coloque um rótulo identificando a data em que foi preparada a conserva. Guarde em lugar seco e fresco, sem muita claridade.
Agora que você conhece os segredos, vamos a algumas receitas:
Conserva de beterraba
Ingredientes
5 beterrabas
1 cebola
1 xícara de água
½ xícara de vinagre
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
4 grãos de pimenta
2 folhas de louro
Modo de preparar
Lave bem as beterrabas e corte os talos. Coloque-as em uma panela coberta com água, para cozinhar durante cerca de meia hora. Escorra e descasque as beterrabas. Corte-as em rodelas. Reserve. Corte a cebola também em rodelas e leve para o fogo numa panela junto com o vinagre, a água, o sal e o açúcar. Deixe ferver durante dez minutos e desligue. Coloque a beterraba nesse caldo, assim como os grãos de pimenta e o louro. Misture e ponha no vidro de conserva. Deixe esfriar com a tampa aberta.
Ferva em banho-maria ou conserve na geladeira, se for consumir dentro de uma semana.
Conserva de berinjela
Ingredientes
• 4 berinjelas
• 2 cebolas
• 3 dentes de alho
• ½ pimentão vermelho
• 100 g de uva-passa
• 3 colheres (sopa) de açúcar
• ½ xícara de vinagre de maçã
• 2 folhas de louro
• 100 g de alcaparras
• 200 ml de azeite de oliva
• sal
Modo de preparar
Descasque as berinjelas e corte-as em fatias finas, em seguida, coloque-as na água com um pouco de vinagre e sal. Corte a cebola em tiras, pique os dentes de alho e o pimentão. Refogue com um fio de azeite de oliva. Adicione a berinjela escorrida e refogue mais um pouco. Junte a uva-passa, o açúcar, o vinagre e o louro e deixe refogando por cinco minutos, em fogo baixo. Adicione as alcaparras, o azeite de oliva e o sal.
Conserva de cebolinha
Ingredientes
• 20 cebolinhas
• 2 folhas de louro
• 5 grãos de pimenta
• 4 cravos-da-índia
• 300 ml de vinagre branco suave
• 1 colher (café) de sal
Modo de preparar
Descasque as cebolinhas e coloque-as em água fervente por 5 minutos. Tire-as do fogo e passe-as por água gelada para dar choque térmico e esfriar. Enxugue uma por uma com papel toalha e coloque-as em um vidro esterilizado e seco. Ferva o vinagre com os temperos e derrame sobre as cebolinhas. Deixe o vidro esfriar aberto. Essa conserva dura pelo menos duas semanas na geladeira. Se desejar conservá-la por mais tempo, faça o processo de banho-maria.
Segredinho: Gosto de medir os ingredientes no vidro, antes de prepará-los. Preencher todo o pote de vidro em que vamos conservá-las deixa o recipiente esteticamente mais bonito e também, às vezes, é necessário adicionar mais água ou vinagre. Portanto, teste antes de cozinhar.





Fonte: Revista Família Cristã, edição 998, Fevereiro de 2019
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Caldos, sopas e consumês
Neste inverno, além dos cuidados com a pele, é importante se preocupar com a alimentação.
Páscoa
Na Páscoa, é muito comum as famílias se reunirem para uma confraternização.
A fruta do mês
Para se alimentar melhor e ainda economizar, os nutricionistas orientam o consumo de frutas
Sabor mineiro
A arte culinária é uma das tradições mais significativas de Minas Gerais.
Viva o México!
O México possui uma gastronomia muito variada, com diferentes pratos típicos, doces e bebidas
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados