Jovens iraquianos

Data de publicação: 18/07/2013

Por Silvia Torreglossa
Fotos Sonia Mele
A Semana Missionária em São Paulo está com programação extensa e diversificada, muitas família e comunidades receberam os peregrinos estrangeiros.



A noite de segunda-feira, 15 de julho de 2013, ficará marcada na memória dos peregrinos iraquianos e das famílias que os receberam para a Semana Missionária em São Paulo, programação integrante da Jornada Mundial da Juventude. Na paróquia Santa Rita de Cássia, da Vila Mariana, 40 jovens iraquianos de Kirkuk chegaram eufóricos para conhecer novas pessoas, ouvir uma língua diferente, provar sabores e emoções distantes de sua cultura e, principalmente, compartilhar e vivenciar livremente a fé católica, fato desafiador e perigoso num país de minoria cristã.

A página no Facebook da paróquia já antecipava a recepção calorosa aos jovens católicos iraquianos “Welcome Iraq Youth, Hope and Faith group!!! We are glad to host you!” (Sejam bem-vinda juventude iraquiana, grupo pleno de esperança e fé!!! Nós estamos alegres em recebê-los!). Do outro lado encontramos voluntários e paroquianos ansiosos, com frases decoradas em inglês, listas com nomes para checagem, e as famílias acolhedoras sentadas nos bancos da igreja, olhando o tempo todo para a rua à espera de seus novos “filhos adotivos”, uma emoção ímpar.

As irmãs Paulinas também estavam presentes tanto na organização da recepção, quanto no acolhimento a oito iraquianas durante a semana toda. As irmã Vicentinas também receberam iraquianas em sua casa, os outros jovens ficaram em casa de famílias da região. Padre Cristiano Zeferino Faria, o casal Nathan Xavier e Ana Paula Cochar e os voluntários da paróquia e as famílias acolhedoras receberam os iraquianos ao som de “Emmanuel”, hino oficial da JMJ de 2000, em Roma, “eis-me aqui, sob esta mesma luz, sob esta mesma cruz, cantando a uma voz: Emmanuel...”.

Mesmo sem entender a língua portuguesa, dava para ver no semblante de cada jovem, e do padre que os acompanhava, a alegria estampada nos olhos e no sorriso, embora exaustos depois de um dia inteiro de viagem. Nathan Xavier deu boas-vindas aos peregrinos e traduziu a fala do Padre Cristiano que disse que a preparação foi feita com muito empenho e carinho. O Padre Saad Sirop Hanna, responsável pelo grupo, disse que estava muito feliz em participar da JMJ, “obrigado pelo tempo de vocês em se preparar para nos receber, vocês conhecem a situação do nosso país, nós precisamos muito da ajuda de vocês, queremos estar aqui em família com vocês”, disse.


Galeria de Imagens   ver mais

                                      




Fonte: Família Cristã
Postado por: Família Cristã




Comentários

Enviado por: Emerson

Olá,

O que aconteceu com estas pessoas depois que voltaram para o Iraque? Elas estão bem? Estão sofrendo perseguição do Estado Islâmico?

Emerson


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Páscoa
Na Páscoa, é muito comum as famílias se reunirem para uma confraternização.
Ao sabor da abóbora
No Brasil, conforme os estados, a moranga é conhecida também como jerimum.
A fruta do mês
Para se alimentar melhor e ainda economizar, os nutricionistas orientam o consumo de frutas
Sabor mineiro
A arte culinária é uma das tradições mais significativas de Minas Gerais.
Viva o México!
O México possui uma gastronomia muito variada, com diferentes pratos típicos, doces e bebidas
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados