Evangelho na comunidade

Data de publicação: 28/06/2013

Solenidade de São Pedro e São Paulo

At 12,1-11; Sl 33(34); 2Tm 4,6-8.17-18; Mt 16,13-19


Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Quem é o teu Jesus? A pergunta, que se encontra nos Evangelhos sinóticos, espera que os discípulos tenham uma visão exata de Jesus, que as palavras para dizer quem é Jesus tenham um significado correto e retratem de verdade o Messias, o Filho do Deus vivo. É assim que Pedro responde no Evangelho de Mateus, e o evangelista amplia a resposta num diálogo entre Jesus e Pedro estabelecendo os fundamentos da Igreja nascente.

Pedro afirma que Jesus é o Messias, o Filho do Deus vivo. De onde Pedro tirou tal afirmação? Ao dizer isso, não está ele equivocado, não está ensinando alguma coisa errada a seus irmãos? Não, porque foi o Pai que está no céu que revelou a Pedro quem é Jesus, para que ele o anuncie ao mundo com segurança.

Pedro recebe de Deus a revelação. Ele terá as chaves do Reino para ligar e desligar, e com Pedro a Igreja de Jesus não será vencida pelo poder do inferno. Entendamos Pedro e pedra do jeito que quisermos. Jesus está falando de Pedro e da sua Igreja, para aqueles dias e para todos os tempos.

O êxodo de Pedro – Como na saída do Egito, era o dia dos pães sem fermento quando Pedro foi preso. Os soldados egípcios desempenharam importante papel na perseguição dos hebreus. Soldados marcam presença na cena da prisão de Pedro. A escuridão cobriu o Egito, mas as casas dos hebreus estavam iluminadas, e assim a cela de Pedro se ilumina com a presença do Anjo.

Um Anjo precede o povo que sai do Egito, e o Anjo acompanha Pedro que sai da prisão. Tudo se faz às pressas. Cinto, sandálias são colocados: assim Pedro, assim os hebreus na noite do Egito. Os episódios de Pedro aconteceram “naquela mesma noite”. Qual noite? Pedro sai e vai para a casa da mãe de João, também chamado Marcos e depois sai e vai para outro lugar, e não aparece mais. Pedro vai para o lugar que Jesus disse que ia preparar.

A corrida de Paulo – Paulo correu o tempo todo até os confins da terra para anunciar o Evangelho de Jesus, e completou a corrida. Foi um combate, um bom combate que ele travou até o fim, e guardou a fé. Agora lhe resta receber a coroa. Durante todo o tempo o Senhor esteve a seu lado e lhe deu forças. A mensagem foi anunciada, integralmente, a todas as nações.

Agora chegou o momento da sua partida. O Senhor o salvará em seu Reino celeste. Quando falamos de Pedro pensamos em Paulo. Sempre que celebramos um, celebramos o outro também. São as duas oliveiras que adornam o candelabro. São as colunas da Igreja.

Nossa vida hoje – O demônio pediu licença a Deus para peneirar os apóstolos como se peneira o trigo, mas Jesus rezou particularmente por Pedro, para que a sua fé não falhasse, e uma vez convertido ele pudesse confirmar os seus irmãos (cf.Lc 22,31-32).

O demônio quer se apoderar de Pedro, Jesus reza por Pedro para que sua fé seja firme, e uma vez convertido possa confirmar a fé de seus irmãos. É assim que vemos o nosso papa Francisco, sucessor de Pedro em nossos dias. Deus lhe dá a segurança da fé para que confirme a fé de todos os fiéis, e nós, por nossa vez, possamos caminhar com segurança, guiados pelo Bom Pastor.

*Sacerdote e professor de Sagrada Escritura.




Fonte: Família Cristã 929 - Mai/2013
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
Artrite, tendinite ou artrose
Qual a diferença e quais as características dessas patologias? Comecemos pela diferença entre artrite e tendinite. Ambas são inflamações
Algo fora do lugar
A endometriose é a responsável por até 45% das causas de infertilidade feminina.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados