Plantas medicinais

Data de publicação: 06/08/2013




Cana-de-açúcar

Além de nos fornecer o açúcar refinado, a garapa, o álcool com­bustível, a aguardente e o açúcar mascavo, a cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) pode ser aproveitada como um diurético natural, através da infusão de suas folhas picadas em água. Na região amazônica, o suco do colmo (caule) da planta, ingerido duas vezes ao dia, é utilizado para aumentar a produção de leite das mulheres em período de lactação e para tratar a insônia. O açúcar é utilizado pela indústria farmacêutica com o objetivo de tornar mais agradável o sabor de muitos medicamentos, como xaropes, elixires e pastilhas.







Cúrcuma

Também conhecida como açafrão-da-índia, gengibre amarelo ou açafrão-da-terra, a cúrcuma (Curcuma longa) é uma herbácea perene natural da Índia e introduzida no Brasil pelos primeiros colonizadores. Trata-se de uma planta com uma propriedade de corante natural, largamente empregada nas indústrias alimentícia, farmacêutica e também em tecelagens. Na culinária, ela é utilizada como um condimento aromatizante. Em caso de hipersensibilidade ao vegetal, o seu uso é contraindicado.







Cogumelo

Os cogumelos são a parte visível dos fungos e compostos por uma haste, uma estirpe e um chapéu, o píleo. Essa última parte pode ser utilizada em algumas espécies como medicamento ou alimento. Muitas dessas espécies são venenosas e alucinógenas, mas outras produzem substâncias químicas como a penicilina, um poderoso antibiótico. Alguns cogumelos apreciados pelos orientais, como o Leichi gigants, também conhecido por cogumelo do sol, são usados em chás como prevenção contra o câncer e os males do envelhecimento. Os cogumelos comestíveis apresentam grande quantidade de ácido pantotênico, que fortalece o sangue, e ainda substâncias anti-hemorrágicas, reguladoras intestinais, hipotensoras e redutoras do colesterol.









Drósera

Planta carnívora encontrada nas selvas úmidas do continente americano, a drósera (Drosera rotundifolia) não é cultivada comercialmente no Brasil. Cobertas de minúsculos pelos, suas folhas verde-avermelhadas atraem e aprisionam pequenos insetos, suprindo a planta com alimento necessário para o seu crescimento. No Hemisfério Norte, a planta tem aplicações contra dor de garganta, tosse e cólicas.





Fonte: Família Cristã 877 - Jan/2009
Postado por: Família Cristã




Comentários


Comente





Compartilhe este conteúdo:


Veja Também

Bolos de liquidificador
Não há quem não se renda ao cheirinho de um bolo caseiro sendo assado.
Caldos, sopas e consumês
Neste inverno, além dos cuidados com a pele, é importante se preocupar com a alimentação.
Conservas caseiras
Resgate o antigo hábito de fazer conservas caseiras. Além da economia, aproveitando os legumes.
Páscoa
Na Páscoa, é muito comum as famílias se reunirem para uma confraternização.
A fruta do mês
Para se alimentar melhor e ainda economizar, os nutricionistas orientam o consumo de frutas
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo Final

Termos mais pesquisados

Busca avançada
Copyright © Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Brasil - Direitos Reservados