Entre vírus e virtudes

Data de publicação: 04/06/2020

Por Nayá Fernandes
Crédito da foto: Arquivo Pessoal


Em uma das regiões mais movimentadas da cidade de São Paulo, num dos extremos da conhecida avenida Paulista, está localizado o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, também conhecido como Hospital Emílio Ribas. Referência para tratar casos da Covid-19 na capital, o Emílio Ribas foi o primeiro hospital a ter 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados com casos do novo vírus. Ali, na UTI do Emílio Ribas, trabalha, desde 2015, Aline Santos Ibanes. Atuante na área de Controle de Infecção Hospitalar, Aline é formada em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC e especialista em Infectologia.

Para a médica não é fácil manter o equilíbrio emocional diante da experiência de acompanhar paciente com o Covid-19


Habituada a trabalhar em hospitais cheios de pacientes com os mais diversos tipos de patologias, Aline explicou à reportagem que a rotina mudou muito e novos procedimentos foram adotados, quando a equipe começou a se preparar para o atendimento em massa de pessoas com a Covid-19. “Orientamos os profissionais para a proteção constante e separamos unidades específicas para a internação de pacientes com essa suspeita, além de aumentar o número de leitos de UTI disponíveis”, disse.

A preocupação com aqueles que procuram o hospital devido a outras doenças, bem como o cuidado para que os profissionais de saúde sejam expostos o menos possível ao vírus, também modificou protocolos. As visitas ficaram mais restritas para reduzir o número de pessoas em circulação dentro do hospital.

Corrida contra o tempo – As experiências de Aline junto a pacientes que estão com o vírus são muito diferentes; por isso, não é possível falar sobre perfis específicos, embora haja evidência de que as pessoas do grupo de risco têm, sim, mais possibilidade de complicações graves em decorrência da doença, a qual se tornou uma pandemia e gera preocupação em todo o mundo.

“Não é fácil manter o equilíbrio emocional. É muito difícil não sofrer junto com os pacientes e familiares, não se sentir impotente, nem levar para casa, em pensamento, os pacientes que não conseguimos salvar. Isso causa um esgotamento maior do que o trabalho físico no hospital”, disse Aline. Acrescenta o fato de ter que lidar, diariamente, com a ansiedade, com o medo de ficar doente, de passar o vírus para um ente querido ou um colega de trabalho, assim como com a necessidade de atualização constante e com o tempo, que parece sempre insuficiente dentro das 24 horas do dia.

“Vi paciente de 78 anos evoluir bem e receber alta médica, mesmo tendo ficado em estado muito grave na UTI, entubado, com necessidade de drogas para manter a pressão arterial adequada. Também vi paciente de 27 anos evoluir a óbito mesmo com todos os cuidados disponíveis pela medicina. Uma paciente que estava internada com quadro grave na UTI contou que havia perdido a mãe e a filha pela Covid-19 e dizia ter medo de morrer também. Outra paciente internada na UTI perguntava pelo estado de seu esposo no quarto ao lado; ela não sabia, mas ele havia acabado de ser reanimado devido a uma parada cardíaca e havia retornado à vida por pouco”, contou Aline.

Para continuar lendo esta matéria, adquira a sua revista Família Cristã, edição 1014, junho de 2020




Fonte: Revista Família Cristã, edição 1014, junho de 2020
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Jovens em ação
História de jovens empreendedores comprometidos com causas para ajudar o planeta
Música transforma
A música e suas influências na saúde mental, física, emocional e comportamental
Jovens nem-nem
Jovens na faixa etária dos 15 a 29 anos que nem trabalham nem estudam.
Das ondas ao altar
Se pregava, era de todo coração; se surfava, era para encarar as maiores ondas.
Somos peregrinos
A Jornada Mundial da Juventude, realizada na cidade do Panamá, país da América Central
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados