Cáritas reúne jovens

Data de publicação: 07/06/2013

A Cáritas Brasileira se prepara para o Encontro Internacional de Jovens de Cáritas, que será realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 13 e 16 de julho. O momento, além de ser uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2013, será um espaço para acolher jovens de todo o mundo. “É a primeira vez que a Cáritas vai reunir jovens que atuam na entidade nos mais diferentes territórios de sua atuação”, comentou Leon Patrick, do Grupo de Trabalho (GT) de Juventudes da Cáritas Brasileira.

De acordo com Leon, o encontro se propõe a ser um espaço de reflexão sobre a realidade das juventudes, a atual conjuntura social e pastoral em que os jovens estão inseridos. “Dessa forma, a Cáritas espera potencializar a participação dos jovens em suas atividades”.
Motivados pelo tema “Partilhar o pão para que as Juventudes tenham vida”, e inspirados na motivação bíblica da passagem de Emaús, os jovens da Cáritas de todo o mundo participarão de quatro dias de momentos de formação, intercâmbio de experiências e vivências culturais.

“O tema escolhido nos coloca a seguinte reflexão: diante de um contexto mundial assolado por tantas crises, é bom lembrar que ao redor do mundo muitos jovens vivem em situação de pobreza, fome e violência. Partilhar o pão com esses jovens é partilhar os frutos e alimentos, mas também comungar com suas esperanças por um novo mundo. Assim vivenciamos com mais profetismo nosso compromisso Cristão de amor e solidariedade com os outros. Todo o encontro será conduzido por essa motivação”, afirmou Monyse Ravenna, também do GT Juventudes da Cáritas Brasileira.

O Regional Minas Gerais já está em clima de acolhida para receber as dezenas de jovens para o Encontro Internacional. A equipe do secretariado está mobilizada para contribuir com as tarefas de infraestrutura, credenciamento, traslado e outras. Nacionalmente, o Grupo de Trabalho de Juventudes junto com outros agentes Cáritas estão envolvidos nas tarefas metodológicas, litúrgicas, cultural e de articulação nacional e internacional.

Durante o encontro, ocorrerão oficinas lúdicas e de cultura popular. “Por meio do intercâmbio cultural e político, o encontro poderá estimular o reconhecimento sobre o que é, e faz, a Juventude de Cáritas, e quais seriam as articulações necessárias para sustentar essa grande rede mundial”, finalizou Monyse.




Fonte: Radio Vaticano
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

A presença nas redes
O isolamento social proporcionou maior interatividade no ambiente digital
Doença celíaca
Doença do intestino delgado, autoimune, crônica, causada por uma reação ao glúten
Entre vírus e virtudes
Profissionais da saúde falam sobre o cotidiano no tratamento de pacientes com a Covid-19
Quem ama, cuida e se cuida
Familiares cuidadores também precisam de apoio psicológico, familiar e espiritual
A quadrilha junina
Conheça mais sobre este estilo de dança folclórica coletiva, muito popular no Brasil
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados