Páscoa de Jesus

Data de publicação: 01/04/2013

Aquele que crê que a Páscoa é um evento real compreende que a vida é uma contínua transformação nas mãos de Deus

Por Fernando Altemeyer Junior *

Crer na ressurreição é o centro da vida cristã. Esta é a festa maior de nossa fé. Tudo de pende da fé pascal. Tudo está focado nesta festa. O que celebramos quando cantamos, confessamos e professamos a ressurreição?

Celebramos a vitória de Deus Pai ressuscitando seu Filho por amor. A certeza de que a morte não é definitiva, ou a alegria do abraço com o nosso único Salvador, não é um sonho, nem alegoria, nem pio desejo. É um acontecimento vivo, que se faz encontro pessoal. O Senhor da vida se mostra para nós. Jesus aparece para os que n’Ele creem.

Jesus torna-se pão da vida. Jesus canta conosco. Jesus vive conosco. E assim nos anima, alimenta e congrega. Quem vive a ressurreição se torna uma pessoa nova. Toma parte do corpo vivo e conecta-se com Deus. Em Cristo e com Cristo experimenta a paz.

O Cristo ressuscitado está vivo porque o amor é mais forte que a morte. Cristo toma a iniciativa de se mostrar vivo para nós depois de sua paixão. Não são só ideais e projeto que permanecem. Não foi só uma memória que foi guardada. É Ele que se mostra. É Ele quem ama e quer ser amado. É Ele quem caminha em Emaús. É Ele quem penetra na casa fechada e dá a paz. É Ele quem fortalece nossa fé claudicante. Ele injeta coragem em gente medrosa. Ele é o Ressuscitado, que passa pela morte e que ressuscita livre. Não é um fantasma ou uma alucinação. É Jesus, feito Cristo. É o Nazareno, reconhecido Senhor da História e do tempo. É o filho de Maria manifestando sua glória divina. É Deus Filho quem verdadeiramente nasce, verdadeiramente morre e verdadeiramente ressuscita. Maria Madalena irá proclamar aos quatro ventos a mensagem do Evangelho: “Eu vi o Senhor e Ele me falou estas coisas” (Jo 20,18)!

Que a ressurreição aconteça − Hoje muita gente está crucificada como Jesus. Pessoas presas em correntes que as fazem sofrer e sangrar. É preciso que, como Igreja do Cristo vivo, clamemos e trabalhemos para que a ressurreição aconteça. Precisamos crer que o Cristo vence. Que o Cristo reina. Que o Cristo se comove com os que sofrem e clamam a Deus. A ressurreição continua na ação do Cristo que vive no meio da humanidade e se manifesta por sinais prodigiosos da Igreja e dos cristãos como graça e sacramentos.

Muita gente precisa de Páscoa já! Peçamos ao Cristo que faça acontecer este sinal em nossas vidas até a Páscoa definitiva. O homem não consegue viver sem o sopro de Deus e nunca ressuscitará por suas forças humanas. Sem Deus, estamos fadados a morrer. Mas, com Cristo, sabemos que a morte não tem a última palavra. A palavra de Vida pertence a Deus e é Deus. Com Cristo já saboreamos a eternidade, mas deveremos passar pelo útero da morte, para, livres da placenta uterina desta terra, convivermos com Deus no céu em corpo e alma.

Aquele que crê que a Páscoa é um evento real compreende que a vida é uma contínua transformação nas mãos de Deus. Mesmo sendo feitos de pó, permitamos que Cristo nos faça silhuetas divinas. Deixemo-nos moldar pela eternidade. Celebremos a Páscoa, sejamos Cristo para o outro.

*Fernando Altemeyer Junior é teólogo e doutor em Ciências Sociais, professor do Departamento de Ciências da Religião, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Publicado na edição de março de 2013 da Revista Família Cristã.




Fonte: Família Cristã 927 - Mar/2013
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados