Páscoa de Jesus

Data de publicação: 01/04/2013

Aquele que crê que a Páscoa é um evento real compreende que a vida é uma contínua transformação nas mãos de Deus

Por Fernando Altemeyer Junior *

Crer na ressurreição é o centro da vida cristã. Esta é a festa maior de nossa fé. Tudo de pende da fé pascal. Tudo está focado nesta festa. O que celebramos quando cantamos, confessamos e professamos a ressurreição?

Celebramos a vitória de Deus Pai ressuscitando seu Filho por amor. A certeza de que a morte não é definitiva, ou a alegria do abraço com o nosso único Salvador, não é um sonho, nem alegoria, nem pio desejo. É um acontecimento vivo, que se faz encontro pessoal. O Senhor da vida se mostra para nós. Jesus aparece para os que n’Ele creem.

Jesus torna-se pão da vida. Jesus canta conosco. Jesus vive conosco. E assim nos anima, alimenta e congrega. Quem vive a ressurreição se torna uma pessoa nova. Toma parte do corpo vivo e conecta-se com Deus. Em Cristo e com Cristo experimenta a paz.

O Cristo ressuscitado está vivo porque o amor é mais forte que a morte. Cristo toma a iniciativa de se mostrar vivo para nós depois de sua paixão. Não são só ideais e projeto que permanecem. Não foi só uma memória que foi guardada. É Ele que se mostra. É Ele quem ama e quer ser amado. É Ele quem caminha em Emaús. É Ele quem penetra na casa fechada e dá a paz. É Ele quem fortalece nossa fé claudicante. Ele injeta coragem em gente medrosa. Ele é o Ressuscitado, que passa pela morte e que ressuscita livre. Não é um fantasma ou uma alucinação. É Jesus, feito Cristo. É o Nazareno, reconhecido Senhor da História e do tempo. É o filho de Maria manifestando sua glória divina. É Deus Filho quem verdadeiramente nasce, verdadeiramente morre e verdadeiramente ressuscita. Maria Madalena irá proclamar aos quatro ventos a mensagem do Evangelho: “Eu vi o Senhor e Ele me falou estas coisas” (Jo 20,18)!

Que a ressurreição aconteça − Hoje muita gente está crucificada como Jesus. Pessoas presas em correntes que as fazem sofrer e sangrar. É preciso que, como Igreja do Cristo vivo, clamemos e trabalhemos para que a ressurreição aconteça. Precisamos crer que o Cristo vence. Que o Cristo reina. Que o Cristo se comove com os que sofrem e clamam a Deus. A ressurreição continua na ação do Cristo que vive no meio da humanidade e se manifesta por sinais prodigiosos da Igreja e dos cristãos como graça e sacramentos.

Muita gente precisa de Páscoa já! Peçamos ao Cristo que faça acontecer este sinal em nossas vidas até a Páscoa definitiva. O homem não consegue viver sem o sopro de Deus e nunca ressuscitará por suas forças humanas. Sem Deus, estamos fadados a morrer. Mas, com Cristo, sabemos que a morte não tem a última palavra. A palavra de Vida pertence a Deus e é Deus. Com Cristo já saboreamos a eternidade, mas deveremos passar pelo útero da morte, para, livres da placenta uterina desta terra, convivermos com Deus no céu em corpo e alma.

Aquele que crê que a Páscoa é um evento real compreende que a vida é uma contínua transformação nas mãos de Deus. Mesmo sendo feitos de pó, permitamos que Cristo nos faça silhuetas divinas. Deixemo-nos moldar pela eternidade. Celebremos a Páscoa, sejamos Cristo para o outro.

*Fernando Altemeyer Junior é teólogo e doutor em Ciências Sociais, professor do Departamento de Ciências da Religião, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Publicado na edição de março de 2013 da Revista Família Cristã.




Fonte: Família Cristã 927 - Mar/2013
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Doença celíaca
Doença do intestino delgado, autoimune, crônica, causada por uma reação ao glúten
TOD à luz da escuta de Baco
Transtorno Opositivo Desafiador, conheça esta doença
Doenças autoimunes
Quando nosso sistema imunológico se desequilibra, entram em cena as doenças autoimunes
Você cuida bem da sua audição?
A saúde da nossa audição é também questão de bem-estar
Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados