Evangelho na comunidade

Data de publicação: 05/07/2013

14º Domingo do Tempo Comum

Is 66,10-14c; Sl 65 (66); Gl 6,14-18; Lc 10,1-12.17-20


Cônego Celso Pedro da Silva*
Arte: Sergio Ricciuto Conte

Seu nome está escrito no céu – É isso o que importa. E quando é que seu nome foi escrito no céu? No dia do seu batismo. Quando o padre perguntou que nome lhe deram e seus pais e padrinhos responderam, os Anjos pegaram seu nome e o levaram para o céu e o escreveram no Livro da Vida. Você sabe que a gente pode apagar aquilo que se escreve, ou a tinta fica fraca e dificulta a leitura. Na verdade só Deus pode tirar o nosso nome do Livro da Vida, mas a gente pode ser muito descuidado e deixar a tinta envelhecer. É importante deixar o nosso nome sempre atualizado no céu e isso se faz com a dedicação pelo Reino de Deus. Cada um de nós é missionário do Reino. Estamos tão felizes por termos encontrado Jesus em nosso caminho que queremos comunicá-lo aos outros. Queremos que todos sejam batizados e tenham seus nomes escritos no Livro da Vida. Queremos que todos se encontrem com Jesus e observem o seu mandamento do amor. Saímos pelo mundo para levar a paz de Cristo, para combater o poder demoníaco, para criar comunidades fraternas.

Que a paz corra para a nossa cidade como um rio – Deus é o criador, o doador das graças, o agente principal. Nós somos instrumentos de que Ele se serve para a sua obra. Deus se utiliza da mediação humana para se tornar presente no mundo. Ele traz a paz e a glória, Ele alimenta, acaricia e consola, Ele alegra o nosso coração e renova a nossa força. Ele se manifesta em nosso favor por meio da ação missionária de seus servidores. O discípulo missionário não é indiferente à dor, à injustiça, à guerra, à corrupção, à traição, ao futuro de seus irmãos e irmãs no país em que vive e em toda a terra. Ele não quer morrer sem ter feito o suficiente, sem se ter posto ao lado da inocência de seu povo. Ele busca a cultura da paz, aquela dada por Jesus Cristo.

Trazemos no corpo as marcas de Jesus – Não são as chagas como as de São Francisco ou as do próprio Jesus que São Paulo traz em seu corpo. São as marcas dos açoites, das chicotadas, que ele teve que suportar por causa do Reino de Deus e do amor por Jesus Cristo. Ele não brincou de cristão, não foi católico de nome. Ele aceitou ser crucificado para o mundo para ver surgir uma nova criação feita de paz e de misericórdia. As dificuldades de uma vida consagrada ao serviço de Jesus e de seu Evangelho, tanto no celibato quanto no matrimônio, tornam-se aparentes quando são enfrentadas por uma mente iluminada e por um coração alegre. A mente é iluminada pelo Espírito e o coração se alegra ao ver que os sofrimentos deste mundo não têm comparação com o que Deus preparou para os seus eleitos.

Nossa vida hoje – Jesus enviou setenta e dois discípulos aos lugares por onde Ele mesmo devia passar. O Santo Padre Francisco nos lembra que a rua é perigosa por causa dos acidentes, mas que ele prefere uma Igreja acidentada do que uma Igreja doente, fechada em si mesma. Ir ao encontro das pessoas, de quem quer que seja, em qualquer lugar, é a missão que Jesus nos deu quando nos chamou para sermos pescadores de gente. O ser humano é o que há de mais precioso na criação de Deus. Por isso, vamos até Ele, pois a glória de Deus é o homem vivo.

*Sacerdote e professor de Sagrada Escritura.






Fonte: Família Cristã 930 - Jun/2013
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Sinusite ou rinite?
Tanto a sinusite como a rinite são inflamações que afetam as mesmas regiões do corpo.
SAÚDE
A biotecnologia é uma ferramenta e, como tal, deve ser cuidadosamente examinada.
Curar com as mãos
Levar em consideração o corpo inteiro e tratar diretamente a causa do problema são as principais
Artrite, tendinite ou artrose
Qual a diferença e quais as características dessas patologias? Comecemos pela diferença entre artrite e tendinite. Ambas são inflamações
Algo fora do lugar
A endometriose é a responsável por até 45% das causas de infertilidade feminina.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados