Conflito pela terra

Data de publicação: 22/04/2013

Conflitos pela terra continuam aumentando. Rondônia campeão da violência

Nesta segunda-feira, 22, a CPT torna público o relatório com os dados de conflitos no campo do ano de 2012, que foi marcado pelo aumento dos conflitos por terra e da violência. Os assassinatos tiveram 24% de aumento e as tentativas de assassinatos 102%.

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lança sua publicação anual, Conflitos no Campo Brasil 2012. É a 28ª edição do relatório que concentra dados sobre os conflitos, violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais, e pelos povos tradicionais, em todo o país.

Segundo dados da CPT, que estarão na publicação, nos últimos 5 anos, os conflitos por terra têm mantido uma tendência de crescimento. Além disso, a violência também aumentou em relação ao ano anterior. Houve um aumento de 24% nos assassinatos e de 102% nas tentativas de assassinatos. Rondônia foi o estado em que mais se matou. 9 dos 36 assassinatos registrados em 2012 foram no estado. Até a presente data, já foram registrados 9 assassinatos em 2013 em conflitos no campo em todo o Brasil.

No momento do lançamento estarão presentes, o conselheiro permanente da CPT, Dom Tomás Balduino, os membros da coordenação executiva nacional da CPT, o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Walter Porto Gonçalves, a quilombola do Quilombo Rio dos Macacos, Rosimeire dos Santos, e representante do povo Munduruku. O evento também terá a presença de representantes de Fundo e Fecho de Pasto, Seringueiros do Acre, Vazanteiros de Minas Gerais, Pescadores, Quilombolas e dos movimentos sociais.

Foi solicitada pela CPT ao Ministério da Justiça uma audiência, no dia 23 de abril, com o ministro José Eduardo Cardozo, para entregar a publicação e discutir a violência e a impunidade dos crimes no campo. Entretanto, até o momento a audiência não foi confirmada.




Fonte: Radio Vaticano
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Editorial Revista FC 2020
A revista Família Cristã traz informação e formação para toda a família!
Quaresma por dentro
Neste tempo da Quaresma, conheça os sinais e significados que nos educam no silêncio e na oração
Lúpus, no que consiste
Um distúrbio crônico que faz o sistema imunológico produzir anticorpos em excesso
Profissões líquidas
É preciso ficar atento a novas profissões que surgem, enquanto outras vão sendo deixadas de lado
Bom dia, grupo da família!
Boa convivência no grupo da família do WhatsApp reflete em harmonia também nos encontros presenciais
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados